LESSON STUDY
aprimorando competências matemáticas através da experiência compartilhada
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5681Palavras-chave:
Lesson Study, Geometria, Aprendizagem, Desenvolvimento profissionalResumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa que teve como alicerce o seguinte problema: Como potencializar o ensino de Geometria nos Anos Finais do Ensino Fundamental por meio da metodologia Lesson Study, utilizando a construção de uma horta escolar como contexto, de maneira a superar as dificuldades de aprendizagem e promover uma abordagem interdisciplinar? Para responder ao problema, objetivamos utilizar a metodologia Lesson Study para aprimorar o ensino de Geometria nos Anos Finais do Ensino Fundamental, empregando a construção de uma horta escolar como uma atividade interdisciplinar. Além disso, visava a compartilhar estratégias desenvolvidas com a comunidade educacional, fomentando uma abordagem colaborativa de melhoria pedagógica. A metodologia é qualitativa e interpretativa, mostrando-se eficaz no âmbito do contexto observado, centrando na aprendizagem do estudante e promovendo o desenvolvimento profissional e a melhoria do plano de aula e de sua execução.
Downloads
Referências
ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R.; JAHN, A. P. O computador no ensino-aprendizagem-avaliação de matemática: reflexões sob a perspectiva da resolução de problemas. In: JAHN, A. P.; ALLEVATO, N. S. G. Tecnologias e Educação Matemática: ensino, aprendizagem e formação de professores. Recife: SBEM, 2010, p. 206.
BEZERRA, R. C.; MORELATTI, M. R. Lesson study: discutindo o processo formativo da prática à prática. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 13, 2017. Anais... Disponível em: https://educere.pucpr.br/p1/anais.html. Acesso em: 22 jun. 2023.
BRASIL. MEC. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Brasília, 2018, p. 296-312.
BOAVIDA, A. M.; PONTE, J. P. Investigação colaborativa: potencialidades e problemas. In: GTI (Org.). Refletir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM, 2002. p. 43-55.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
CHIUMMO, A. O conceito de áreas de figuras planas: capacitação para professores do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino de Matemática). Pontifícia Universidade Católica. São Paulo, 1998, p. 37-38.
DIAS, M. S. da S. Um estudo da demonstração no contexto da licenciatura em matemática: uma articulação entre os tipos de prova e os níveis de raciocínio geométrico. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2009, p 49.
FERNANDEZ, C.; YOSHIDA M. Lesson Study: a japanese Approach to Improving Mathematics Teaching and Learning. Mahwah: Lawrence Erlbaum, 2004.
GÓMEZ, E. S.; GOMEZ, A. P. Lessons Studies: um viaje de ida y vuelta recreando el aprendizaje comprensivo. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado. v. 83 n. 29.2, p. 15-28, 2015.
JORGENSEN, D. L. Participant observation: a methodology for human studies. Newbury Park, CA: Sage, 1989.
LEWIS, C.; HURD, J. Lesson study step by step: how teacher learning communities improve instruction. Portsmouth: Heinemann, 2011.
LORENZATO, S. Por que ensinar Geometria? Educação Matemática em Revista. São Paulo, v. 3, n. 4, p. 1-64, 1995.
MERICHELLI, M. A. J.; CURI, E. Estudos de aula (“lesson study”) como metodologia de formação de professores lesson study as methodology for teacher training. REnCiMa, Edição Especial: Educação Matemática, v. 7, n. 4, p. 15-27, 2016. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/viewFile/1202/838. Acesso em: 29 jun. 2023.
MURATA, A. Lesson Study: research and practice in Mathematics Education. Atlanta/EUA: Springer, 2011.
NETO, R. V. Reflexões sobre aprendizagem significativa em geometria. São Paulo: ENEM, 2016, p. 02.
STIGLER, J.; HIEBERT, J. The teaching gap: best ideas from the world’s teachers for improving education in the classroom. New York: The Free Press, 1999.
VALENTE, J. A. As tecnologias digitais e os diferentes letramentos. Revista Pátio, Porto Alegre, RS, v. 11, n. 44, 2008, p. 76.
ZULATTO, R. B. A. Professores de matemática que utilizam software de geometria dinâmica: suas características e perspectivas. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro (SP), 2002, p. 35.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marglis Rech, Mariani Marques Vargas, Anderson Roberto dos Santos (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.