VICISSITUDES DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

um olhar retrospectivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.5809

Palavras-chave:

Ensino Médio, História do Ensino Médio, Legislação educacional

Resumo

Este ensaio traz um olhar retrospectivo sobre a etapa do Ensino Médio no Brasil, com o objetivo de olhar para a história da legislação do Ensino Médio brasileiro, desde o Brasil Império até os dias atuais, para compreender o impacto das constantes alterações ao longo do tempo. A metodologia foi descritiva, qualitativa, bibliográfica e documental com análise hermenêutica. Demonstra-se que a história do Ensino Médio no Brasil, desde o século XIX, é marcada por constantes mudanças em resposta às transformações sociais, econômicas e políticas, revelando a necessidade de diálogo entre os agentes educacionais a fim de repensar currículos e práticas pedagógicas para a construção do Ensino Médio contemporâneo, que busque equidade, criatividade e formação integral dos estudantes. Existem fragilidades nas legislações e falta debate sério sobre a complexidade dessa etapa educacional, necessitando amadurecimento nas discussões para implementações eficazes e duradouras.

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Biografia do Autor

Lucimara Fiorese, Universidade do Vale do Taquari

Docente no ensino técnico e profissional. Mestre em Ensino (Univates). Graduação em Secretariado Executivo e Administração. Especializações nas áreas de gestão e educação.

Kári Lúcia Forneck, Universidade do Vale do Taquari

Graduação em Letras pela Univates, mestrado e doutorado em Letras pela PUCRS. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e dos Cursos de Letras e de Pedagogia da Univates.

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Publicado

2024-11-15

Como Citar

Fiorese, L., & Forneck, K. L. . (2024). VICISSITUDES DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: um olhar retrospectivo. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(34). https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.5809

Edição

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Artigos