O ENSINO DA DANÇA NAS AULAS DE ARTE

a temática da masculinidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.6047

Palavras-chave:

Dança, Corpo, Gênero masculino

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado, realizada entre 2020 e 2022 no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PosEnsino), e traz como objetivo analisar as interpretações socioculturais da relação entre corpo, gênero e cultura no processo de constituição dos sujeitos dançarinos do gênero masculino a partir de discussões sobre o ensino da dança na escola. Utilizou-se a abordagem qualitativa, visto a essencialidade do tratamento subjetivo para a realização deste estudo (Villegas; González, 2011), bem como, a perspectiva da fenomenologia e hermenêutica (Minayo, 2008; Medeiros, 2016). Os resultados evidenciam de que a dança se consolida muito mais fortemente nas etapas iniciais da educação básica, enquanto que nas etapas posteriores fica suprimida pela sistematização do ensino. Há, ainda, um processo de negociação entre professor e alunos para a efetivação do trabalho com a dança nas séries finais da educação básica.

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Biografia do Autor

María Margarita Villegas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutora em Educação pela Universidad de Carababo, Venezuela. Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO/UFERSA.

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Publicado

2024-04-21

Como Citar

Bezerra da Silva, D., & Villegas, M. M. . (2024). O ENSINO DA DANÇA NAS AULAS DE ARTE: a temática da masculinidade. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(33). https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.6047