(RE)CONSTRUINDO CONHECIMENTOS E (RE)ESTRUTURANDO HABILIDADES PARA A APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v10i32.5866Palavras-chave:
Processos de aprendizagem, Unidade didática, Ensino de BiologiaResumo
Esse trabalho considera elementos teóricos e metodológicos de Moreira (2011) e Zabala (1998) para construção e aplicação de uma unidade didática que transforma a sala de aula em um espaço para que a aprendizagem se estabeleça como processo de significação. Para tanto, analisa sequências interativas nas quais, estudantes, docente e objeto de estudo, em contexto dialógico, dedicam-se à (re)estruturação de conhecimentos e habilidades necessários à aprendizagem de Ciências Naturais e Biologia. Ao mobilizarem seus conhecimentos prévios e ao articularem aos novos, o(a)s estudantes vão (re)construindo, principalmente, algumas habilidades que eram inexistentes ou estavam fracamente desenvolvidas quando ingressaram no ensino médio. Ao mediar as interações, o docente pôde estruturar a sala de aula como um espaço interativo mais interessante para que o processo de aprendizagem pudesse se estabelecer através de contextos mais dinâmicos e proativos para o(a)s estudantes.
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