INTERDISCIPLINARIDADE

perspectivas em dois projetos pedagógicos de licenciaturas em Ciências da Natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5822

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Formação inicial de professores, Ciências da Natureza, Currículo

Resumo

Os cursos de licenciatura em Ciências da Natureza não possuem uma disciplina científica de referência e, por isso, a interdisciplinaridade se torna um conceito chave para a organização curricular destes. Neste trabalho analisamos como a interdisciplinaridade se faz presente nos Projetos Pedagógicos de dois cursos de licenciatura em Ciências da Natureza com o objetivo de analisar diferentes possibilidades de organização curricular dos referidos cursos que não possuem uma disciplina científica de referência. Nos projetos analisados encontramos duas formas de organização curricular que fizeram referências a interdisciplinaridade com perspectivas distintas: a articulação de disciplinas científicas em componentes curriculares específicos e a proposição de um rol de componentes curriculares que permeiam ambos os cursos. A partir do referencial teórico focado no conceito de interdisciplinaridade, foi possível propor reflexões que agregassem possibilidades de inserção da interdisciplinaridade nos cursos de licenciatura em Ciências da Natureza.

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Biografia do Autor

Natália Herpich, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licenciada em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Coordenadora de Educação  Infantil e Anos Iniciais no Colégio Evangélico Divino Mestre.

Alexander Montero Cunha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Campinas. Professor na Instituto de Física e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2024-07-09

Como Citar

Herpich, N., & Cunha, A. M. (2024). INTERDISCIPLINARIDADE: perspectivas em dois projetos pedagógicos de licenciaturas em Ciências da Natureza. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(33). https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5822