O ENSINO DA DANÇA NAS AULAS DE ARTE
a temática da masculinidade
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.6047Palavras-chave:
Dança, Corpo, Gênero masculinoResumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado, realizada entre 2020 e 2022 no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PosEnsino), e traz como objetivo analisar as interpretações socioculturais da relação entre corpo, gênero e cultura no processo de constituição dos sujeitos dançarinos do gênero masculino a partir de discussões sobre o ensino da dança na escola. Utilizou-se a abordagem qualitativa, visto a essencialidade do tratamento subjetivo para a realização deste estudo (Villegas; González, 2011), bem como, a perspectiva da fenomenologia e hermenêutica (Minayo, 2008; Medeiros, 2016). Os resultados evidenciam de que a dança se consolida muito mais fortemente nas etapas iniciais da educação básica, enquanto que nas etapas posteriores fica suprimida pela sistematização do ensino. Há, ainda, um processo de negociação entre professor e alunos para a efetivação do trabalho com a dança nas séries finais da educação básica.
Downloads
Referências
AMARAL, Rita de Cássia de Mello Peixoto. Festa à Brasileira: sentidos de festejar no país que "não é sério". Tese (Doutorado em Antropologia) - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, 1998. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-21102004-134208/publico/tesecapa1.pdf. Acesso em: 13 jan. 2022.
ANDREOLI, Giuliano Souza. Dança, gênero e sexualidade: um olhar cultural. Conjectura, Caxias do Sul, v. 15, n. 1, jan./abr. 2010. p. 107-112. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/viewFile/186/177. Acesso em: 13 jan. 2022.
ARAÚJO, Siane Paula de. A dança na escola. Monografia (Graduação em Educação Física) – Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte. 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 13 out. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998a.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998b.
BRASIL. Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 1998c.
BRILHANTE, Aline Veras Morais; SILVA, Juliana Guimarães e Silva; VIEIRA, Luiza Jane Eyre de Souza Vieira; BARROS, Nelson Filice de; CATRIB, Ana Maria Fontenelle. Construção do estereótipo do “macho nordestino” nas letras de forró no Nordeste brasileiro. Interfaces: Comunicação, Saúde, Educação, v. 22, n. 64, p. 13-28, Jan./Mar. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0286. Acesso em: 28 fev. 2022.
CASCUDO, Luís Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 3. ed. Rio de Janeiro: INL, 1972.
CHIANCA, Luciana de Oliveira. Para onde vai a cidade? Festa junina em Natal/RN. Vivência: Revista de antropologia. Natal: CCHLA/UFRN, v. 13, jan/jun, 1999.
CONNELL, Raewyn. The men and The boys. Califórnia: Copyright, 2000.
DALLO, Luana; PALUDO, Karina I. Idolatria ao corpo na Sociedade Contemporânea: implicações aos adolescentes. In: X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba PR, nov. 2011. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4318_2894.pdf. Acesso em: 30 jan. 2021.
DANTAS, Jurema Barros. Um ensaio sobre o culto ao corpo na contemporaneidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 11, n. 03, p. 898-912, 2011. Disponível em: http://www.revispsi.uerj.br/v11n3/artigos/pdf/v11n3a10.pdf. Acesso em: 30 jan. 2021.
DAOLIO, Jocimar. Da cultura do corpo. 12.ed. Campinas, SP: Papirus, 2007. (Coleção Corpo e Motricidade).
DIDONET, Vital. Creche: a que veio para onde vai. Educação Infantil: a creche, um bom começo. Em Aberto, Brasília, v.18, n.73, p. 11-28, jul. 2001. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3033. Acesso em: 21 set. 2021.
FERRETTI, Celso João. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Estudos avançados, v. 32, n. 93, p. 25-42, Maio/ago. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180028. Acesso em: 14 out. 2021.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 18. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2003.
FREIRE, Ida Mara; ROLFE, Linda. Dança- educação: O corpo e o movimento no espaço do conhecimento. Cadernos Cedes, ano XXI, n. 53, abr./2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?Pid=S010132622001000100003&script=sci_arttext. Acesso em 20. set. 2021.
GIFFONI, Maria Amália Correa. A dança folclórica brasileira. São Paulo, 1973.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de Pesquisa Social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GONÇALVES, Nezilda Leci Godoy. Metodologia do ensino da Educação Física. Curitiba: Ibpex, 2006.
JESUS, Ádria de; NASCIMENTO, Fabíola Santini Takayama do. O corpo na sociedade do consumo. In: IV Seminário Nacional Corpo e Cultura, n. 4, 2013, Goiânia. Anais do IV Seminário Nacional Corpo e Cultura. Goiânia: FE/UFG, 2013. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/4sncc/2013/schedConf/presentations. Acesso em: 16 fev. 2021.
