A POLÍTICA MAIS PAIC

um estudo em pesquisas de pós-graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5729

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Mais paic, Formação e práticas docentes, Resultados e desempenho

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo sobre a política Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. Tem como objetivo central analisar a produção em pesquisas que discutem a referida política. Foi feito um levantamento na BDTD, nos últimos cinco anos, chegando-se a um corpus de dez trabalhos. No referencial teórico temos autores pós-estruturalistas como Ball, Maguire e Braun (2016); Ball (2002) e Lopes e Macedo (2011). Os resultados indicam uma tradição das pesquisas em relação a três temáticas: formação continuada; prática e atuação docente; resultados e desempenho do programa. Foram identificados aspectos não explorados nos trabalhos, os quais podem se constituir em outras pesquisas sobre o Mais Paic.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zacarias Marinho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor no Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ. Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UERN. Graduado em Geografia e Serviço Social pela UERN. professor Adjunto IV da UERN.

Mariana Paula, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação- POSEDUC/UERN. Técnica Pedagógica da Secretaria Municipal de Aracati/ CE, Formadora do eixo de gestão da Educação Infantil e professores da Educação Infantil.

Laura Amélia, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestrado em Ciência Animal pela UFERSA. Graduação em Engenharia de Pesca e em Pedagogia pela UERN.

Referências

AFONSO, Almerindo Janela. Educação e Sociedade. Campinas, v. 33, n. 119, p. 471-484, abr.-jun. 2012 Disponível em scielo.br/j/es/a/VPqPJDyyZ5qBRKWVfZfDQ3m/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 26 abr. 2022.

ARAÚJO, Sammya Santos. A FORMAÇÃO DE LEITORES INICIAIS E O LETRAMENTO LITERÁRIO EM UMA TURMA DO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I ATENDIDA PELO PROGRAMA APRENDIZAGEM NA IDADE CERTA (MAIS PAIC). Dissertação de Mestrado Acadêmico em Linguística Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, 2018.

BALL, Stephen; MAGUIRE, Meg.; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: UEPG, 2016

BALL, S. J. Educação global S.A. Novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Trad. de Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2014. 272 p.

BALL, Stephen. Reformar escolas/reformar professores e os terrores da performatividade. Revista Portuguesa de Educação, vol. 15, n. 2, 2002, pp. 3-23 Universidade do Minho Braga, Portugal. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37415201. Acesso em 01 nov. 2023.

BALL, Stephen. Educational reform: a critical and post-structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.

CORREA, Erisson Viana. Accountability na Educação: Impactos do Prêmio Escola Nota Dez no sistema público de ensino do Ceará. Tese de doutorado pelo programa de Pós-graduação em Educação da PUC-Rio. Rio de Janeiro, 2018.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011. 279 p.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011. 279 p.

MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 26 abr. 2022

MARQUES, Fernanda Castro. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO “PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA” (PAIC): Peça-chave para o sucesso da política educacional cearense?. Dissertação de mestrado da Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getulio Vargas. São Paulo, 2018.

OLIVEIRA, Kátia Regina Carvalho da Cruz. Formação continuada de professores de Língua Portuguesa: cumprimento da meta do Programa Aprendizagem na Idade Certa (MAIS PAIC) no município de Acaraú/Ceará. Dissertação de mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora,2019.

PIMENTEL, Amancio Leandro Correa. FORMAÇÃO DOCENTE NO PAIC E PNAIC: CRÍTICA À RACIONALIDADE PRAGMÁTICA INSTRUMENTAL. Dissertação de Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central da - Universidade Estadual do Ceará. Limoeiro do Norte, 2018

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo Estado da Arte em educação. Revista diálogo educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1981-416X2006000300004&script=sci_abstract. Acesso em: Acesso em 26 abr. 2022

SCHWAITZER, Bernardo Padula; LIMA, Naira da Costa Muylaert. PAIC: Arranjos de implementação e capacidades estatais. Rio de Janeiro, 2021. 156 p. Dissertação de Mestrado – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

SILVA, Francisca Janilce Teixeira da. PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PAIC) NA ESCOLA MUNICIPAL SECRETÁRIO PAULO PETROLA. Dissertação de Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas do Centro de Estudos Sociais Aplicados - Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, 2019.

SILVA, Maria Angélica Sales da Silva. A aplicação da rotina de matemática do programa Mais Paic pelos professores do 5o ano do ensino fundamental no município de Pacatuba - Ceará. Dissertação de Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora. Fortaleza, 2020.

SILVA, Roberta da. OS EFEITOS DO PROGRAMA APRENDIZAGEM NA IDADE CERTA (PAIC) NO TRABALHO DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES. Tese de Doutorado ao Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Fortaleza, 2018.

VERDIANO, Aurilano de Araújo. UM MODELO EXPLICATIVO DO AVANÇO NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DO ESINO FUNDAMENTAL NO ESTADO DO CEARÁ. Dissertação de mestrado em Modelagem e Métodos Quantitativos - Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2019.

Downloads

Publicado

2024-04-21

Como Citar

Marinho, Z., MOREIRA DE OLIVEIRA, M. P., & Pereira Pinheiro, L. A. (2024). A POLÍTICA MAIS PAIC: um estudo em pesquisas de pós-graduação. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(33). https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5729