A POLÍTICA MAIS PAIC
um estudo em pesquisas de pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5729Palavras-chave:
Políticas educacionais, Mais paic, Formação e práticas docentes, Resultados e desempenhoResumo
Este artigo é resultado de um estudo sobre a política Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. Tem como objetivo central analisar a produção em pesquisas que discutem a referida política. Foi feito um levantamento na BDTD, nos últimos cinco anos, chegando-se a um corpus de dez trabalhos. No referencial teórico temos autores pós-estruturalistas como Ball, Maguire e Braun (2016); Ball (2002) e Lopes e Macedo (2011). Os resultados indicam uma tradição das pesquisas em relação a três temáticas: formação continuada; prática e atuação docente; resultados e desempenho do programa. Foram identificados aspectos não explorados nos trabalhos, os quais podem se constituir em outras pesquisas sobre o Mais Paic.
Downloads
Referências
AFONSO, Almerindo Janela. Educação e Sociedade. Campinas, v. 33, n. 119, p. 471-484, abr.-jun. 2012 Disponível em scielo.br/j/es/a/VPqPJDyyZ5qBRKWVfZfDQ3m/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 26 abr. 2022.
ARAÚJO, Sammya Santos. A FORMAÇÃO DE LEITORES INICIAIS E O LETRAMENTO LITERÁRIO EM UMA TURMA DO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I ATENDIDA PELO PROGRAMA APRENDIZAGEM NA IDADE CERTA (MAIS PAIC). Dissertação de Mestrado Acadêmico em Linguística Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, 2018.
BALL, Stephen; MAGUIRE, Meg.; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: UEPG, 2016
BALL, S. J. Educação global S.A. Novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Trad. de Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2014. 272 p.
BALL, Stephen. Reformar escolas/reformar professores e os terrores da performatividade. Revista Portuguesa de Educação, vol. 15, n. 2, 2002, pp. 3-23 Universidade do Minho Braga, Portugal. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37415201. Acesso em 01 nov. 2023.
BALL, Stephen. Educational reform: a critical and post-structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.
CORREA, Erisson Viana. Accountability na Educação: Impactos do Prêmio Escola Nota Dez no sistema público de ensino do Ceará. Tese de doutorado pelo programa de Pós-graduação em Educação da PUC-Rio. Rio de Janeiro, 2018.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011. 279 p.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011. 279 p.
MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 26 abr. 2022
MARQUES, Fernanda Castro. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO “PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA” (PAIC): Peça-chave para o sucesso da política educacional cearense?. Dissertação de mestrado da Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getulio Vargas. São Paulo, 2018.
OLIVEIRA, Kátia Regina Carvalho da Cruz. Formação continuada de professores de Língua Portuguesa: cumprimento da meta do Programa Aprendizagem na Idade Certa (MAIS PAIC) no município de Acaraú/Ceará. Dissertação de mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora,2019.
PIMENTEL, Amancio Leandro Correa. FORMAÇÃO DOCENTE NO PAIC E PNAIC: CRÍTICA À RACIONALIDADE PRAGMÁTICA INSTRUMENTAL. Dissertação de Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central da - Universidade Estadual do Ceará. Limoeiro do Norte, 2018
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo Estado da Arte em educação. Revista diálogo educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1981-416X2006000300004&script=sci_abstract. Acesso em: Acesso em 26 abr. 2022
SCHWAITZER, Bernardo Padula; LIMA, Naira da Costa Muylaert. PAIC: Arranjos de implementação e capacidades estatais. Rio de Janeiro, 2021. 156 p. Dissertação de Mestrado – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
SILVA, Francisca Janilce Teixeira da. PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PAIC) NA ESCOLA MUNICIPAL SECRETÁRIO PAULO PETROLA. Dissertação de Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas do Centro de Estudos Sociais Aplicados - Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, 2019.
SILVA, Maria Angélica Sales da Silva. A aplicação da rotina de matemática do programa Mais Paic pelos professores do 5o ano do ensino fundamental no município de Pacatuba - Ceará. Dissertação de Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora. Fortaleza, 2020.
SILVA, Roberta da. OS EFEITOS DO PROGRAMA APRENDIZAGEM NA IDADE CERTA (PAIC) NO TRABALHO DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES. Tese de Doutorado ao Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Fortaleza, 2018.
VERDIANO, Aurilano de Araújo. UM MODELO EXPLICATIVO DO AVANÇO NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DO ESINO FUNDAMENTAL NO ESTADO DO CEARÁ. Dissertação de mestrado em Modelagem e Métodos Quantitativos - Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 zacarias marinho, Mariana Paula, Laura Amélia (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.