ANÁLISE DA ABORDAGEM HISTÓRICA NORTECENTRADA EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD - 2018
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.5965Palavras-chave:
Ensino de Química, Livro didático, História das CiênciasResumo
Este estudo analisa a inclusão de uma abordagem historiográfica da História das Ciências nos livros didáticos de química do PNLD - 2018, com foco no norte global. Reconhecendo a importância desses materiais no Ensino de Química, investigamos como tais conteúdos são tratados neles. Defendemos que a integração da História das Ciências nos livros didáticos pode o tornar mais desafiador e crítico, assim contribuindo para o Ensino de Química, que usualmente privilegia figuras e perspectivas do norte global. Optamos pela abordagem qualitativa, utilizando a análise de conteúdo de Bardin (1995) para examinar os dados textuais coletados. Esperamos que os resultados gerem debates sobre como os livros didáticos influenciam na percepção estereotipada e centrada no norte global do Ensino de Química, ao destacar exclusivamente suas contribuições.
Downloads
Referências
ALVIM, Márcia Helena; ZANOTELLO, Marcelo. História das ciências e educação científica em uma perspectiva discursiva: contribuições para a formação cidadã e reflexiva. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. 2, p. 349-359, 2014. Disponível em: https://rbhciencia.emnuvens.com.br/revista/article/view/198. Acesso em: 6 jun. 2024.
BARDIN, Laurence. 1995. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
BORGES, Elbert Reis; PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. Educação Química e Direitos Humanos: o átomo e o genocídio do povo negro, ambos invisíveis? Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 9, n. 22, p. 191-205, 2017. Disponível em: https://abpnrevista.org.br/site/article/view/404. Acesso em: 6 jun. 2024.
CARNEIRO, Maria Helena da Silva et al. A inovação do livro didático de Ciências e a visão dos professores: análise da visão dos professores de um livro didático de Química inovador. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, v. 4, 2003. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/ivenpec/Arquivos/Orais/ORAL013.pdf. Acesso em: 6 jun 2024.
CHAVES, Lígia M. Martinho Pereira; SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; CARNEIRO, Maria Helena da Silva. História da Ciência no estudo de modelos atômicos em livros didáticos de química e concepções de Ciência. Química Nova na Escola, v. 36, n. 4, p. 269-279, 2014. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc36_4/05-HQ-176-12.pdf. Acesso em: 06 jun. 2024.
CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e pesquisa, v. 30, p. 549-566, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/GNrkGpgQnmdcxwKQ4VDTgNQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 jun. 2024.
CISCATO, Carlos Alberto Mattoso et al. Química. São Paulo: Moderna, 2016.
FERNANDES, Maria Angélica Moreira; PORTO, Paulo Alves. Investigando a presença da história da ciência em livros didáticos de química geral para o ensino superior. Química Nova, v. 35, p. 420-429, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/SNhbHrYwRcmmqspH7TZypPK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 jun. 2024.
FONSECA, Martha Reis Marques da. Química: ensino médio. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016.
FORATO, Thaís Cyrino de Mello; PIETROCOLA, Maurício; MARTINS, Roberto Andrade. Historiografia e natureza da ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 1, p. 27-59, 2011. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3683153. Acesso em: 06 jun. 2024.
FRISON, Marli Dallagnol et al. Livro didático como instrumento de apoio para construção de propostas de ensino de ciências naturais. Encontro Nacional de Pesquisa em educação em ciências, v. 7, p. 1-13, 2009. Disponível em: https://fep.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/425.pdf. Acesso em: 06 jun. 2024
GANDOLFI, Haira Emanuela; FIGUEIRÔA, Silvia Fernanda de Mendonça. As nitreiras no Brasil dos séculos XVIII e XIX: uma abordagem histórica no ensino de ciências. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. 2, p. 279-297, 2014. Disponível em: https://rbhciencia.emnuvens.com.br/revista/article/view/210. Acesso em: 06 jun. 2024.
GIL-PÉREZ, Daniel. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, p. 125-153, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/DyqhTY3fY5wKhzFw6jD6HFJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 jun. 2024
GOODAY, Graeme et al. Does science education need the history of science? Isis, v. 99, n. 2, p. 322-330, 2008. Disponível em: https://www.journals.uchicago.edu/doi/full/10.1086/588690. Acesso em: 06 jun. 2024.
