SOCIOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

ensaio sobre habitus docente e estágio supervisionado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5827

Palavras-chave:

Formação docente, Habitus, Estágio supervisionado, Sociologia reflexiva

Resumo

Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma incursão analítica relacionando Estágio Supervisionado e o conceito de habitus, tendo em atenção, principalmente, o habitus docente. Também considera diretrizes de políticas públicas para o Estágio Supervisionado e outras formulações conceituais, como habitus linguístico, campo e capital cultural. Trata-se de uma abordagem ancorada em um background sociológico, tendo como referência, fundamentalmente, os aportes do sociólogo francês Pierre Bourdieu. Entre as inferências decorrentes da abordagem desenvolvida, é enfatizado, por exemplo, que, por um lado, a formação docente deve ser triangulada em termos de teoria, pesquisa e prática, e, por outro lado, o Estágio Supervisionado precisa ser concebido como esfera de transição entre o ofício do aluno e o habitus de professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivonaldo Leite, Universidade Federal da Paraíba

Formação em História e Sociologia, tendo realizado o Doutorado pela Universidade do Porto/Portugal, com Tese na Área de Especialização Sociologia da Educação. Desenvolveu estudos de Pós-doutoramento no Departamento de Sociologia da Facultad de Ciências Sociales de la Universidad de la República/Montevideo.

Referências

BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. In: BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas: o que falar quer dizer. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.

BOURDIEU, Pierre. Le sens practique. Paris: Minuit, 1980.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Conselho Nacional de Educação. Parecer-CNE/CP, n. 28, de 2 de outubro de 2001. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_028.pdf?query=FORMA%C3%87%C3%83O. Acesso em: 30 abr. 2023.

CORCUFF, Philippe. Les nouvelles sociologies: La realité sociale en consctruction. Paris: Editions Nathan, 1995.

DA SILVA, Marilda. O habitus professoral: o objeto dos estudos sobre o ato de ensinar na sala de aula. Revista Brasileira de Educação, nº 29, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782005000200012. Acesso em: 29 jun. 2023.

DUBAR, Claude. La socialisation: Construction des identiés sociales et profisionales. Paris: Armand Colin Éditeur, 1995.

ESTEVES, António Joaquim. A sociologia da educação na formação de professores. In: ESTEVES, António Joaquim; STOER, Stephen R. (Orgs). A sociologia na escola: Professores, educação e desenvolvimento. Porto: Afrontamento, 1992.

GIMENO SACRISTÁN, José. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, António (Org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995.

PERRENOUD, Phillipe. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1993.

SARTI, Flávia Medeiros. Estágio, PIBID e Residência Pedagógica: entre convergências e disputas na formação docente. In: CRUZ, Gisele; FERNANDES, Claudia; FONTOURA, Helena; MESQUITA, Silvana (Orgs.). Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas. 1. ed. Rio de Janeiro: Petrus, v. 1, p. 1-12, 2020.

SOUZA NETO, Samuel de; MILITÃO, Andréia Nunes. Estágio supervisionado e políticas públicas de formação prática: em questão, os dispositivos como processos de acompanhamento e formação docente. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 14, n. 30, p. 03-15, 2022. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/652. Acesso em: 17 fev. 2024.

SOUZA NETO, Samuel de; SATI, Flávia Medeiros; BENITES, Larissa Cerignoni. Entre o oficio de aluno e o habitus de professor: os desafios do estágio supervisionado no processo de iniciação à docência. Movimento, 22, n. 1, 311-324, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/49700. Acesso em: 16 fev. 2024.

SOUZA, Denise Trento Rebello de. Teacher professional development and the argument of incompetence: the case of in-service elementary teacher education in São Paulo, Brazil. 2001. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, London, 2001. Acesso em: 29 jan. 2024.

TARDIF, Maurice. Savoirs enseignants et professionnalisation de l’enseignement : remarques et notes critiques. Revue des Sciences de l'Éducation, vol. XIX, n. 1, p. 173-185, 1993. Disponível em: https://www.erudit.org/fr/revues/rse/1993-v19-n1-rse1854/031606ar.pdf. Acesso em: 28 jan. 2024.

Downloads

Publicado

2024-04-21

Como Citar

Leite, I. (2024). SOCIOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ensaio sobre habitus docente e estágio supervisionado . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(33). https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5827