EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

sequência didática para promover o Empreendedorismo e a Inovação no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5756

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Momentos pedagógicos, Biotecnologia, Engenharia Biomédica

Resumo

A principal característica da Sequência Didática (SD) é o planejamento de ações para alcançar objetivos educacionais. O objetivo deste trabalho é apresentar uma SD desenvolvida para alunos de pós-graduação stricto sensu que foi dividida em três Momentos Pedagógicos (MPs) que ocorreram de forma não-linear: Conceitos, Palestras e Mentorias. Na produção inicial, os alunos foram incentivados a criar uma “empresa” e desenvolver uma ideia de produto. E a produção final consistiu na apresentação do Pitch e Business Model Canvas (BMC). Como resultado, os alunos alcançaram os objetivos propostos e superaram as expectativas por incluir entrevistas de profundidade e outras estratégias de modelagem de negócios na aplicação do conhecimento. Os resultados demonstram a importância da SD no ensino do empreendedorismo e a necessiddade de sua inserção nos programas de pós-graduação.

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Biografia do Autor

Daniela Leite Jabes, Universidade de Mogi das Cruzes

Daniela Leite  é doutora em Ciências pela UNIFESP,  mestre em Biotecnologia pela Universidade de Mogi das Cruzes e professora e pesquisadora dos programas de pós graduação stricto sensu em Biotecnologia e do Programa de Políticas Públicas da UMC. Recentemente, cursou MBA em Empreendedorismo e Gestão de Negócios.

Fabiano Bezerra Menegidio, Universidade de Mogi das Cruzes

Fabiano Menegidio é doutor e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Mogi das Cruzes e professor e pesquisador dos programas de pós graduação stricto sensu em Engenharia Biomédica e do Programa de Biotecnologia, também da UMC. Atualmente, é o coordenador do Programa de Engenharia Biomédica.

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Publicado

2024-04-21

Como Citar

Leite Jabes, D., & Bezerra Menegidio, F. (2024). EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: sequência didática para promover o Empreendedorismo e a Inovação no ensino superior. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(33). https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5756