INSERÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO CONTINUADA

diálogos entre egressos do curso de licenciatura em história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5767

Palavras-chave:

Egressos, Licenciatura em História, Prática profissional

Resumo

O objetivo central desta pesquisa é investigar a inserção profissional e a formação continuada de egressos do curso de Licenciatura em História da UFVJM (2013-2023) na Educação, analisando especializações, mestrados, doutorados e outras graduações. Metodologicamente, propõe-se a criação de um grupo de pesquisa para discutir profissionalização e trajetória dos profissionais da História. Encontros online já ocorreram, reunindo egressos e evidenciando a possibilidade de uma comunidade de aprendizagem. Isso motiva estratégias para estreitar o contato com eles. Em suma, a pesquisa sobre as condições de inserção profissional e a formação continuada dos egressos do curso de Licenciatura em História da UFVJM tem se mostrado de grande importância, pois permite compreender as dinâmicas de formação do curso e seu impacto na carreira dos profissionais formados.

Downloads

Biografia do Autor

Guilherme Henrique da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2022/2 – 2026/2); Bolsista CAPES; tem experiência na área de Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, gênero, diversidade e decolonialidade.

Elizabeth Aparecida Duque Seabra, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professora (Adjunta III) na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Tem experiência na área de História, com ênfase no Ensino de História, formação de professores e museus.

Referências

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?lang=pt.

FREIRE, Paulo. A pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

HOOKS, bell. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. Trad. Kenia Cardoso. São Paulo: Elefante, 2021.

HOOKS, bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. Trad. Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2020.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

MARTINS, Humberto et al. Expansão das universidades federais e interiorização do desenvolvimento em Minas Gerais. In:

MACEDO, Fernando Cezar de; MONTIERO NETO, Aristides; VIEIRA, Danilo Jorge (orgs.). Universidade e território: Ensino Superior e desenvolvimento regional no Brasil do século XXI. Brasília: IPEA, 2022. p. 593-614.

NÓVOA, António. Escolas e professores: proteger, transformar, valorizar. Salvador: SEC/IAT, 2022.

PEREIRA, Júnia Sales. O viver é em camadas. Pedro Leopoldo, 5 de fevereiro de 2019. Facebook: Júnia Sales Pereira.

RUSEN, Jorn. Jorn Rusen e o ensino da História. Curitiba: UFPR, 2011.

Downloads

Publicado

2024-04-21

Como Citar

Henrique da Silva, G., & Aparecida Duque Seabra, E. (2024). INSERÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO CONTINUADA: diálogos entre egressos do curso de licenciatura em história. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(33). https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5767