ANÁLISE DA ABORDAGEM HISTÓRICA NORTECENTRADA EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD - 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.5965

Palavras-chave:

Ensino de Química, Livro didático, História das Ciências

Resumo

Este estudo analisa a inclusão de uma abordagem historiográfica da História das Ciências nos livros didáticos de química do PNLD - 2018, com foco no norte global. Reconhecendo a importância desses materiais no Ensino de Química, investigamos como tais conteúdos são tratados neles. Defendemos que a integração da História das Ciências nos livros didáticos pode o tornar mais desafiador e crítico, assim contribuindo para o Ensino de Química, que usualmente privilegia figuras e perspectivas do norte global. Optamos pela abordagem qualitativa, utilizando a análise de conteúdo de Bardin (1995) para examinar os dados textuais coletados. Esperamos que os resultados gerem debates sobre como os livros didáticos influenciam na percepção estereotipada e centrada no norte global do Ensino de Química, ao destacar exclusivamente suas contribuições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Alvim, UFABC

Doutora em Ciências – Ensino e História da Ciência IG/ UNICAMP. Mestra em Ensino e História das Ciências da Terra – IG/Unicamp. Graduada em História/Unicamp. Docente associada do Centro de Ciências Naturais e Humanas – UFABC.

Gabriel Henrique Costa Bento, UFABC

Doutorando e Mestre em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC. Desenvolve pesquisas nas áreas de Ensino de Química; Decolonialidade e História das Ciências; Ensino de Química e Relações Étnicas.

Referências

ALVIM, Márcia Helena; ZANOTELLO, Marcelo. História das ciências e educação científica em uma perspectiva discursiva: contribuições para a formação cidadã e reflexiva. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. 2, p. 349-359, 2014. Disponível em: https://rbhciencia.emnuvens.com.br/revista/article/view/198. Acesso em: 6 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.53727/rbhc.v7i2.198

BARDIN, Laurence. 1995. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

BORGES, Elbert Reis; PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. Educação Química e Direitos Humanos: o átomo e o genocídio do povo negro, ambos invisíveis? Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 9, n. 22, p. 191-205, 2017. Disponível em: https://abpnrevista.org.br/site/article/view/404. Acesso em: 6 jun. 2024.

CARNEIRO, Maria Helena da Silva et al. A inovação do livro didático de Ciências e a visão dos professores: análise da visão dos professores de um livro didático de Química inovador. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, v. 4, 2003. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/ivenpec/Arquivos/Orais/ORAL013.pdf. Acesso em: 6 jun 2024.

CHAVES, Lígia M. Martinho Pereira; SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; CARNEIRO, Maria Helena da Silva. História da Ciência no estudo de modelos atômicos em livros didáticos de química e concepções de Ciência. Química Nova na Escola, v. 36, n. 4, p. 269-279, 2014. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc36_4/05-HQ-176-12.pdf. Acesso em: 06 jun. 2024.

CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e pesquisa, v. 30, p. 549-566, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/GNrkGpgQnmdcxwKQ4VDTgNQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000300012

CISCATO, Carlos Alberto Mattoso et al. Química. São Paulo: Moderna, 2016.

FERNANDES, Maria Angélica Moreira; PORTO, Paulo Alves. Investigando a presença da história da ciência em livros didáticos de química geral para o ensino superior. Química Nova, v. 35, p. 420-429, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/SNhbHrYwRcmmqspH7TZypPK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-40422012000200034

FONSECA, Martha Reis Marques da. Química: ensino médio. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016.

FORATO, Thaís Cyrino de Mello; PIETROCOLA, Maurício; MARTINS, Roberto Andrade. Historiografia e natureza da ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 1, p. 27-59, 2011. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3683153. Acesso em: 06 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n1p27

FRISON, Marli Dallagnol et al. Livro didático como instrumento de apoio para construção de propostas de ensino de ciências naturais. Encontro Nacional de Pesquisa em educação em ciências, v. 7, p. 1-13, 2009. Disponível em: https://fep.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/425.pdf. Acesso em: 06 jun. 2024

GANDOLFI, Haira Emanuela; FIGUEIRÔA, Silvia Fernanda de Mendonça. As nitreiras no Brasil dos séculos XVIII e XIX: uma abordagem histórica no ensino de ciências. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. 2, p. 279-297, 2014. Disponível em: https://rbhciencia.emnuvens.com.br/revista/article/view/210. Acesso em: 06 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.53727/rbhc.v7i2.210

