LITÍGIOS IMPRESSOS

debates educacionais nos jornais cearenses Fraternidade e Tribuna Católica (1872-1875)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5682

Palavras-chave:

Ensino Religioso, Fraternidade, Tribuna Católica, Imprensa

Resumo

Este artigo possui como objeto os debates educacionais na imprensa cearense, durante a primeira metade da década de 70 do século XIX, enfocando os escritos veiculados nos jornais Fraternidade e Tribuna Católica sobre a temática da educação religiosa na província. Objetivou-se analisar de que forma os articulistas dos referidos periódicos utilizaram a imprensa como instrumento para a difusão de projetos e anseios no que se refere ao ensino religioso. Elegeu-se uma abordagem qualitativa, com ênfase nos procedimentos metodológicos da análise documental de fontes históricas. À guisa dos encaminhamentos conclusivos, destaca-se que a imprensa, nesse período, configurava-se como um lugar de intenso debate sobre a educação religiosa, buscando pautar sua função social na regeneração dos costumes, alicerçando-se nos interesses das propostas liberais e ultramontanas. Ressalta-se, ainda, que as articulações entre imprensa e educação possuem múltiplas potencialidades para a História da Educação.

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Biografia do Autor

Manuelle Araújo da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação (UFPB), Mestra em História (UFC), Licenciada em História (UFC) e Pedagogia (UECE).  Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará, vinculada à Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), no setor de Pesquisa Educacional.

Cleidiane da Silva Morais, Universidade Federal do Ceará

Professora Tutora do curso de Licenciatura em História, modalidade a distância da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano de Matos – FAFIDAM. Doutoranda em História (UFC). Mestra em História (UFC). Graduada pela mesma instituição.

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Publicado

2024-04-21

Como Citar

Silva, M. A. da ., & Morais, C. da S. . (2024). LITÍGIOS IMPRESSOS : debates educacionais nos jornais cearenses Fraternidade e Tribuna Católica (1872-1875). Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(33). https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5682