INSERÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO CONTINUADA

diálogos entre egressos do curso de licenciatura em história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5767

Palavras-chave:

Egressos, Licenciatura em História, Prática profissional

Resumo

O objetivo central desta pesquisa é investigar a inserção profissional e a formação continuada de egressos do curso de Licenciatura em História da UFVJM (2013-2023) na Educação, analisando especializações, mestrados, doutorados e outras graduações. Metodologicamente, propõe-se a criação de um grupo de pesquisa para discutir profissionalização e trajetória dos profissionais da História. Encontros online já ocorreram, reunindo egressos e evidenciando a possibilidade de uma comunidade de aprendizagem. Isso motiva estratégias para estreitar o contato com eles. Em suma, a pesquisa sobre as condições de inserção profissional e a formação continuada dos egressos do curso de Licenciatura em História da UFVJM tem se mostrado de grande importância, pois permite compreender as dinâmicas de formação do curso e seu impacto na carreira dos profissionais formados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Henrique da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2022/2 – 2026/2); Bolsista CAPES; tem experiência na área de Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, gênero, diversidade e decolonialidade.

Elizabeth Aparecida Duque Seabra, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professora (Adjunta III) na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Tem experiência na área de História, com ênfase no Ensino de História, formação de professores e museus.

Referências

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?lang=pt.

FREIRE, Paulo. A pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

HOOKS, bell. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. Trad. Kenia Cardoso. São Paulo: Elefante, 2021.

HOOKS, bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. Trad. Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2020.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

MARTINS, Humberto et al. Expansão das universidades federais e interiorização do desenvolvimento em Minas Gerais. In:

MACEDO, Fernando Cezar de; MONTIERO NETO, Aristides; VIEIRA, Danilo Jorge (orgs.). Universidade e território: Ensino Superior e desenvolvimento regional no Brasil do século XXI. Brasília: IPEA, 2022. p. 593-614.

NÓVOA, António. Escolas e professores: proteger, transformar, valorizar. Salvador: SEC/IAT, 2022.

PEREIRA, Júnia Sales. O viver é em camadas. Pedro Leopoldo, 5 de fevereiro de 2019. Facebook: Júnia Sales Pereira.

RUSEN, Jorn. Jorn Rusen e o ensino da História. Curitiba: UFPR, 2011.

Downloads

Publicado

2024-04-21

Como Citar

Henrique da Silva, G., & Aparecida Duque Seabra, E. (2024). INSERÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO CONTINUADA: diálogos entre egressos do curso de licenciatura em história. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(33). https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5767