O JARDIM SENSORIAL COMO ESPAÇO NÃO ESCOLAR PARA O ENSINO E A MITIGAÇÃO DA CEGUEIRA BOTÂNICA
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.5919Palavras-chave:
Cegueira botânica, Ensino de botânica, Educação para a sustentabilidade, Espaços não formais de ensino.Resumo
O estudo objetivou identificar a ocorrência de cegueira botânica em alunos da Educação Básica - ensino fundamental - e discutir sobre as possibilidades de uso do jardim sensorial como espaço não escolar para o ensino e a mitigação da cegueira botânica. A pesquisa de campo foi explicativa, participante, de caráter qualitativo e contou com a participação de 34 alunos de uma escola pública. Os resultados apontam para a existência de cegueira botânica nos estudantes, bem como destacam as possibilidades pedagógicas que o ambiente de um jardim sensorial apresenta, como a diversificação das estratégias de ensino, o fortalecimento dos espaços não escolares de ensino e a contextualização do ensino, dentre outras. Com isso, compreende-se a necessidade de formação adequada dos professores que lecionam Ciências e Biologia, para que possam ter acesso a diversos recursos metodológicos que sejam capazes de promover a identificação e mitigação desse tipo de problema.
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