CURRÍCULO REPRODUTOR E CURRÍCULO TRANSGRESSOR: uma discussão sobre formar para os direitos humanos
Palavras-chave:
Currículo, Poder, Emancipação, Direitos humanosResumo
O presente trabalho propõe-se a discutir o contraponto entre o currículo como forma
de manifestação de poder e o currículo como instrumento de transgressão na educação.
Considerando a atualidade das pesquisas na área, objetivamos demonstrar como o
currículo pode ser usado para se alcançar a emancipação, apesar de ele muitas vezes
perpetuar atos discriminatórios. Para desenvolver o estudo, foi feita uma revisão
bibliográfica de alguns autores que discutem a temática, repensando-a de acordo com
as novas demandas da sociedade do conhecimento. Então, pudemos concluir que o
currículo, se pensado como campo de contestação, pode garantir o direito à educação
e ao conhecimento. Esse direito, necessariamente, faz parte da incompletude do ser
humano.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-02-12
Como Citar
Carolina Di Assis, Nilza da Silva Martins, & Marilde Queiroz Guedes. (2020). CURRÍCULO REPRODUTOR E CURRÍCULO TRANSGRESSOR: uma discussão sobre formar para os direitos humanos. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 1(3). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/585
Edição
Seção
Artigos