O VERBO ESPERANÇAR E A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES/PROFESSORAS TREMEMBÉ NO PARFOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i32.5684

Palavras-chave:

Formação, Estudantes/Professoras, Cuiambá, PARFOR, Esperançar

Resumo

Este artigo objetivou refletir sobre a formação das estudantes/professoras Tremembé do Curso de Pedagogia Magistério Intercultural Tremembé, vinculado ao Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR), realizado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, situada em Sobral/CE. O povo Tremembé está localizado em três municípios do estado, sendo: Itapipoca, Acaraú e Itarema, o último foi o escolhido para este trabalho. A abordagem é qualitativa e exploratória, contou com vivências no curso e a colaboração das estudantes/professoras, as quais compartilharam suas reflexões no primeiro semestre (janeiro/julho) de 2023, período em que o curso se efetivou intensamente para sua culminância. Em suma, foi possível compreender que a formação no Cuiambá e o cunho de esperançar em Freire, foi se desenhando para as estudantes/professoras como uma ferramenta potencializadora para o desenvolvimento dessas profissionais nas escolas indígenas diferenciadas da aldeia. 

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Biografia do Autor

Maria do Socorro Sousa e Silva, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Licenciada em Pedagogia ela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/Sobral). Licenciada em Geografia, e mestra em Geografia. Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Ivani Ferreira de Faria, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Geógrafa. Doutora em Geografia pela USP. Professora do PPGEOG da UFAM. Lider do grupo de pesquisa Dabukuri - Planejamento e Gestão do Território na Amazônia.

Referências

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Publicado

2024-02-29

Como Citar

Silva, M. do S. S. e ., & Faria, I. F. de . (2024). O VERBO ESPERANÇAR E A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES/PROFESSORAS TREMEMBÉ NO PARFOR. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(32). https://doi.org/10.21920/recei.v10i32.5684

Edição

Seção

Artigos