(RE)CONSTRUINDO CONHECIMENTOS E (RE)ESTRUTURANDO HABILIDADES PARA A APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i32.5866

Palavras-chave:

Processos de aprendizagem, Unidade didática, Ensino de Biologia

Resumo

Esse trabalho considera elementos teóricos e metodológicos de Moreira (2011) e Zabala (1998) para construção e aplicação de uma unidade didática que transforma a sala de aula em um espaço para que a aprendizagem se estabeleça como processo de significação. Para tanto, analisa sequências interativas nas quais, estudantes, docente e objeto de estudo, em contexto dialógico, dedicam-se à (re)estruturação de conhecimentos e habilidades necessários à aprendizagem de Ciências Naturais e Biologia. Ao mobilizarem seus conhecimentos prévios e ao articularem aos novos, o(a)s estudantes vão (re)construindo, principalmente, algumas habilidades que eram inexistentes ou estavam fracamente desenvolvidas quando ingressaram no ensino médio. Ao mediar as interações, o docente pôde estruturar a sala de aula como um espaço interativo mais interessante para que o processo de aprendizagem pudesse se estabelecer através de contextos mais dinâmicos e proativos para o(a)s estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Orsolon de Souza, Centro Federal de Educação Tecnologia Celso Suckow da Fonseca - CEFET

Doutor em Ciências – Programa de Pós-graduação em Biologia Animal – UFRuralRJ. Professor EBTT - Biologia – Centro Federal de Educação Tecnologia Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).

Referências

ARCÀ, M.; GUIDONI, P.; MAZZOLI, P. Enseñar Ciencia - como empezar: reflexiones para una educación de base. Barcelona/Buenos Aires: Paidos, 1990.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Lisboa: Porto Editora, 2010.

COLL, C. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Penso, 1994.

DELIZOICOV, N. C.; ERN, E. A analogia "coração bomba" no contexto da disseminação do conhecimento. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003, Bauru. IV ENPEC. Belo Horizonte: ABRAPEC, 2003, p. 1-8.

HEWITT, P. G. Física conceitual. 11. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

INEPDATA, 2023. Painel Educacional. Disponível em: Oracle BI Interactive Dashboards - Painel Educacional Estadual (inep.gov.br). Acesso em: 10 fev. 2023.

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4ª edição revisada e ampliada, 5ª reimpressão. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016.

KNORR-CETINA, K. The Manufacture of Knowledge: an essay on the constructivist and contextual nature of science. Oxford: Pergamon, 1981.

MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.

MORTIMER, E. F. et al. Uma metodologia para caracterizar os gêneros de discurso como tipos de estratégias enunciativas nas aulas de Ciências. In: NARDI, R. A Pesquisa em Ensino de Ciência no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007, p. 53-94.

MUENCHEN, C.; DELIZOICOV, D. Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro “Física”. Ciência e Educação. v. 20, n. 3, p. 617-638, 2014.

POZO, J. I.; GÓMEZ CRESPO, M. Á. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.

REIS, H. J. L. et al. ECG: manual prático de eletrocardiograma. São Paulo: Editora Atheneu, 2013.

VÍCTORA, C. G.; KNAUTH, D. R.; HASSEN, M. de N. A. Pesquisa qualitativa em saúde: uma introdução ao tema. Porto Alegre: Tomo editorial, 2000.

ZABALA, A. Prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ARTMED, 1998.

Downloads

Publicado

2024-02-29

Como Citar

Guilherme Orsolon de Souza. (2024). (RE)CONSTRUINDO CONHECIMENTOS E (RE)ESTRUTURANDO HABILIDADES PARA A APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(32). https://doi.org/10.21920/recei.v10i32.5866

Edição

Seção

Artigos