TEMPO LÓGICO DO ALUNO DIANTE DO DISCURSO CAPITALISTA

(in)adaptação ao sistema escolar?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5994

Palavras-chave:

Psicanálise, Ensino e Aprendizagem, Educação, Tempo Lógico, Discurso Capitalista

Resumo

Como docentes de disciplinas de cursos de pós-graduação em educação científica, temos vivenciado a experiência de lidar com uma questão repetitiva dos alunos: como utilizar efetivamente certa concepção didática? Neste artigo apontamos para a complexidade da resposta, diante do que Jacques Lacan vai denominar Discurso Capitalista. A pergunta leva a uma demanda por rápida resolução, reforçando as estratégias de ensino roteiristas, que não procuram refletir mais profundamente sobre os significados implícitos, obstaculizando o desenvolvimento de pensamentos mais complexos e distorcendo os pressupostos pela falta de amadurecimento. Além disso, o fundamental para a discussão é a adaptação ao tempo de aprendizagem do aluno, o Tempo Lógico. Com estas duas perspectivas, discurso capitalista e tempo lógico, problematizamos a escola atual, uma vez que tempo lógico e discurso capitalista não se mostram congruentes, dificultando a compreensão de teorias e de sua aplicabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Choiti Yamazaki, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Psicanalista. Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC. Mestre em Ensino de Ciências pela USP. Especialista em Psicanálise pelo ESPE. Docente na UEMS e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFGD.

Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Doutora em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Mestre em Ensino de Ciências (UFMS). Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade, ambos mestrados acadêmicos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Referências

ALMEIDA, Maíra Lopes Almeida; NEVES, Anamaria Silva. A Popularização Diagnóstica do Autismo: uma Falsa Epidemia? Psicologia: Ciência e Profissão, v. 40, p. 1-12, 2020.

ALOMO, Martín. Avatares do desejo no mundo capitalista: a noção lacaniana de “latusa” e sua relevância clínica. Stylus Revista de Psicanálise, Rio de Janeiro, n. 29, p. 99-111, 2014.

ARAÚJO, Fabíola Menezes de. O tempo em Lacan. Ágora (Rio de Janeiro), v. XIX, n. 1, p. 103-114, 2016.

ARRUDA, Sérgio de Mello; BACCON, Ana Lucia Pereira. O professor como um “lugar”: uma metáfora para a compreensão da atividade docente. Rev. Ensaio | Belo Horizonte, v. 09, n. 01, p. 112-131, 2007.

BACHELARD, Gaston. A Formação do Espírito Científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BADIN, Rayssa; MARTINHO, Maria Helena. O discurso capitalista e seus gadgets. Trivium: Estudos Interdisciplinares, Ano X, Ed. 2, 2017.

BAIMA, Ana Paula da Silva. O supereu como imperativo de gozo e o discurso capitalista. Tese, 157f. (doutorado em Psicologia Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). São Paulo, PUC, 2018.

BAUMAN, Zigmunt. Amor líquido. Acerca de la fragilidad de los vínculos humanos. México: Fondo de Cultura Económica, 2005.

BEZERRA, André Ferreira. O mal-estar tecnológico: uma reflexão psicanalítica sobre os gadgets. Dissertação, 115f. (mestrado em Psicologia Social, Universidade de São Paulo). São Paulo, USP, 2020.

BRAGA, Ana Aparecida Nascimento Martinelli. O tempo em análise!!! Psicologia Ciência e Profissão, v. 18, n. 3, p. 42-47, 1998.

BRASIL, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. Documento de Área – Ensino. Brasília: MEC/Capes, 2019. Disponível em https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/ENSINO.pdf. Acessado em: 10 mar. 2024.

CAPONI, Sandra Noemi. Dispositivos de segurança, psiquiatria e prevenção da criminalidade: o TOD e a noção de criança perigosa. Saúde Soc. São Paulo, v. 27, n. 2, p. 298-310, 2018.

COUTINHO JORGE, Marco Antonio. Fundamentos da Psicanálise: de Freud a Lacan. Rio de Janeiro: ZAHAR, 2022.

D’AGORD, Marta Regina de Leão. Aprendizagem e método psicanalítico. Educar, Curitiba, n. 36, p. 147-161, 2010.

DUNKER, Christian. O Discurso do Capitalista: Espectros de Marx em Milão. Teoría y Crítica de la Psicología, v. 13, p. 108-130, 2019.

FERREIRA, Giuliana Sorbara. TDAH: uma doença que se pega na escola – um estudo sobre a medicalização da infância como demanda sociocultural. Tese, 174f, 2016. (Universidade Estadual Paulista, Doutorado em Educação Escolar). Araraquara, UNESP, 2016.

FREUD, Sigmund. O infamiliar. Belo Horizonte: autêntica editora, 2019.

FREUD, Sigmund. Estudos sobre a Histeria. (1893-1895). São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

FREUD, Sigmund. Novas Conferências Introdutórias sobre Psicanálise e outros trabalhos (1932-1936). Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. v. 22. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

FREUD, Sigmund. Projeto para uma psicologia Científica (1895). Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. v. 1. Rio de Janeiro: Imago, 1987.

