OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

o que dizem as crianças?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i32.5685

Palavras-chave:

Pandemia da Covid-19, Alfabetização, Crianças

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar os impactos da pandemia da Covid-19 no processo de alfabetização na perspectiva das crianças de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da Rede Pública do Município de Paço do Lumiar - MA. A investigação ancorou-se nos pressupostos teórico-metodológicos da abordagem qualitativa de pesquisa, do tipo Estudo de Caso. Os dados foram produzidos através da técnica de grupo focal realizada com crianças. Os resultados revelaram o retrocesso ou a confirmação de práticas tracionais de ensino da língua centradas na correspondência fonema-grafema, deixando ainda mais à margem as práticas humanizadoras que se ocupam dos atos culturais de ler e de escrever pela via dos enunciados e da consciência gráfica, a responsabilização das famílias pelo acompanhamento e ensino e, de certa forma, da leitura e da escrita.

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Biografia do Autor

Thaissa Ingryd Belo Diniz, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Licencianda em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão.

Edith Maria Batista Ferreira, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutora em Educação (PPGE/UECE). Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão. Licenciada em Pedagogia (UFMA). Mestra em Educação (UFMA).

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Publicado

2024-02-29

Como Citar

Diniz, T. I. B. ., & Ferreira, E. M. B. . (2024). OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: o que dizem as crianças?. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(32). https://doi.org/10.21920/recei.v10i32.5685

Edição

Seção

Artigos