RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E CIDADANIA

uma análise da produção no ENPEC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i32.5913

Palavras-chave:

Cidadania, ENPEC, Ensino de Ciências

Resumo

Este trabalho, uma pesquisa bibliográfica do tipo Estado do Conhecimento, se propõe a identificar de que modo as discussões acerca das relações entre a Cidadania e o Ensino de Ciências se inserem nas pesquisas apresentadas no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) no período de 1997 a 2019. As aproximações aos 76 trabalhos analisados indicaram que as discussões sobre Cidadania no ENPEC têm surgido, de modo geral, integradas a cinco campos de estudo: o da Educação CTS, o da Alfabetização Científica e Tecnológica, o da Educação Ambiental, o da Educação em Espaços não-Formais e o da Educação em Saúde. Com base nisso, foram identificadas as principais referências utilizadas para a fundamentação de tais discussões, bem como as principais linhas de argumentação utilizadas nos trabalhos investigados para defender a importância de tais campos frente a uma formação cidadã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Sucha Heidemann, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Leonir Lorenzetti, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Educação Científica e Tecnológica. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná. Bolsista produtividade em pesquisa.

Referências

ALIANE, C. S. de M.; COSTA, L. A. S. Concepção de Professores de Química Sobre a Importância do Ensino de Química Para a Formação do Cidadão. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9, 2013, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013. p. 1-8.

ALVES, R. A.; ALVES, A. A. R.; SOUZA, M. L. Contribuições ao Ensino em Físico-Química no Estudo de Eletrólitos em Ambientes não-Formais: construção de conhecimento e formação cidadã. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2017. p. 1-12.

ANZOATEGUI, S. de D.; CORDEIRO, M. J. de J. A. A Doação de Sangue e o Programa Saúde na Escola: a educação em saúde estimulando a cidadania. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10, 2015, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015. p. 1-8.

BIAVA, G. R.; KOVALSKI, M. L.; RIVA, P. B.; OBARA, A. T. Abordagem CTSA e Poluição em Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8, 2011, Campinas. Anais... Campinas: UNICAMP, 2011. p. 1-11.

BOTTECHIA J. A. A.; SANTOS, W. L. P. Cultura Química e a Prática do Professor: um desafio a ser transposto. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7, 2009, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2009. p. 1-12.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27.833.

BUFFA, E.; ARROYO, M. G.; NOSELLA, P. Educação e cidadania: quem educa o cidadão? 11. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

CACHAPUZ, A. F.; GIL-PÉREZ, D.; CARVALHO, A. M. P. de; PRAIA, J.; VILCHES, A. (org.). A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Editora Unijuí, 2000.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 22, p. 89-100, jan./abr. 2003.

CHAUÍ, M. Democracia e Sociedade Autoritária. Comunicação e Informação, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 149-161, jul./dez. 2012.

CORSINI, A. M. do A.; GALVÃO, V. S. A Perspectiva Didática em Livros de Ciências e a Formação Científica Voltada para o Exercício da Cidadania. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7, 2009, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2009. p. 1-9.

CRUZ, A. C. S.; ZANON, A. M. Ensino de Ciências e Educação Ambiental Crítica: uma conexão necessária para a Cidadania. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10, 2015, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015. p. 1-9.

DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípio e práticas. São Paulo: Gaia, 1992.

DUSO, L.; BORGES, R. M. R. Contribuições de um Projeto Integrado Sobre Aquecimento Global Para Desenvolver a Consciência dos Temas Atuais nos Estudantes. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8, 2011, Campinas. Anais... Campinas: UNICAMP, 2011. p. 1-11.

FAGUNDES, S. M. K.; PICCINI, I. P.; IAMARQUE, T.; TERRAZZAN, E. A. Produções em Educação em Ciências Sob a Perspectiva CTS/CTSA. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7, 2009, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2009. p. 1-12.

FERREIRA, N. S. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação e Sociedade, Campinas, n. 79, p. 257-272, 2002.

FOUREZ, G. Alfabetización científica y tecnológica: acerca de las finalidades de la enseñanza da las ciencias. Buenos Aires: Colihue, 1994.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GARRIDO, A.; SANGIOGO, F. A.; PASTORIZA, B.; VALESCA, A. Um Olhar Para a Perspectiva CTS Para Formação Cidadã em Aulas de Química do Ensino Médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2017. p. 1-10.

GIANELLA, T.; STRUCHINER, M. Semana “Com-Viver, Com-Ciência e Cidadania”: uma possibilidade de integrar saúde, currículo e TIC. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9, 2013, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013. p. 1-9.

GOHN, M. G. Educação não-Formal, Participação da Sociedade Civil e Estruturas Colegiadas nas Escolas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, jan./mar. 2006.

GOHN, M. G. Educação não-Formal e o Educador Social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez. 2010.

GOULART, P. R. A.; SANTOS, F. M. T. Eletrônica e Cidadania em Uma Abordagem CTS Para o Ensino Médio: análise dos resultados do instrumento de pesquisa. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6, 2007, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2007. p. 1-12.