JUSTO, José Sterza. O “ficar” na adolescência e paradigmas de relacionamento amoroso da contemporaneidade. Revista do Departamento de Psicologia - UFF, v. 17, nº 1, p. 61-77, Jan./Jun. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-80232005000100005. Acesso em: 21 mar. 2022.
LE BRETON, David. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas: Papirus, 2003.
MARTINS, Mirian Celeste Ferreira Dias; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, M. Terezinha Telles. Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.
MEDEIROS, Geiza da Silva. Olhar para o sol: concepção da análise fenomenológica hermenêutica. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEDUCEM), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC-RS, Porto Alegre. 2016. Disponível em: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6896?mode=full. Acesso em: 21 jan. 2022.
MEDEIROS, Mara. Didática e prática de ensino da Educação Física: para além de uma abordagem formal. Goiânia: Ed. UFG, 1998.
OLIVEIRA, Ailza de Freitas; CANANÉA, Fernando Abath. Formação de plateia enquanto transversalidade interdisciplinar. Revista Educação Pública, v. 16, n. 20, não paginado, set. 2016. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/16/20/formao-de-plateia-enquanto-transversalidade-interdisciplinar. Acesso em: 7 jan. 2022.
PROBST, Melissa; KRAEMER, Celso. Sentado e quieto: o lugar do corpo na escola. Atos de Pesquisa em Educação - PPGE/ME FURB, v. 7, n. 2, p. 507-519, mai./ago. 2012. Disponível em: http://www.furb.br/atosdepesquisa/. Acesso em: Acesso em: 8 mar.2021.
REDDIG, Amalhene Baesso; CANDIOTTO, Viviane Maria; FLOR, Maxweel Sander; PICOLLO, Ana Clara. Mostra didática de dança: formação de plateia. Seminário Nacional de Arte e Educação, [S. l.], n. 24, p. P. 147–150, 2014. Disponível em: https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/178. Acesso em: 6 jan. 2022.
SANT´ANNA, Denise Bernuzzi de. (org.) Políticas do Corpo: elementos para uma história das práticas corporais. 2 ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2005.
SCHAEFER, Marciele; SILVA, Eliezer Pandolfo da. Dança e movimento, a expressão do corpo na escola. In: Anais do 8º Seminário de Iniciação Científica de Pedagogia e 4° Seminário Institucional Interdisciplinar – PIBID. Itapiranga SC, ago./out. 2017, não-paginado. Disponível em: https://eventos.uceff.edu.br/site/8-seminario-de-iniciacao-cientifica-de-pedagogia-8-seminario-institucional-interdisciplinar-pibid. Acesso em: 15 set. 2021.
SILVA, Maria Dulce dos Santos da; WEISS, Silvio Luiz Indrusiak. O Corpo na escola e na vida: A educação corporal e seus efeitos no indivíduo. Revista de divulgação técnico-científica do ICPG, v. 2, n. 5, p. 79-83, abr./jun. 2004. Disponível em: http://www.saosebastiao.sp.gov.br/ef/pages/linguagem/experiencia/leituras/o2.pdf. Acesso em: 19 fev. 2021.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidades terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis: Vozes, 1996.
SOUZA, Andréa Bittencourt de. Cenas do masculino na dança: representações de gênero e sexualidade ensinando modos de ser bailarino. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Luterana do Brasil, Canoas. 2007. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp117458.pdf. Acesso em: 25 jan. 2022.
STRAZZACAPPA, Márcia. Dança na Educação: discutindo questões básicas e polêmicas. Pensar a Prática, v. 6, p. 73–86, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rpp.v6i0.55 Acesso em: 2 out. 2021.
VIEIRA, Marcilio de Souza. A dança na arte e na educação física: diálogos possíveis. Revista Tempos e Espaços em Educação. Sergipe, v. 13, p. 177-185, maio/ago. 2014. Disponível em: http://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/3266/2885. Acesso em: 13 mai. 2021.
VIEIRA, Marcílio de Souza. História das ideias do ensino da Dança na educação brasileira. Curitiba: Appris, 2019.
VILLEGAS, María Margarita; GONZÁLEZ, Fredy Enrique. La investigación cualitativa de la vida cotidiana. Medio para la construcción de conocimiento sobre lo social a partir de lo individual. Psicoperspectivas, v. 10, n. 2, p. 35-59, jun. 2011. Disponível em: http://www.psicoperspectivas.cl/index.php/psicoperspectivas/article/viewFile/147/153. Acesso em: 28 fev. 2022.
ZARATIM, Samuel Ribeiro. A performatividade das quadrilhas juninas: reminiscências da tradição e a espetacularização da dança. Tese (Doutorado em Performances Culturais) - Programa de Pós-graduação em Performances Culturais, Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Federal de Goiás, UFG, Goiânia, 2020. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10669. Acesso em: 13 jan. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Dorgival Bezerra da Silva, María Margarita Villegas (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.