CURRÍCULO REPRODUTOR E CURRÍCULO TRANSGRESSOR: uma discussão sobre formar para os direitos humanos

Autores

  • Carolina Di Assis
  • Nilza da Silva Martins
  • Marilde Queiroz Guedes

Palavras-chave:

Currí­culo, Poder, Emancipação, Direitos humanos

Resumo

O presente trabalho propõe-se a discutir o contraponto entre o currí­culo como forma
de manifestação de poder e o currí­culo como instrumento de transgressão na educação.
Considerando a atualidade das pesquisas na área, objetivamos demonstrar como o
currí­culo pode ser usado para se alcançar a emancipação, apesar de ele muitas vezes
perpetuar atos discriminatórios. Para desenvolver o estudo, foi feita uma revisão
bibliográfica de alguns autores que discutem a temática, repensando-a de acordo com
as novas demandas da sociedade do conhecimento. Então, pudemos concluir que o
currí­culo, se pensado como campo de contestação, pode garantir o direito à educação
e ao conhecimento. Esse direito, necessariamente, faz parte da incompletude do ser
humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-02-12

Como Citar

Carolina Di Assis, Nilza da Silva Martins, & Marilde Queiroz Guedes. (2020). CURRÍCULO REPRODUTOR E CURRÍCULO TRANSGRESSOR: uma discussão sobre formar para os direitos humanos. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 1(3). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/585