GIL-PÉREZ, Daniel. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, p. 125-153, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/DyqhTY3fY5wKhzFw6jD6HFJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 jun. 2024 DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132001000200001

GOODAY, Graeme et al. Does science education need the history of science? Isis, v. 99, n. 2, p. 322-330, 2008. Disponível em: https://www.journals.uchicago.edu/doi/full/10.1086/588690. Acesso em: 06 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1086/588690

GUERRA, Andreia; MOURA, Cristiano Barbosa de. História da Ciência no ensino em uma perspectiva cultural: revisitando alguns princípios a partir de olhares do sul global. Ciência & Educação, v. 28, p. e22018, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/bWhSbbF6pV86bwxThtZVs6F/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320220018

LAJOLO, Marisa. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em aberto, v. 16, n. 69, p. 03- 09, 1996. Disponível em: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2368. Acesso em: 06 jun. 2024.

LIMA, Maria Emilia Caixeta de Castro; SILVA, Penha Souza. Critérios que professores de química apontam como orientadores da escolha do livro didático. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, p. 121-136, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/3z8KPxzyxxNknjLtfMdXcPB/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172010120208

LISBOA, Julio Cezar Foschini et al. Ser Protagonista: Química. 03. ed. São Paulo: SM, 2016.

MAIA, Juliana de Oliveira; VILLANI, Alberto. A relação de professores de Química com o livro didático e o caderno do professor. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 15, n. 1, 2016. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen15/REEC_15_1_7_ex969.pdf. Acesso em: 06 jun. 2024.

MARKO, Gabriela; PATACA, Ermelinda Moutinho. Concepções de ciência e educação: contribuições da história da ciência para a formação de professores. Educação e Pesquisa, v. 45, p. e186743, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/gj7mNCT4XzdfvTRN8JkDrgc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945186743

MARTINS, André Ferrer Pinto. História e filosofia da ciência no ensino: há muitas pedras nesse caminho. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, p. 112-131, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6056. Acesso em: 06 jun. 2024.

MARTINS, Roberto de Andrade. Introdução: a história das ciências e seus usos na educação. Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, p. 17-30, 2006.

MARTINS, Roberto de Andrade. Sobre o papel da história da ciência no ensino. Boletim da Sociedade Brasileira de História da Ciência, v. 9, n. 3-5, 1990. Disponível em: https://www.ghtc.usp.br/server/pdf/ram-42.pdf. Acesso em: 06 jun. 2024.

MATTHEWS, Michael. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7084. Acesso em: 06 jun. 2024.

MORTIMER, Eduardo Fleury; MACHADO, Andréa Horta. Química. 03. ed. São Paulo: Scipione, 2016.

MOTA, Glauber Cavalcante; CLEOPHAS, Maria das Graças. História da Ciência: elaborando critérios para analisar a temática nos livros didáticos de química do ensino médio. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 11, p. 33-55, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/hcensino/article/view/17476. Acesso em: 06 jun. 2024.

MOURA, Breno Arsioli. O que é natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência? Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. 1, p. 32-46, 2014. Disponível em: https://rbhciencia.emnuvens.com.br/revista/article/view/237. Acesso em: 06 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.53727/rbhc.v7i1.237

MOURA, Cristiano Barbosa de; GUERRA, Andreia. Modelos atômicos em livros didáticos de química do PNLEM 2012: uma análise qualitativa à luz da história e filosofia da ciência. Atas do IX ENPEC, Água de Lindoia, SP, Brasil, 2013. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0573-1.pdf. Acesso em: 06 jun. 2024.

NOVAIS, Vera. Lúcia Duarte de; ANTUNES, Murilo Tissoni. VIVÁ: Química. Curitiba: Positivo, 2016.

OKI, Maria da Conceição Marinho; MORADILLO, Edílson Fortuna de. O ensino de história da química: contribuindo para a compreensão da natureza da ciência. Ciência & Educação, v. 14, p. 67-88, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/MVJ3vF8LZsVwm8dpqTcWjgt/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132008000100005

OLIVEIRA, Rosângela Rodrigues de; ALVIM, Márcia Helena. Elos possíveis entre a História das Ciências e a educação CTS. Khronos, n. 4, p. 58-71, 2017. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/khronos/article/view/131155. Acesso em: 06 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.11606/khronos.v0i4.131155

OLIVEIRA, Zaqueu; ALVIM, Márcia Helena. Dimensões da abordagem histórica no Ensino de Ciências e de Matemática. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n.1, p. 742–774, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/74838. Acesso em: 06 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.e74838