GUIMARÃES, M. A dimensão Ambiental na Educação. Campinas, SP: Papirus, 1995.

HEIDEMANN, D. S.; LORENZETTI, L. A pesquisa em cidadania no campo de Educação em Ciências: uma análise da produção no ENPEC. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 13, 2021, Caldas Novas. Anais... Caldas Novas: ABRAPEC, 2021. p. 1-10.

KAUARK, F. da S.; ABREU, S. C. S. R.; ABREU, F. R. A Educação em Ciências Como Mosaico da Cidadania Escolar. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9, 2013, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013. p. 1-8.

KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004.

LEÃO, M. F.; KOEPPE, C. H. B. Abordagem CTS e Cidadania na Educação Escolar Indígena: considerações dos índios professores em formação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12, 2019, Natal. Anais... Natal: UFRN, 2019. p. 1-7.

LOBINO, M. G. F.; ARAÚJO, S. D.; GODINHO, M. J. de F.; OLIVEIRA, M. G. Sistemas de Geotecnologias como Instrumentos de Reflexões e Intervenções de Cidadania Socioambiental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12, 2019, Natal. Anais... Natal: UFRN, 2019. p. 1-8.

LOBINO, M. G. F.; SGARBI, A. D.; ARAÚJO, S. D.; VIANA, A. S. “Meio ambiente” e “Cidadania” na Concepção de Participantes do Curso Para Formação de Educadores Ambientais em Vitória-ES. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2017. p. 1-8.

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização cientifica no contexto das séries iniciais. Ensaio, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 45-61, 2001.

MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.

MATIAS, L.; SILVA, M. P. Cidadania nas narrativas de professores de Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9, 2013, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013. p. 1-7.

MERLO, S. A. B.; RESSTEL, R.; SONDERMANN, D. V. C. Contribuição das Tecnologias Digitais Como Ferramentas Pedagógicas Para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12, 2019, Natal. Anais... Natal: UFRN, 2019. p. 1-7.

MIRANDA, N. T. G. P.; ANJOS, C. R.; BARBIERI JÚNIOR, D.; SOUSA, M. S. A. PINTO, G. P.; SANTANA, E. B. Discussões CTS no Ensino de Astronomia: o lixo espacial fomentando a formação para a cidadania. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10, 2015, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015. p. 1-8.

MOHR A.; SCHALL V. T. Rumos da educação em saúde no Brasil e sua relação com a educação ambiental. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 199-203, 1992.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 3. ed. Ijuí, RS: Unijuí. 2020.

PENTEADO, H. D. Meio Ambiente e a formação de professores. São Paulo: Cortez, 1994.

PEREIRA, T. E. B.; SAUMA FILHO, M. Educação Ambiental: subsídios para sensibilização de estudantes sobre a questão energética. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5, 2005, Bauru. Anais... Bauru: ABRAPEC, 2005. p. 1-6.

PERRENOUD, P. Escola e Cidadania: o papel da escola na formação para a democracia. Porto Alegre: Artmed, 2005.

PINHÃO, F.; MARTINS, I. Cidadania e Ensino de Ciências: Questões para o debate. Ensaio, Belo Horizonte, v. 18, n. 3, p. 9-29, set./dez. 2016.

PRATA, R. V. A Cidadania nos Livros Didáticos de Ciências: mudança discursiva, mediações e tensões na dinâmica de produção das coleções didáticas para a educação pública. 2011. 190 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação, Rio de Janeiro, 2011.

PRUDÊNCIO, C. A. V.; GUIMARÃES, F. J. A contextualização no ensino de ciências na visão de licenciandos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2017. p. 1-7.

QUEIROZ, M. B. A.; SANTOS, D. W. C.; PRUDÊNCIO, C. A. V. As relações CTS e a Formação Cidadã no Ensino de Biologia: articulações necessárias para a formação de professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12, 2019, Natal. Anais... Natal: UFRN, 2019. p. 1-7.

RIBEIRO, A. P.; AMADO, M. V.; FARDIM, S. V. S. Aula de Campo em Arranjo Produtivo de Abacaxi: uma estratégia potencializadora para a promoção da Alfabetização Científica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12, 2019, Natal. Anais... Natal: UFRN, 2019. p. 1-8.

ROSA, L. N.; LOPES, M. P.; PIGATTO, A. G. S. “O que Significa Ensinar Ciências?”: a compreensão de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2017. p. 1-8.

SÁ; M. B. Z.; ANDRADE, C. M. G. Questões Ambientais e sua Abordagem em Livros didáticos de Química: o papel da escola na conscientização do cidadão. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8, 2011, Campinas. Anais... Campinas: UNICAMP, 2011. p. 1-11.

SALLA, L. F.; SALLA, R. F.; FIGUEIRA, A. C. M.; ROCHA, J. B. T. Percepções Acerca do Fumo Passivo: um olhar sobre o ensino de Ciências e seu comprometimento na construção da Cidadania para a saúde e qualidade de vida. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7, 2009, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2009. p. 1-9.

