PEDAGOGIA FREIRIANA
uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos de ciências biológicas
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v10i32.5686Palavras-chave:
Estágio, Licenciatura, Paulo Freire, PPCResumo
O manuscrito percorre os campos da formação docente, da pedagogia freiriana e das possibilidades formativas presentes no Estágio Curricular Supervisionado. Objetivou identificar se o ECS dos Projetos Pedagógicos das licenciaturas em Ciências Biológicas nas Instituições de Ensino Superior selecionadas, contemplam ou não, em seu aporte teórico, saberes freirianos fundamentais para a formação docente. Assim, a inquietação colocada neste trabalho de pesquisa documental, é pensar no modo como as licenciaturas, por meio dos seus estágios supervisionados, conseguem suscitar a formação de professores detentores de saberes freirianos. Os resultados apontam que o estágio não dialoga, explicitamente, com os ideais freirianos, pois menções à obra educacional de Paulo Freire são tímidas. Essa distância acena, portanto, para a necessidade de ressignificação dos estágios como espaços potencialmente úteis para a inserção de atividades formativas que remetam à pedagogia de Freire, dada a sua importância.
Downloads
Referências
ANJOS, H. V. M. dos; AMORIM, M. M. T.; RODRIGUES, F. B. Contribuições da pedagogia freiriana para a formação de professores: uma análise dos projetos pedagógicos das licenciaturas do instituto federal de educação, ciência e tecnologia norte de minas gerais-IFNMG. Revista Desenvolvimento Social, vol. 27, n. 2, jul/dez, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/4814/4911. Acesso em: 08 jul. 2023.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nos 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6º da Medida Provisória nº 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 08 jul. 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 08 jul. 2023.
BRASIL. Resolução Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Conselho Pleno, 2019.
COSTA, A. C. et al. Estágio supervisionado e as aproximações com a categoria pensar certo de Paulo Freire. Fragmentos de cultura, Goiânia, v. 31, n. 3, p. 548-557, 2021. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/8906/5490. Acesso em: 06 ago. 2023.
FARIA, L. R. A. A centralidade da didática na formação de professores: a crítica à didática crítica não é crítica: In: AROEIRA, K. P.; PIMENTA, S. G. (Orgs.). Didática e Estágio. Curitiba: Appris, 2018.
FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre, RS: Bookman, 2004.
FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. 74ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
GHEDIN, E. Professor reflexivo: da dimensão da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
LEITE, Y. U. F. As legislações atuais, a prática e o estágio no curso de formação de professores. In: AROEIRA, K. P.; PIMENTA, S. G. (Orgs.). Didática e Estágio. Curitiba: Appris, 2018.
LIMA, M. S. L.; PIMENTA, S. G. Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis Pedagógica, Goiânia, v. 3, n. 3 e 4, p. 5–24, 2006.
LIMA FILHO, A. M. de; MELO, E. F. S. de; SILVA, A. dos S. Análise dos projetos pedagógicos dos cursos de Ciências Biológicas (licenciatura), estado de Alagoas. Diversitas Journal, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 421–444, 2021. DOI: 10.17648/diversitas-journal-v6i1-1257. Disponível em: https://diversitas.emnuvens.com.br/diversitas_journal/article/view/1257. Acesso em: 8 ago. 2023.
LIMA JUNIOR, E. B. et al. Análise documental como percurso metodológico na Pesquisa Qualitativa. Cadernos da Fucamp, v.20, n.44, p.36-51/2021.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. E. D. A. A pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MATEIRO, T. Uma análise de projetos pedagógicos de licenciatura em música. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 17, n.22, p.57-66, jul./dez. 2009.
MEDEIROS, E. A. de; MEDEIROS, M. L. S. de. Licenciaturas em Ciências Biológicas: análise de currículos de formação de professores para o ensino de Ciências e Biologia. RIAEE–Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1967-1990, out./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13642/9564. Acesso em: 27 jul. 2023.
NASCIMENTO, H. M. F. do. Desafios e possibilidades do diálogo entre escola pública e universidade: contribuições da educação popular e da formação de professores. In: SANTOS, Jean Mac Cole Tavares (Org.). Paulo Freire: teorias e práticas em educação popular – escola pública, inclusão, humanização. Fortaleza: Edições UFC, 2011.
PICONEZ, S. C. B. A prática de ensino e o estágio supervisionado: a aproximação da realidade escolar e a prática da reflexão. In: PICONEZ, S. C. B. (Coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas: Papirus. p. 15-38, 1991.
PONTES, T. P. de A.; GIORGI, C. A. G. D. O lugar de Paulo Freire na formação e nos saberes dos professores. Revista Devir Educação, Lavras, vol.4, n.1, p.116-138 jan./jun., 2020.
REIS, E. R. Saberes e práticas no estágio supervisionado: diários narrativos de supervisores acadêmicos de estágio do curso de pedagogia/UERN. 2022.161f. Dissertação de Mestrado (Dissertação de Mestrado em Educação) Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Disponível em: https://www.uern.br/controledepaginas/poseduc-disserta%C3%A7oes-2019/arquivos/6604eletrissandra_rodrigues_reis.pdf. Acesso em: 10 jul. 2023.
SILVESTRE, M. A. Sentidos e significados dos estágios curriculares obrigatórios: a fala do sujeito aprendente. In: GOMES, M. de O. (Org.). Estágios na formação de professores: possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
TARDIF, M. Saberes docentes a formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Faculdade de Ciências Exatas e Naturais – FANAT. Departamento de Ciências biológicas – DECB. Projeto Pedagógico do Curso. Mossoró/RN, 2022.
VEIGA, I. P. da. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, I. P. da (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998. p.11-35.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jéssyka Melgaço Rodrigues , Ismênia Gurgel Martins , Raquel Crosara Maia Leite (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.