SABERES DOCENTES

percepções de docentes formados na modalidade EaD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.5755

Palavras-chave:

EaD, Formação Docente, Saberes Docentes

Resumo

O presente trabalho apresenta um recorte de uma tese de doutorado destacando a categoria “Saberes e Percepções Docentes” analisada. Participaram da pesquisa docentes formados na modalidade da Educação a Distância (EaD) que exercem a docência no Ensino Fundamental em escolas públicas municipais. Foram realizadas entrevistas com os sujeitos por meio de um questionário semiestruturado e analisadas por meio de análise de conteúdo. Os resultados indicam que os saberes dos sujeitos da pesquisa foram sendo adquiridos tanto durante a licenciatura à distância como no início e ao longo do processo de profissionalização por meio das trocas com os pares, nos estudos sobre a legislação educacional e nas práticas profissionais. Espera-se que os resultados desta pesquisa promovam reflexões urgentes e novas investigações acerca da formação docente na EaD, bem como sobre seus saberes.

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Biografia do Autor

Marlene Bíscolo Parrilla, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (FEUSP). Atualmente exerce a função de professora no curso de graduação em Pedagogia da Faculdade Vanguarda campus São José Campos, SP.

Maria de Lourdes Ramos da Silva, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP

Professora Livre-docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Desenvolve atividades de docência, pesquisa e orientação de dissertações de mestrado e teses de doutorado junto à área de Linguagem, Psicologia e Educação. É autora de diversos livros e artigos publicados. Principais linhas de Pesquisa: identidades profissionais docentes; gênero, sexualidade e educação; perfis psicológicos e desenvolvimento profissional.

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Publicado

2024-11-15

Como Citar

Parrilla, M. B., & Silva, M. de L. R. da. (2024). SABERES DOCENTES: percepções de docentes formados na modalidade EaD. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(34). https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.5755

Edição

Seção

Artigos