PERCEPÇÕES DE SAÚDE NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

estudantes em foco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.6075

Palavras-chave:

Saúde; Escola; Educação Física; Formação Inicial.

Resumo

Tendo em vista a histórica associação da saúde unicamente com aspectos biológicos e a persistência dessa perspectiva na escola e no meio acadêmico, o estudo teve como objetivo investigar como os estudantes de graduação de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande Norte, de diferentes momentos formativos, entendem a saúde. A pesquisa assume caráter exploratório de abordagem qualitativa, e se desenvolveu por meio de um questionário semiestruturado que buscou entender a compreensão de saúde baseada em elementos que se relacionam com esta percepção, como: o conceito, a atividade física, a Educação Física escolar e os aspectos de qualidade de vida. Verificou-se a predominância da visão biológica de saúde sobre ingressantes e sobre alguns concluintes, demonstrando que a formação inicial em Educação Física não tem conseguido ampliar a noção de saúde dos novos professores.

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Biografia do Autor

Laura Viana Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduada em licenciatura em Educação Física (UFRN). Mestranda em Educação Física (UFRN) na linha de Estudos Pedagógicos sobre Corpo e Movimento Humano. Membro Laboratório de Estudos em Educação Física, esporte mídia (LEFEM).

Allyson Carvalho de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Associado III na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Líder do Laboratório de Estudos em Educação Física, esporte mídia (LEFEM).

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Publicado

2024-07-09

Como Citar

Fernandes, L. V., & de Araújo, A. C. . (2024). PERCEPÇÕES DE SAÚDE NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: estudantes em foco. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(33). https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.6075