GARCEZ, Marcia Müller; COHEN, Ruth Helena Pinto. Ponderações sobre o tempo em psicanálise e suas relações com a atualidade. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 17, n. 3, p. 348-362, dez. 2011.

KEHL, Maria Rita. O tempo e o cão: a atualidade das depressões. São Paulo: Boitempo, 2009.

KUPFER, Maria Cristina Machado; "O que toca à/a Psicologia Escolar: desdobramentos do encontro entre Psicanálise e Educação", p. 49-56. In: Concepções e proposições em Psicologia e Educação. São Paulo: Blucher, 2017.

LACAN, Jacques. Do Discurso Psicanalítico (Conferência de Lacan em Milão em 12 de maio de 1972). Tradução de Sandra Regina Felgueiras. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5767159/mod_resource/content/1/DO%20DISCURSO%20PSICANAL%C3%8DTICO%20-%20Lacan.pdf. Acessado em: 13 mar. 2024.

LACAN, Jacques. (1969-1970). O Seminário, livro 17: o avesso da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992.

LACAN, Jacques. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.

LIMA, Heliane de; SANTOS, Daniel Kerry dos. O diagnóstico de TDAH e seus efeitos de subjetivação: uma análise das trajetórias escolares de jovens universitários. Est. Inter. Psicol. v. 12 n. 1, p. 27-51, jan./abr. 2021.

LIPOVETSKY, Gilles. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Bacarolla, 2004.

MAENNER, Matthew J. et al. Prevalence and Characteristics of Autism Spectrum Disorder Among Children Aged 8 Years — Autism and Developmental Disabilities Monitoring Network, 11 Sites, United States, 2020. Centers for Disease Control and Prevention. MMWR, v. 72, n. 2, March 24, 2023. Disponível em: https://www.cdc.gov/mmwr/volumes/72/ss/ss7202a1.htm?s_cid=ss7202a1_w#contribAff.

Acessado em 18 mar. 2024.

MARIOTTO, Rosa Maria Marini. Algumas contribuições da psicanálise à educação a partir dos conceitos de transferência e discurso. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 64, p. 35-48, abr./jun. 2017.

PASSONE, Eric Ferdinando Kanai. Psicanálise e Educação: o discurso capitalista no campo educacional. ETD – Educ. temat. digit. Campinas, SP, v. 15, n. 3, p. 407-424 set./dez. 2013.

PORGE, Erik. Psicanálise e Tempo: o tempo lógico de Lacan. Rio de Janeiro: Campo Matêmico, 1989.

QUINET, Antonio. A ciência psiquiátrica nos discursos da contemporaneidade. In: LIMA, R.; PEIXOTO, M. A.; QUINET, A.; VIANA, N. (Eds.), Psicanálise, capitalismo e cotidiano, p. 32-40. Goiás: Germinal, 2002.

RIBEIRO, Márden de Pádua. Contribuição da Psicanálise para a Educação: a transferência na relação professor/aluno. Psic. da Ed., São Paulo, n. 39, p. 23-30, 2014.

ROSA, Miriam Izolina Padoin Dalla; ROCHA, Geovane dos Santos da. Estudo psicanalítico sobre Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH) na infância. Cad. Psicanál. (CPRJ), Rio de Janeiro, v. 42 n. 43, p. 249-264, jul./dez. 2020.

SANTOS, Jéssica; MACHADO, Letícia Vier; DOMINGUES, Eliane. Um olhar psicanalítico acerca do autismo: revisão bibliográfica. Estilos da Clínica, v. 25, n. 2, p. 322-338, 2020.

SERRA, Lia Fonteles. Transmitir e aprender: dilemas do educar contemporâneo. Estilos da Clínica, v. 27, n. 3, p. 435-450, 2022.

TEODORO, Elizabeth Fátima; SIMÕES, Alexandre; GONÇALVES, Gesianni Amaral. Sofrimento Psíquico na Atualidade: Dos Gadgets ao Sujeito (Con)Sumido. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 35, p. 1–6, 2019.

VIÉGAS, Lygia de Sousa; OLIVEIRA, Ariane Rocha Felício de. TDAH: conceitos vagos, existência duvidosa. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 25, n. 1, p. 39-58, jan./abr. 2014.

VILLANI, Alberto. Psicanálise e educação: tarefas "intrigantes"? Estilos clin., v. 4, n. 6, p. 126-137, 1999.

VILLANI, Alberto; BAROLLI, Elisabeth; CABRAL, Tânia Cristina Baptista; FAGUNDES, Maria Beatriz; YAMAZAKI, Sergio Choiti. Filosofia da Ciência, História da Ciência e Psicanálise: analogias para o Ensino de Ciências. Cad. Cat. Ens. Fis., v. 14, n. 1, p. 37-55, 1997.

VOLTOLINI, Rinaldo. O conhecimento e o discurso do capitalista: a despsicologização do cotidiano social. Estilos da Clínica, v. 17, n. 1, p. 106-121, 2012.

VOLTOLINI, Rinaldo. Educação e Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

Downloads

Publicado

2024-07-09

Como Citar

Yamazaki, S. C., & Yamazaki, . R. M. de O. (2024). TEMPO LÓGICO DO ALUNO DIANTE DO DISCURSO CAPITALISTA: (in)adaptação ao sistema escolar?. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(33). https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5994