PEREIRA, Letícia dos Santos; SANTANA, Carolina Queiroz; BRANDÃO, Luís Felipe Silva da Paixão. O apagamento da contribuição feminina e negra na ciência: reflexões sobre a trajetória de Alice Ball. Cadernos de Gênero e Tecnologia, v. 12, n. 40, p. 92-110, 2019. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/9346. Acesso em: 06 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.3895/cgt.v12n40.9346

PICCOLI, Flávia; LOPES, Cesar. Episódios da história da tabela periódica e dos elementos químicos para o ensino de química. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, n. Extra, p. 2791-2794, 2013. Disponível em: https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2013nExtra/edlc_a2013nExtrap2791.pdf. Aceso em: 06 jun. 2024.

PITANGA, Ângelo Francklin et al. História da Ciência nos livros didáticos de Química: eletroquímica como objeto de investigação. Química Nova na Escola, v. 36, n. 1, p. 11-17, 2014. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc36_1/04-HQ-168-12.pdf. Acesso em: 06 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.5935/0104-8899.20140002

REIS, André Silva dos; SILVA, Maria Dulcimar de Brito; BUZA, Ruth Gabriel Canga. O uso da história da ciência como estratégia metodológica para a aprendizagem do ensino de química e biologia na visão dos professores do ensino médio. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 5, p. 1-12, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/hcensino/article/view/919 3. Acesso em: 06 jun. 2024.

ROMANATTO, Mauro Carlos. O livro didático: alcances e limites. In. ENCONTRO PAULISTA DE MATEMÁTICA, 7, 2004, São Paulo. Anais do VII EPEM: Matemática na escola: conteúdos e contextos. São Paulo: SBEM-SP, 2004, p. 1-11.

SANTOS, Ana Flavia. Lavoisier nos livros didáticos: uma análise à luz da História da Ciência. 2015. 105 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/handle/handle/13314. Acesso em: 06 jun. 2024.

SANTOS, Sandra Maria de Oliveira. Critérios para avaliação de livros didáticos de química para o ensino médio. 2006. 234 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília, Brasília, 2006. Disponível em: http://www.realp.unb.br/jspui/handle/10482/3745. Acesso em: 06 jun. 2024.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MOL, Gerson de Souza. Química Cidadã. 03. ed. São Paulo: Ajs, 2016.

SILVA, Cibelle Celestino; MOURA, Breno Arsioli. A natureza da ciência por meio do estudo de episódios históricos: o caso da popularização da óptica newtoniana. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, p. 1602.1-1602.10, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/QktbWmt6t8s9hMwG47j4Zpg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11172008000100016

SILVA, Jeferson Rodrigo da. Livro didático como documento histórico: possibilidades, questões e limites de abordagem. Revista de Teoria da História, v. 5, n. 1, p. 177-197, 2011. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/28966. Acesso em: 6 jun. 2024.

TAVARES, Leandro Henrique Wesolowski. A história da ciência nas obras de química do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio: uma análise através do conceito de substância. 2010. 167 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/1c48e5b3-a3bd-4c51-9877-00ae38b5fdb7. Acesso em: 06 jun. 2024.

TERNES, Ana Paula Lausmann; SCHEID, Neusa Maria John; GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. A história da ciência em livros didáticos de ciências utilizados no ensino fundamental. VII Enpec–Encontro Nacional de Pesquisa em Educação, 2009. Disponível em: https://fep.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/1677.pdf Acesso em: 06 jun. 2024.

TRINDADE, Diamantino Fernandes. A interface ciência e educação e o papel da história da ciência para a compreensão do significado dos saberes escolares. Revista Iberoamericana de Educación, v. 47, n. 1, p. 1-7, 2008. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/2388. Acesso em: 06 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.35362/rie4712388

VIDAL, Paulo Henrique Oliveira; PORTO, Paulo Alves. A história da ciência nos livros didáticos de química do PNLEM 2007. Ciência & Educação, v. 18, p. 291-308, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/wDvDPF9X9LjwmnFMqYPRwyP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 jun. 2024 DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132012000200004

Downloads

Publicado

2024-11-15

Como Citar

Alvim, M., & Bento, G. H. C. (2024). ANÁLISE DA ABORDAGEM HISTÓRICA NORTECENTRADA EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD - 2018. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(34). https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.5965

Edição

Seção

Artigos