DEMANDAS DA COMUNIDADE DISCIPLINAR DE ENSINO DE BIOLOGIA

articulações nas políticas curriculares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5917

Palavras-chave:

Comunidade Disciplinar, Ensino de Biologia, Teoria do Discurso, Política Curricular

Resumo

Em um exercício de interpretação da comunidade disciplinar de Ensino de Biologia como produtora de políticas curriculares, partimos do entendimento de comunidade disciplinar como produtora de sentidos para as políticas e como, simultaneamente, tendo sua identidade produzida nessa mesma política, levando a uma comunidade sem comunhão. A comunidade disciplinar torna-se o resultado da articulação de demandas diferenciais atravessadas pelas lógicas da diferença e da equivalência. Nessa perspectiva, apresentamos os resultados de uma investigação de demandas curriculares da comunidade disciplinar de Ensino de Biologia no Brasil, considerando-as articuladas a tantas outras, capazes de produzir significações para a própria comunidade e para o currículo.

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Biografia do Autor

Alice Casimiro Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Atualmente é Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, concluiu o doutorado em Educação pela UFRJ, é Cientista do Nosso Estado Faperj e bolsista de produtividade do CNPq nível 1A.

Bruno Silva Godoy, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor de ciências de biologia da educação básica, graduado pela UFRRJ, mestre pela UERJ e atualmente doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2024-04-21

Como Citar

Lopes, A. C., & Godoy, B. S. (2024). DEMANDAS DA COMUNIDADE DISCIPLINAR DE ENSINO DE BIOLOGIA: articulações nas políticas curriculares. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(33). https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5917