ATRIBUIÇÃO DE PAPÉIS PARA O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.5731Palavras-chave:
Atribuição de papéis, Tomada de decisão, Análise de discurso, CTSResumo
Neste trabalho, avaliamos uma proposta de ensino em que estudantes de diferentes cursos de graduação da área de Ciências Naturais foram instigados a interpretar papéis sociais a fim de buscar soluções para uma problemática fictícia envolvendo a temática Radioatividade. A proposta envolveu a exibição de vídeos, formulação de perguntas, discussões e atribuição de papéis. Investigamos as discussões ocorridas por meio da Análise do Discurso francesa, na perspectiva de Eni Orlandi. Os resultados evidenciaram que os estudantes se apropriaram de suas posições ideológicas e fizeram uso da relação de forças, bem como de mecanismos como a antecipação e o dito em oposição ao não dito, a fim de apresentarem juízos de valor e soluções, considerando diversos parâmetros, como segurança, proteção ambiental e desenvolvimento econômico. Assim, revelaram indícios de um processo de tomada de decisão.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria José Pereira Monteiro de. Discurso pedagógico e formação de professores das ciências da natureza: foco no professor de Física. Alexandria: Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, v. 5, n. 2, p. 29-41, 2012. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6170837. Acesso em: 27 jun. 2024.
ARDRIYATI, Wienny. Roleplay: One alternative and effective teaching method to improve students’ communication skill. Dinamika Bahasa dan Budaya, v. 3, n. 2, p. 218-228, 2009. Disponível em: https://www.unisbank.ac.id/ojs/index.php/fbib1/issue/view/Juli%202009. Acesso em: 27 jun. 2024.
BARBOSA, Leila Cristina Aoyama; BAZZO, Walter Antonio. O uso de documentários para o debate Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) em sala de aula. Ensaio, v. 15, n. 3, p. 149-161, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172013150309. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/qTTHWYt6dpYwrfgVpJ63myp/?lang=pt. Acesso em: 27 jun. 2024.
BARRETO, Joedna Vieira. Jogo simulador de papel como estratégia mobilizadora das capacidades do pensamento crítico. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, Sergipe, 2019. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/12431. Acesso em: 27 jun. 2024.
CANDÉO, Manuella; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castolho Foggiatto; MATOS, Eloíza Aparecida Silva Ávila de. Relações sociais da Ciência e da Tecnologia: percepções dos professores de formação técnica participantes do PARFOR. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 11, n. 21, p. 70-91, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v11i21.2371. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2371. Acesso em: 27 jun. 2024.
CASSIANI, Suzani; VON LINSINGEN, Irlan. Formação inicial de professores de Ciências: perspectiva discursiva na Educação CTS. Educar em Revista, n. 34, p. 127-147, 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602009000200008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/QJTbq8DDsk8GYCfV938rG7s/?lang=pt. Acesso em: 27 jun. 2024.
CAVALCANTI, Marcello Henrique da Silva; RIBEIRO, Matheus Marques; BARRO, Mario Roberto. Planejamento de uma sequência didática sobre energia elétrica na perspectiva CTS. Ciência & Educação, Bauru, v. 24, n. 4, p. 859-874, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320180040004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/jKSqG7L9hTcPbs3wPG44SPr/?lang=pt. Acesso em: 27 jun. 2024.
CRESWELL, John W. Qualitative Inquiry and Research Design: Choosing among Five Traditions. Thousand Oaks, CA. Sage Publications, 1998.
DÍAZ, José Antonio Acevedo; ALONSO, Ângel Vázquez; MAS, Maria Antonia Manassero. Papel de la educación CTS en una alfabetización científica y tecnológica para todas las personas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 2, n. 2, p. 80-111, 2003. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1253788. Acesso em: 27 jun. 2024.
FIORIN, Fernando Gianetti. A construção de vivências como uma metodologia de Ensino de Ciências. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18122019-132343/en.php. Acesso em: 27 jun. 2024.
GORDILLO, Mariano Martin; OSORIO, Carlos. Educar para participar en Ciencia y Tecnología. Un proyecto para la difusión de la cultura científica. Revista Iberoamericana de Educación, v. 32, n. 1, p. 165-210, 2003. DOI: https://doi.org/10.35362/rie320927. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/927. Acesso em: 27 jun. 2024.
LATINI, Rose Mary; SANTOS, Maria Bernadete Pereira dos; CANESIN, Fátima de Paiva; COTELO, Patrícia Fernanda da Silva Moraes. A abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino de Química. Revista Práxis, v. 5, n. 10, p. 12-19, 2013. DOI: https://doi.org/10.25119/praxis-5-10-614. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/614. Acesso em: 27 jun. 2024.
MAESTRELLI, Sanadra Godoi; LORENZETTI, Leonir. As relações CTSA nos anos iniciais do Ensino Fundamental: analisando a produção acadêmica e os livros didáticos. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 13, n. 26, p. 05-21, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v13i26.4308. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/4308. Acesso em: 27 jun. 2024.
MARQUES, Jorge. O impacto das secas nos ecossistemas: o ensino do uso sustentável da água através de casos. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) – Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal, 2018. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/113416/2/275583.pdf. Acesso em: 27 jun. 2024.
MONTEIRO, Marco Aurélio Alvarenga; SANTOS, Daniella de Almeida; TEIXEIRA, Odete Pacubi Baierl. Caracterizando a autoria no discurso em sala de aula. Investigações em Ensino de Ciências, v. 12, n. 2, p. 205-225, 2007. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/472. Acesso em: 27 jun. 2024.
OLIVEIRA, Odisséa Boaventura de.; TRIVELATO, Silvia Luzia Frateschi. Prática docente: o que pensam os professores de Ciências Biológicas em formação. Teias, v. 7(13-14), p. 1-11, 2006. DOI: https://doi.org/10.12957/teias. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/. Acesso em: 27 jun. 2024.
ORLANDI, Eni Puccinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, 2009.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise do Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2002.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp, 1998.
PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; BAZZO, Walter Antonio. Ciência, tecnologia e sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médio. Ciência & Educação, Bauru, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132007000100005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/S97k6qQ6QxbyfyGZ5KysNqs/?lang=pt. Acesso em: 27 jun. 2024.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em Química: compromisso com a cidadania. Unijuí: Editora da Unijuí, 2015.
SILVA, Rodrigo Luz; ALMEIDA, Eliane dos Santos; NASCIMENTO, Elisangela Silva do; PRUDÊNCIO, Christiana Andréa Vianna. Professores de Química em formação inicial: o que pensam e dizem sobre as relações entre Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Sociedade. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, p. 537-563, 2019. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u537563. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4973. Acesso em: 27 jun. 2024.
VIECHENESKI, Juliana Pinto; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; CARLETTO, Marcia Regina. Relações CTS em livros didáticos da área de Ciências: uma análise das pesquisas realizadas no período de 2010 a 2017. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 2, p. 257-278, 2018. DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n2p257. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2018v11n2p257. Acesso em: 27 jun. 2024.
VIEIRA, Celina Tenreiro.; VIEIRA, Rui Marques. Construindo práticas didático-pedagógicas promotoras da literacia científica e do pensamento crítico. Documentos de Trabajo Iberciencia, v. 2, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lourdilene Silva Brito, Jerino Queiroz Ferreira, Luciana Nobre de Abreu Ferreira (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.