PEDAGOGIA FREIRIANA

uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos de ciências biológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i32.5686

Palavras-chave:

Estágio, Licenciatura, Paulo Freire, PPC

Resumo

O manuscrito percorre os campos da formação docente, da pedagogia freiriana e das possibilidades formativas presentes no Estágio Curricular Supervisionado. Objetivou identificar se o ECS dos Projetos Pedagógicos das licenciaturas em Ciências Biológicas nas Instituições de Ensino Superior selecionadas, contemplam ou não, em seu aporte teórico, saberes freirianos fundamentais para a formação docente. Assim, a inquietação colocada neste trabalho de pesquisa documental, é pensar no modo como as licenciaturas, por meio dos seus estágios supervisionados, conseguem suscitar a formação de professores detentores de saberes freirianos. Os resultados apontam que o estágio não dialoga, explicitamente, com os ideais freirianos, pois menções à obra educacional de Paulo Freire são tímidas. Essa distância acena, portanto, para a necessidade de ressignificação dos estágios como espaços potencialmente úteis para a inserção de atividades formativas que remetam à pedagogia de Freire, dada a sua importância.

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Biografia do Autor

Jéssyka Melgaço Rodrigues , Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutoranda em Ensino pela RENOEN – Polo UFC. Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Ceará (ENCIMA – UFC). Licenciada em Ciências Biológicas (FACEDI – UECE) e em Pedagogia (FAK). Professora de biologia na rede pública de ensino no Ceará.

Ismênia Gurgel Martins , Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutoranda em Educação pela UFC, onde pesquisa sobre o Estágio Supervisionado como espaço formativo. É professora efetiva das disciplinas pedagógicas do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN.

Raquel Crosara Maia Leite , Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Faculdade de Educação (FACED/UFC). Uma das líderes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI). Professora do PPGE, RENOEN e do ENCIMA.

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Publicado

2024-02-29

Como Citar

Rodrigues , J. M. ., Martins , I. G. ., & Leite , R. C. M. . (2024). PEDAGOGIA FREIRIANA: uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos de ciências biológicas. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(32). https://doi.org/10.21920/recei.v10i32.5686

Edição

Seção

Artigos