O JARDIM SENSORIAL COMO ESPAÇO NÃO ESCOLAR PARA O ENSINO E A MITIGAÇÃO DA CEGUEIRA BOTÂNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.5919

Palavras-chave:

Cegueira botânica, Ensino de botânica, Educação para a sustentabilidade, Espaços não formais de ensino.

Resumo

O estudo objetivou identificar a ocorrência de cegueira botânica em alunos da Educação Básica - ensino fundamental - e discutir sobre as possibilidades de uso do jardim sensorial como espaço não escolar para o ensino e a mitigação da cegueira botânica. A pesquisa de campo foi explicativa, participante, de caráter qualitativo e contou com a participação de 34 alunos de uma escola pública. Os resultados apontam para a existência de cegueira botânica nos estudantes, bem como destacam as possibilidades pedagógicas que o ambiente de um jardim sensorial apresenta, como a diversificação das estratégias de ensino, o fortalecimento dos espaços não escolares de ensino e a contextualização do ensino, dentre outras. Com isso, compreende-se a necessidade de formação adequada dos professores que lecionam Ciências e Biologia, para que possam ter acesso a diversos recursos metodológicos que sejam capazes de promover a identificação e mitigação desse tipo de problema.

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Biografia do Autor

Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil

Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Professora Titular pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Rosiane Elvina Sousa de Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil

Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Professora pela Secretaria de Educação do estado do Rio Grande do Norte – Natal-RN.

Natanael Charles da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor EBTT pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Abaetetuba.

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Publicado

2024-11-15

Como Citar

Araújo, M. F. F. de, Andrade, R. E. S. de ., & Silva, N. C. da. (2024). O JARDIM SENSORIAL COMO ESPAÇO NÃO ESCOLAR PARA O ENSINO E A MITIGAÇÃO DA CEGUEIRA BOTÂNICA . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(34). https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.5919

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Artigos