D-ELETRÔNICO
uma proposta didática aplicada ao ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.6111Palavras-chave:
Ensino de Química, Jogo didático, Distribuição eletrônica, Diagrama de Linus PaulingResumo
Os jogos didáticos são ferramentas motivadoras e facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem, proporcionando aos estudantes uma forma diferenciada de aprender conceitos e desenvolver valores. Nesse contexto, a presente investigação apresenta como proposta a elaboração e aplicação de uma atividade lúdica para o ensino de distribuição eletrônica. Para tanto, desenvolveu-se um jogo denominado D-Eletrônico, o qual foi aplicado em duas escolas de ensino médio, situadas na macrorregião do Maciço de Baturité, Ceará. Anterior à aplicação da ferramenta apresentada, constatou-se a dificuldade de entendimento desses conteúdos por parte dos estudantes nas escolas analisadas. Após sua aplicação, observou-se um notável progresso na aprendizagem. Essa constatação sugere que o jogo D-Eletrônico se apresenta como uma proposta pedagógica capaz de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de distribuição eletrônica e orbitais atômicos, de uma forma motivadora e lúdica.
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