GUERRA, Andreia; MOURA, Cristiano Barbosa de. História da Ciência no ensino em uma perspectiva cultural: revisitando alguns princípios a partir de olhares do sul global. Ciência & Educação, v. 28, p. e22018, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/bWhSbbF6pV86bwxThtZVs6F/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 jun. 2024.
LAJOLO, Marisa. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em aberto, v. 16, n. 69, p. 03- 09, 1996. Disponível em: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2368. Acesso em: 06 jun. 2024.
LIMA, Maria Emilia Caixeta de Castro; SILVA, Penha Souza. Critérios que professores de química apontam como orientadores da escolha do livro didático. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, p. 121-136, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/3z8KPxzyxxNknjLtfMdXcPB/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 jun. 2024.
LISBOA, Julio Cezar Foschini et al. Ser Protagonista: Química. 03. ed. São Paulo: SM, 2016.
MAIA, Juliana de Oliveira; VILLANI, Alberto. A relação de professores de Química com o livro didático e o caderno do professor. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 15, n. 1, 2016. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen15/REEC_15_1_7_ex969.pdf. Acesso em: 06 jun. 2024.
MARKO, Gabriela; PATACA, Ermelinda Moutinho. Concepções de ciência e educação: contribuições da história da ciência para a formação de professores. Educação e Pesquisa, v. 45, p. e186743, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/gj7mNCT4XzdfvTRN8JkDrgc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 jun. 2024.
MARTINS, André Ferrer Pinto. História e filosofia da ciência no ensino: há muitas pedras nesse caminho. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, p. 112-131, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6056. Acesso em: 06 jun. 2024.
MARTINS, Roberto de Andrade. Introdução: a história das ciências e seus usos na educação. Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, p. 17-30, 2006.
MARTINS, Roberto de Andrade. Sobre o papel da história da ciência no ensino. Boletim da Sociedade Brasileira de História da Ciência, v. 9, n. 3-5, 1990. Disponível em: https://www.ghtc.usp.br/server/pdf/ram-42.pdf. Acesso em: 06 jun. 2024.
MATTHEWS, Michael. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7084. Acesso em: 06 jun. 2024.
MORTIMER, Eduardo Fleury; MACHADO, Andréa Horta. Química. 03. ed. São Paulo: Scipione, 2016.
MOTA, Glauber Cavalcante; CLEOPHAS, Maria das Graças. História da Ciência: elaborando critérios para analisar a temática nos livros didáticos de química do ensino médio. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 11, p. 33-55, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/hcensino/article/view/17476. Acesso em: 06 jun. 2024.
MOURA, Breno Arsioli. O que é natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência? Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. 1, p. 32-46, 2014. Disponível em: https://rbhciencia.emnuvens.com.br/revista/article/view/237. Acesso em: 06 jun. 2024.
MOURA, Cristiano Barbosa de; GUERRA, Andreia. Modelos atômicos em livros didáticos de química do PNLEM 2012: uma análise qualitativa à luz da história e filosofia da ciência. Atas do IX ENPEC, Água de Lindoia, SP, Brasil, 2013. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0573-1.pdf. Acesso em: 06 jun. 2024.
NOVAIS, Vera. Lúcia Duarte de; ANTUNES, Murilo Tissoni. VIVÁ: Química. Curitiba: Positivo, 2016.
OKI, Maria da Conceição Marinho; MORADILLO, Edílson Fortuna de. O ensino de história da química: contribuindo para a compreensão da natureza da ciência. Ciência & Educação, v. 14, p. 67-88, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/MVJ3vF8LZsVwm8dpqTcWjgt/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 jun. 2024.
OLIVEIRA, Rosângela Rodrigues de; ALVIM, Márcia Helena. Elos possíveis entre a História das Ciências e a educação CTS. Khronos, n. 4, p. 58-71, 2017. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/khronos/article/view/131155. Acesso em: 06 jun. 2024.