SANTINI, L. A.; ESTABEL, L. B. Letramento Informacional e Educação Científica: a biblioteca como espaço de desenvolvimento da autonomia, da cidadania e do aprender a aprender. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12, 2019, Natal. Anais... Natal: UFRN, 2019. p. 1-7.

SANTOS, D. F.; SOUZA, L. S.; SANTOS, V. A. O Ensino de Ciências por Investigação Frente às Peculiaridades da Modalidade EJA: Em busca de Alfabetização Científica e Cidadania. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12, 2019, Natal. Anais... Natal: UFRN, 2019. p. 1-8.

SANTOS, G. P. C.; SOUZA, G. P. Estação de Tratamento de Água para Abastecimento: contribuições dos espaços não formais de Ensino para construção e aplicação de conceitos científicos e formação cidadã. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10, 2015, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015. p. 1-8.

SANTOS, M. E. N. V. M. Encruzilhadas de Mudança no Limiar do Século XXI: co-construção do saber científico e da cidadania via ensino CTS de Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2, 1999, Valinhos. Anais... Valinhos: ABRAPEC, 1999. p. 1-14.

SANTOS, M. E. V. M. Que Cidadania? Tomo II. 1. ed. Lisboa: Santos Edu, 2005.

SANTOS, P. G. F.; QUINATO, G. A. C.; OLIVEIRA, E. R. Relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) em Salas de Aula de Educação de Jovens e Adultos (EJA): representações e cidadania. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8, 2011, Campinas. Anais... Campinas: UNICAMP, 2011. p. 1-12.

SANTOS, R. F.; ARAÚJO, C. B.; SOUZA, J. F. M.; GIANELLA, T. R. Discutindo Saúde e Cidadania a Partir dos Sentidos do Corpo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2017. p. 1-9.

SANTOS, V. M. N.; COMPIANI, M. Formação de Professores: desenvolvimentos de projetos escolares de Educação Ambiental com o uso integrador de recursos de sensoriamento remoto e trabalhos de campo para o estudo do Meio Ambiente e exercício da Cidadania. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5, 2005, Bauru. Anais... Bauru: ABRAPEC, 2005. p. 1-10.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S no contexto da educação brasileira. Ensaio, Belo Horizonte, v.2, n. 2, p. 110-132, 2000.

SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Unijuí, 1997.

SCHALL, V. T. Educação em saúde no contexto brasileiro: influência sócio históricas e tendências atuais. Educação em Foco, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-58, 2005.

SILVA, E. M.; PRATA, R. V. Educação em Saúde e Cidadania: uma análise das articulações das ideias de Cidadania nos periódicos de educação em saúde. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9, 2013, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013. p. 1-8.

SILVA, N. M. A. A Alfabetização Científica no Desenvolvimento do Pensamento Crítico Reflexivo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12, 2019, Natal. Anais... Natal: UFRN, 2019. p. 1-6.

SOUZA, R. G. BRITO, L. P. Desafios de uma Prática CTS Construída a Partir de uma Ilha de Racionalidade Sobre a Reciclagem do Lixo Urbano. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6, 2007, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2007. p. 1-12.

TEIXEIRA, E. de S.; CICILLINI, G. A. Educação e Saúde, Educação Ambiental e CTS: contribuindo para a formação do cidadão. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 4, 2003, Bauru. Anais... Bauru: ABRAPEC, 2003. p. 1-5.

TOTI, F. A. Educação Científica e Cidadania: as diferentes concepções e funções do conceito de cidadania nas pesquisas em Educação em Ciências. 2011. 267 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.

VASCONCELOS, S. O. T.; SANTOS, C. A. F.; ARRUDA, E. M. S.; SANTOS; P. A. D.; LOURENÇÃO, V.; SILVA, V. H. S.; LEITE, S. Q. M. Uma Formação Continuada de Profissionais da Educação no Museu Inhotim para Debater a Pedagogia da Práxis. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2017. p. 1-10.

VIEIRA, J. A.; GUAZZELLI, I. R. B. Espaços Pedagógicos e Práticas de Educação Ambiental: pesquisa-intervenção junto a alunos de uma 8ª série do Ensino Fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5, 2005, Bauru. Anais... Bauru: ABRAPEC, 2005. p. 1-12.

VIEIRA, M. C. dos S.; GARCIA, L. M. M. Questões Ambientais em Foco: análise de uma proposta para o Ensino Médio na perspectiva CTSA. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2017. p. 1-8.

WATANABE, G.; MUNHOZ, M. G. A Divulgação Científica Através de um Acelerador de Partículas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6, 2007, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2007. p. 1-10.

Downloads

Publicado

2024-02-29

Como Citar

Daniel Sucha Heidemann, & Leonir Lorenzetti. (2024). RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E CIDADANIA: uma análise da produção no ENPEC. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(32). https://doi.org/10.21920/recei.v10i32.5913

Edição

Seção

Artigos