RACIONALIDADE COMUNICATIVA E ANÁLISE DE CONTEÚDO

aproximações e diferenciações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.5845

Palavras-chave:

Racionalidade Comunicativa, Linguagem, Análise de Conteúdo, Comunicação

Resumo

Este artigo objetiva elucidar aproximações e diferenciações entre a racionalidade comunicativa e a análise de conteúdo. Essa discussão nasceu de uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A metodologia é de abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico. A racionalidade comunicativa assenta-se na linguagem como meio capaz de propiciar compreensões acerca dos mundos objetivo, social e subjetivo. A análise de conteúdo se caracteriza como instrumento de análise composto por procedimentos sistemáticos para a construção de inferências sobre a linguagem em suas múltiplas formas de manifestação e representação. Embora a racionalidade comunicativa e a análise de conteúdo partam de gêneses, pressupostos e objetivos diferentes, ambas admitem a linguagem como construção histórica, social e cultural, permeada e condicionada por variações contextuais e subjetivas.

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Biografia do Autor

Thayse Mychelle de Aquino Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em educação pelo Programa do Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bolsista CAPES. Graduada em Pedagogia e Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Arilene Maria Soares de Medeiros , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Docente da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, com atuação na área das Políticas e Gestão da Educação.

Antônio Basílio Novaes Thomaz de Menezes , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação pela UFRN. Graduado e Mestre na área de Filosofia contemporânea pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente do Departamento de Filosofia, do Programa de Pós-graduação em Filosofia e do Programa do Pós-graduação em Educação da UFRN.

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Publicado

2024-11-15

Como Citar

Freitas, T. M. de A., Medeiros , A. M. S. de, & Menezes , A. B. N. T. de. (2024). RACIONALIDADE COMUNICATIVA E ANÁLISE DE CONTEÚDO : aproximações e diferenciações . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(34). https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.5845

Edição

Seção

Artigos