INTERDISCIPLINARIDADE
perspectivas em dois projetos pedagógicos de licenciaturas em Ciências da Natureza
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5822Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Formação inicial de professores, Ciências da Natureza, CurrículoResumo
Os cursos de licenciatura em Ciências da Natureza não possuem uma disciplina científica de referência e, por isso, a interdisciplinaridade se torna um conceito chave para a organização curricular destes. Neste trabalho analisamos como a interdisciplinaridade se faz presente nos Projetos Pedagógicos de dois cursos de licenciatura em Ciências da Natureza com o objetivo de analisar diferentes possibilidades de organização curricular dos referidos cursos que não possuem uma disciplina científica de referência. Nos projetos analisados encontramos duas formas de organização curricular que fizeram referências a interdisciplinaridade com perspectivas distintas: a articulação de disciplinas científicas em componentes curriculares específicos e a proposição de um rol de componentes curriculares que permeiam ambos os cursos. A partir do referencial teórico focado no conceito de interdisciplinaridade, foi possível propor reflexões que agregassem possibilidades de inserção da interdisciplinaridade nos cursos de licenciatura em Ciências da Natureza.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução: RETO, L. A.; PINHEIRO, A. Edições 70 - São Paulo, 2015.
BRASIL. Parecer CNE/CP 28/2001. Brasília: Conselho Nacional de Educação, Ministério da Educação, 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/028.pdf>. Acesso em: 18 dez. 2023.
BRASIL. Resolução CNE/CP 02/2002. Brasília: Conselho Nacional de Educação, Ministério da Educação, 2002b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf. Acesso em: 18 dez. 2023.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação. n. 2, p.177-229, 1990.
CUNHA, A. M, e RODRIGUES, D. G. Regularidades nas políticas de formação docente dos anos 1990 e atuais: o cuidado de si da academia. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 11, n. 3, p. 1114–1132, julho, 2022. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/65069. Acesso em: 11 dez. 2023.
FAZENDA, I. C. A. A pesquisa como eixo da formação de docentes interdisciplinares. In: Ivani Catarina Arantes Fazenda; Nali Rosa Silva Ferreira. (Org.). Formação de docentes interdisciplinares. Curitiba: Editora CRV, 2013, p. 20-37.
FOUREZ, G. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: Ed. da Unesp, 1995.
FOUREZ, G. et al. Alfabetización Científica y Tecnológica: acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. Buenos Aires: Ediciones Colihue, 1997.
JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Série Logoteca, IMAGO editora LTDA, Rio de janeiro, 1976.
LEITE, A. C. C. et al. Interdisciplinaridade, práticas curriculares e a formação docente interdisciplinar. In: Ivani Catarina Arantes Fazenda; Nali Rosa Silva Ferreira. (Org.). Formação de docentes interdisciplinares. Curitiba: Editora CRV, 2013, p. 35-65.
LENOIR, Y. Três interpretações da perspectiva interdisciplinar em educação em função de três tradições culturais distintas. Programa de Pós-Graduação Educação: Currículo. Revista E-curriculum; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, v.1, n.1, dez. – jul. 2005-2006. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3109/2049 Acesso em: 20 dez. 2021.
LOPES, A. C. Políticas de Integração curricular. Editora: UERJ, Rio de Janeiro, 2008, p. 63 - 90.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Temas básicos de educação e ensino. 2ª ed - São Paulo: EPU, 2013, p.35-44.
UFRGS. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017.
UNIPAMPA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Uruguaiana: Universidade Federal do Pampa, 2013. Disponível em https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/cienciasdanatureza/. Acesso em: 10 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Natália Herpich, Alexander Montero Cunha (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.