PERCEPÇÕES DE SAÚDE NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA
estudantes em foco
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.6075Palavras-chave:
Saúde; Escola; Educação Física; Formação Inicial.Resumo
Tendo em vista a histórica associação da saúde unicamente com aspectos biológicos e a persistência dessa perspectiva na escola e no meio acadêmico, o estudo teve como objetivo investigar como os estudantes de graduação de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande Norte, de diferentes momentos formativos, entendem a saúde. A pesquisa assume caráter exploratório de abordagem qualitativa, e se desenvolveu por meio de um questionário semiestruturado que buscou entender a compreensão de saúde baseada em elementos que se relacionam com esta percepção, como: o conceito, a atividade física, a Educação Física escolar e os aspectos de qualidade de vida. Verificou-se a predominância da visão biológica de saúde sobre ingressantes e sobre alguns concluintes, demonstrando que a formação inicial em Educação Física não tem conseguido ampliar a noção de saúde dos novos professores.
Downloads
Referências
ABIB, Leonardo. Trápaga; SILVA, Bruno de Oliveira e; DAMICO, José Geraldo Soares. A saúde como tema do componente curricular Educação Física no Referencial Curricular “Lições do Rio Grande”. Kinesis, v. 37, p. 01-12, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/34973. Acesso em: 5 jul. 2023.
ABREU, Samara Moura Barreto de; SABÓIA, Wilson Nóbrega; NOBREGA-THERRIEN, Silva Maria. Formação docente em educação física: Perspectivas de uma racionalidade pedagógica do corpo em movimento. Educação & Formação, v. 4, n. 12, p. 191–206, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/897. Acesso em: 7 jul. 2023.
ALMEIDA, Ueberson Ribeiro; OLIVEIRA, Victor José Machado de; BRACHT, Valter. Educação Física escolar e o trato didático-pedagógico da saúde: desafios e perspectivas. In: WACHS, Felipe; ALMEIDA, Ueberson Ribeiro; BRANDÃO, Fabiana Fernandes de Freitas. (org.). Educação Física e Saúde Coletiva: cenários, experiências e artefatos culturais. Porto Alegre: Rede UNIDA, 2016, p. 87-112.
ARAÚJO, Allyson Carvalho de; DIAS, Maria Aparecida; MELO, José pereira de. A formação em Educação Física no diálogo multiprofissional para a promoção da saúde. Rev Bras Ativ Fis Saúde, v. 18, n. 3, p. 339-340, 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.12820/rbafs.v.18n3p339. Acesso em: 10 jul. 2023.
AZAMBUJA, Cati Reckelberg; PANDOLFO, Kelly Christine Maccarini; MACHADO, Rafaella Righes; SANTOS, Daniela Lopes dos; SCHETINGER, Maria Rosa Chitolina. Percepções de professores de educação física sobre a educação em saúde na escola. Kinesis, v. 35, n. 1, p. 21-27, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/20496. Acesso em: 10 jul. 2023.
BEGO, Amadeu Moura. Políticas públicas e formação de professores sob a perspectiva da racionalidade comunicativa: da ingerência tecnocrata à construção da autonomia profissional. Educação & Formação, v. 1, n. 2, p. 3–24, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/98. Acesso em: 10 jul. 2023.
BERTOLLI FILHO, Claudio. História da saúde pública no Brasil. São Paulo: Ática, 2011.
BISCONSINI, Camila Rinaldi; RINALDI, Wilson; BARBOSA-RINALDI, Ieda Parra. A compreensão de professores e alunos do ensino médio sobre saúde em aulas de educação física. Corpoconsciência, v. 19, n. 2, p. 18–24, 2015. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3887. Acesso em: 6 jul. 2023.
BITTENCOURT, Daniela Rocha; BASSALO, Lucelia de Moraes Braga. O corpo é voz, mas na educação física não: compreensões sobre corpo na formação docente. Educação & Formação, v. 6, n. 2, p. e4091, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4091. Acesso em: 1 jul. 2023.
BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes, v. 10, n. 48, p. 69-88, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/3NLKtc3KPprBBcvgLQbHv9s/. Acesso em: 3 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica; Diretoria de Políticas e Regulação da Educação Básica. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Proposta de Práticas de Implementação. Brasília, 2019.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1987.
BUSS, Paulo Marchiori; PELLEGRINI FILHO, Alberto. A saúde e seus determinantes sociais. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 17, n. 1, p. 77-93, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/msNmfGf74RqZsbpKYXxNKhm/?lang=pt. Acesso em: 5 jul. 2023.
DAMICO, José Geraldo Soares. A educação física menor na saúde coletiva. In: WACHS, Felipe; LARA, Larissa; ATHAYDE, Pedro. (org.). Ciências do Esporte, Educação Física e produção do conhecimento em 40 anos de CBCE. Natal: EDUFRN, 2020, p. 29-49.
FERNANDES, Laura Viana; MELO, Lucas Rafael Pacheco de; FONSECA, Fábio Batista de; CUNHA, Sérgio Melo da; OLIVEIRA, Nathalia Doria; ARAÚJO, Allyson Carvalho de. O tema saúde na educação física escolar: diálogos entre material didático e currículo. Corpoconsciência, v. 25, n. 2, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/11576. Acesso em: 6 jul. 2023.
