O VERBO ESPERANÇAR E A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES/PROFESSORAS TREMEMBÉ NO PARFOR
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v10i32.5684Palavras-chave:
Formação, Estudantes/Professoras, Cuiambá, PARFOR, EsperançarResumo
Este artigo objetivou refletir sobre a formação das estudantes/professoras Tremembé do Curso de Pedagogia Magistério Intercultural Tremembé, vinculado ao Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR), realizado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, situada em Sobral/CE. O povo Tremembé está localizado em três municípios do estado, sendo: Itapipoca, Acaraú e Itarema, o último foi o escolhido para este trabalho. A abordagem é qualitativa e exploratória, contou com vivências no curso e a colaboração das estudantes/professoras, as quais compartilharam suas reflexões no primeiro semestre (janeiro/julho) de 2023, período em que o curso se efetivou intensamente para sua culminância. Em suma, foi possível compreender que a formação no Cuiambá e o cunho de esperançar em Freire, foi se desenhando para as estudantes/professoras como uma ferramenta potencializadora para o desenvolvimento dessas profissionais nas escolas indígenas diferenciadas da aldeia.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB, lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: DF, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: ago. 2023.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1981.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: https://normas.leg.br/api/binario/d9c9c09c-ee80-42c9-a327-20fd195213c7/texto. Acesso em: ago. 2023.
BRASIL. Parecer 14/99. Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Escolar Indígena. Brasília: CNE, 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/leis2.pdf. Acesso em: ago. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Paz e Terra, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da tolerância. Organização e notas de Ana Maria de Araújo Freire. – São Paulo: Editora UNESP, 2004.
GRUPIONI, Luís Donisete Benzi. (Org.). As leis e a educação escolar indígena: “programa parâmetros em ação de educação escolar indígena”. Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Fundamental, 2001.
LEITE, Amélia. Os Tremembé no Ceará: Tradição e Resistência (Orgs.). Fortaleza: Secult/CE, 2020.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro, 1994.
MENDES, Maria Luzinette; SILVA, Maria do Socorro Sousa e. Educação Escolar Indígena e Formação de professores Tremembé: “algumas aproximações”. In: Encontro Cearense de Historiadores da Educação, VII, Barbalha – CE. Fortaleza: Edições UFC, 27 a 31 de maio de 2008. Disponível em CD.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria do Socorro Sousa e Silva, Ivani Ferreira de Faria (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.