LESSON STUDY

aprimorando competências matemáticas através da experiência compartilhada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5681

Palavras-chave:

Lesson Study, Geometria, Aprendizagem, Desenvolvimento profissional

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa que teve como alicerce o seguinte problema: Como potencializar o ensino de Geometria nos Anos Finais do Ensino Fundamental por meio da metodologia Lesson Study, utilizando a construção de uma horta escolar como contexto, de maneira a superar as dificuldades de aprendizagem e promover uma abordagem interdisciplinar? Para responder ao problema, objetivamos utilizar a metodologia Lesson Study para aprimorar o ensino de Geometria nos Anos Finais do Ensino Fundamental, empregando a construção de uma horta escolar como uma atividade interdisciplinar. Além disso, visava a compartilhar estratégias desenvolvidas com a comunidade educacional, fomentando uma abordagem colaborativa de melhoria pedagógica. A metodologia é qualitativa e interpretativa, mostrando-se eficaz no âmbito do contexto observado, centrando na aprendizagem do estudante e promovendo o desenvolvimento profissional e a melhoria do plano de aula e de sua execução.

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Biografia do Autor

Marglis Rech, Universidade do Vale do Taquari

Doutora na Universidade de Lisboa (2023) - Portugal. Doutoranda no PPGECE UNIVATES (2020), Lajeado – RS. Mestra no PPGECE – UNIVATES (2019). Professora de Matemática do EF no Colégio Marista São Luís, Santa Cruz do Sul – RS e Seminário no Mundo do Trabalho do EJA no SESI, Venâncio Aires – RS.

Mariani Marques Vargas, Colégio Marista São Luís

Graduada em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela UERGS (2008), Licenciatura Plena (PEG) pela UFSM (2010) e Especialista no ensino de Ciências e Matemática pela UERGS (2017). Professora de Ciências no Colégio Marista São Luís e Física e Matemática na E.E.E.M. Ernesto Alves de Oliveira, Santa Cruz do Sul - RS.

Anderson Roberto dos Santos, Colégio Marista São Luís

Mestre em Educação pela Universidade de Santa Cruz (2010). Graduado em Estudos Sociais História pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2004). Especialista em Gestão Curricular Marista, pela PUCRS. Atualmente é vice-diretor do Colégio Marista São Luís, em Santa Cruz do Sul.

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Publicado

2024-06-21

Como Citar

Rech, M. ., Vargas, M. M. ., & Santos, A. R. dos . (2024). LESSON STUDY: aprimorando competências matemáticas através da experiência compartilhada. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(33). https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5681