OLIVEIRA, Zaqueu; ALVIM, Márcia Helena. Dimensões da abordagem histórica no Ensino de Ciências e de Matemática. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n.1, p. 742–774, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/74838. Acesso em: 06 jun. 2024.
PEREIRA, Letícia dos Santos; SANTANA, Carolina Queiroz; BRANDÃO, Luís Felipe Silva da Paixão. O apagamento da contribuição feminina e negra na ciência: reflexões sobre a trajetória de Alice Ball. Cadernos de Gênero e Tecnologia, v. 12, n. 40, p. 92-110, 2019. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/9346. Acesso em: 06 jun. 2024.
PICCOLI, Flávia; LOPES, Cesar. Episódios da história da tabela periódica e dos elementos químicos para o ensino de química. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, n. Extra, p. 2791-2794, 2013. Disponível em: https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2013nExtra/edlc_a2013nExtrap2791.pdf. Aceso em: 06 jun. 2024.
PITANGA, Ângelo Francklin et al. História da Ciência nos livros didáticos de Química: eletroquímica como objeto de investigação. Química Nova na Escola, v. 36, n. 1, p. 11-17, 2014. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc36_1/04-HQ-168-12.pdf. Acesso em: 06 jun. 2024.
REIS, André Silva dos; SILVA, Maria Dulcimar de Brito; BUZA, Ruth Gabriel Canga. O uso da história da ciência como estratégia metodológica para a aprendizagem do ensino de química e biologia na visão dos professores do ensino médio. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 5, p. 1-12, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/hcensino/article/view/919 3. Acesso em: 06 jun. 2024.
ROMANATTO, Mauro Carlos. O livro didático: alcances e limites. In. ENCONTRO PAULISTA DE MATEMÁTICA, 7, 2004, São Paulo. Anais do VII EPEM: Matemática na escola: conteúdos e contextos. São Paulo: SBEM-SP, 2004, p. 1-11.
SANTOS, Ana Flavia. Lavoisier nos livros didáticos: uma análise à luz da História da Ciência. 2015. 105 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/handle/handle/13314. Acesso em: 06 jun. 2024.
SANTOS, Sandra Maria de Oliveira. Critérios para avaliação de livros didáticos de química para o ensino médio. 2006. 234 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília, Brasília, 2006. Disponível em: http://www.realp.unb.br/jspui/handle/10482/3745. Acesso em: 06 jun. 2024.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MOL, Gerson de Souza. Química Cidadã. 03. ed. São Paulo: Ajs, 2016.
SILVA, Cibelle Celestino; MOURA, Breno Arsioli. A natureza da ciência por meio do estudo de episódios históricos: o caso da popularização da óptica newtoniana. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, p. 1602.1-1602.10, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/QktbWmt6t8s9hMwG47j4Zpg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 jun. 2024.
SILVA, Jeferson Rodrigo da. Livro didático como documento histórico: possibilidades, questões e limites de abordagem. Revista de Teoria da História, v. 5, n. 1, p. 177-197, 2011. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/28966. Acesso em: 6 jun. 2024.
TAVARES, Leandro Henrique Wesolowski. A história da ciência nas obras de química do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio: uma análise através do conceito de substância. 2010. 167 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/1c48e5b3-a3bd-4c51-9877-00ae38b5fdb7. Acesso em: 06 jun. 2024.
TERNES, Ana Paula Lausmann; SCHEID, Neusa Maria John; GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. A história da ciência em livros didáticos de ciências utilizados no ensino fundamental. VII Enpec–Encontro Nacional de Pesquisa em Educação, 2009. Disponível em: https://fep.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/1677.pdf Acesso em: 06 jun. 2024.
TRINDADE, Diamantino Fernandes. A interface ciência e educação e o papel da história da ciência para a compreensão do significado dos saberes escolares. Revista Iberoamericana de Educación, v. 47, n. 1, p. 1-7, 2008. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/2388. Acesso em: 06 jun. 2024.
VIDAL, Paulo Henrique Oliveira; PORTO, Paulo Alves. A história da ciência nos livros didáticos de química do PNLEM 2007. Ciência & Educação, v. 18, p. 291-308, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/wDvDPF9X9LjwmnFMqYPRwyP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 jun. 2024
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcia Alvim, Gabriel Bento (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.