FERREIRA, Heraldo Simões; OLIVEIRA, Braulio Nogueira de; SAMPAIO, José Jackson Coelho. Análise da percepção dos professores de Educação Física acerca da interface entre a saúde e a Educação Física escolar: conceitos e metodologias. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 35, n. 3, p. 673-685, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/k3XVXbdT9g58Mw9WLWGgnhs/#. Acesso em: 6 jul. 2023.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2013.
FONSECA, Fábio Batista da, FERNANDES, Laura Viana, MELO, Lucas Rafael Pacheco de, CUNHA, Sérgio Melo da; ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Educação física escolar, tecnologias digitais e saúde: incursões exploratórias pela literatura. Motrivivência, v. 32, n. 63, p. 01–18, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e72861. Acesso em: 6 jul. 2023.
IRACEMA LENHART, Jaqueline; SANFELICE, Gustavo Roese; BRANCA MORON, Victória; BOLZAN BERLESE, Denise; DA SILVA PINTO, Aline. Concepções dos docentes sobre o tema saúde e sua relação com os saberes e experiências profissionais. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 12, n. 30, p. 47-64, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9189. Acesso em: 27 jul. 2023.
KNUTH, Alan Goulart; AZEVEDO, Mario Renato; RIGO, Luiz Carlos. A inserção de temas transversais em saúde nas aulas de Educação Física. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 12, n. 3, p. 73-78, 2007. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/824. Acesso em: 20 jul. 2023.
LOPES, Rosane; TOCANTINS, Florence Romijn. Promoção da saúde e a educação crítica. Interface – comunicação, saúde e educação, v. 16, n. 40, p. 235-248, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/6dR6MvCvyHKBkzbYJnFY9jb/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2023.
MACIEL, Marjorie Ester Dias. Educação em saúde: conceitos e propósitos. Cogitare Enfermagem, v. 14, n. 4, p. 773-776, 2009. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/16399. Acesso em: 14 de jul. 2023.
MANTOVANI, Thiago Villa Lobos; MALDONADO, Daniel Teixeira; FREIRE, Elisabete dos Santos. A relação entre saúde e educação física escolar: uma revisão integrativa. Movimento, v. 27, p. 02-21, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/106792. Acesso em: 13 jul. 2023.
MENDES, Maria Isabel Brandão de Souza; ARAÚJO, Allyson Carvalho de; DIAS, Maria Aparecida; MELO, José Pereira de. Reflexões sobre corpo, saúde e doença em Merleau-Ponty: implicações para práticas inclusivas. Movimento, v. 20, n. 4, p. 1587-1609, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/42958. Acesso em: 13 jul. 2023.
MENDES, Maria Isabel Brandão de Souza; NÓBREGA, Terezinha Petrúcia da. Indicadores epistemológicos do Brazil-Medico: Educação e Educação Física. Educar em Revista, n. 56, p. 225–241, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/RmKRYFnN7XcyvZffVs43VBP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 9 jul. 2023.
NUNES, Deise de Jesus Soares; LOPES, Maria Amélia da Costa; VEIGA, Maria Amélia Pina Tomás. Pode a academia formar professores? Uma experiência de formação de professores de educação física na universidade. Revista Educação e Emancipação, [S. l.], v. 14, n. 2, p. p.294–317, 2021. DOI: 10.18764/2358-4319.v14n2p294-317. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17221. Acesso em: 15 dez. 2023.
OLIVEIRA, Victor José Machado de; GOMES, Ivan Marcelo; BRACHT, Valter. Educação para a saúde na educação física escolar: uma questão pedagógica! Cadernos de formação RBCE, v. 5, n. 2, 2015. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/2068. Acesso em: 8 ago. 2023.
PALMA, Alexandre. Tensões e possibilidades nas interações entre educação física, saúde e sociedade. In: WACHS, Felipe; LARA, Larissa; ATHAYDE, Pedro. (org.). Ciências do Esporte, Educação Física e produção do conhecimento em 40 anos de CBCE. Natal: EDUFRN, 2020, p. 15-27.
RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico (org.). Referencial Curricular do Rio Grande do Sul – Lições do Rio Grande: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Artes e Educação Física. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, 2009.
SCLIAR, Moacyr. História do conceito de saúde. Physis: Revista de saúde coletiva, v. 17, n. 1, p. 29-41, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/WNtwLvWQRFbscbzCywV9wGq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 ago. 2023.
SEGRE, Marco; FERRAZ, Flávio Carvalho. O conceito de saúde. Revista de saúde pública, v. 31, n. 5, p. 538-542, 1997. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/ztHNk9hRH3TJhh5fMgDFCFj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 ago. 2023.
SILVA, Luciana Maria Fernandes; RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. Capoeira e temas transversais: avaliação de um blog didático para as aulas de educação física. ETD, v. 15, n. 01, p. 87-106, 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1296/pdf. Acesso em: 20 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Laura Viana Fernandes, Allyson Carvalho de Araújo (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.