D-ELETRÔNICO

uma proposta didática aplicada ao ensino de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.6111

Palavras-chave:

Ensino de Química, Jogo didático, Distribuição eletrônica, Diagrama de Linus Pauling

Resumo

Os jogos didáticos são ferramentas motivadoras e facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem, proporcionando aos estudantes uma forma diferenciada de aprender conceitos e desenvolver valores. Nesse contexto, a presente investigação apresenta como proposta a elaboração e aplicação de uma atividade lúdica para o ensino de distribuição eletrônica. Para tanto, desenvolveu-se um jogo denominado D-Eletrônico, o qual foi aplicado em duas escolas de ensino médio, situadas na macrorregião do Maciço de Baturité, Ceará. Anterior à aplicação da ferramenta apresentada, constatou-se a dificuldade de entendimento desses conteúdos por parte dos estudantes nas escolas analisadas. Após sua aplicação, observou-se um notável progresso na aprendizagem. Essa constatação sugere que o jogo D-Eletrônico se apresenta como uma proposta pedagógica capaz de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de distribuição eletrônica e orbitais atômicos, de uma forma motivadora e lúdica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izequiel Orlando Nanque, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação (2023) em Química pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Atualmente cursando mestrado em Química na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em área de concetração de Farmacologia e Química medicinal.

José Milton Ferreira Júnior, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Biotecnologia pela UFC. Mestre em Química Inorgânica pela UFC. Graduado em Química Licenciatura pela UECE. Docente da UECE, Campus FAFIDAM – Limoeiro do Norte/CE.

Regilany Paulo Colares, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutora em Química pela UFC. Mestra em Química Inorgânica pela UFC. Graduada em Química Industrial pela UFC. Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Campus da Auroras - Acarape/CE.

Referências

AFONSO, A. F.; MELO, U. O.; CANCINO, A. K. N. P.; et al. O papel dos jogos didáticos nas aulas de Química: aprendizagem ou diversão. Pesquisa E Debate Em Educação, v. 8 n.1, p.578–591. 2020.

BARBOSA, D. M.; ROCHA, T. R. Jogos didáticos em um curso de formação inicial docente em Química: aspectos teórico-práticos para a abordagem de conteúdos de Físico-Química. Química Nova na Escola. v. 44, n° 1, p. 45-56, 2022.

BENEDETTI FILHO, E.; CAVAGIS, A.; LIMA, M.; BENEDETTI, L. Fuga! Um jogo de tabuleiro desenvolvido para a revisão de conceitos de Química. Revista Insignare Scientia. v.3, n.1, p. 77-95, 2020.

BIANCO, A. A. G.; MELONI, R. A. O Conhecimento Escolar: Um Estudo do Tema Diagrama de Linus Pauling em Livros Didáticos de Química – 1960/1970. Química Nova na Escola. v.41, n.2, p. 148-155, 2019.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular –BNCC. Ensino Médio. MEC/CNE, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=78631-pcp015-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 16 jun. 2024.

CARVALHO, S. J. J. C.; TAVARES, L. A. Elaboração e aplicação de um Dominó Químico para o auxílio no aprendizado de Distribuição Eletrônica. Research, Society and Development. v.9 n.7, p.1-21, 2020.

COUTINHO, L. G. R.; RIBEIRO, C. M. R.; ALVES, D. D.; MARQUES, M. M. “Labirinto de Pauling”: Uma Ferramenta Didática Digital para o Ensino-Aprendizagem de Distribuição Eletrônica. In: V ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO AMBIENTE, Niterói. Anais. Niterói: UFF, 2018. Disponível em:

FERNANDES, J. A.; NETO, N. O. Seleção e aplicação de ferramentas de estatística descritiva por estudantes angolanos do ensino superior. Revista Eletrônica de Educação Matemática. v. 18, p. 01-23, 2023.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2019.

http://www.enecienciasanais.uff.br/index.php/venecienciassubmissao/VENECiencias2018/paper/viewFile/500/381. Acesso em: 16 nov. 2023.

JOHNSTONE, A. H. Macro and microchemistry. The School Science Review. v. 64, n. 227, p. 377-379, 1982.

JOHNSTONE, A. H. Why is science difficult to learn? Things are seldom what they seem.

Journal of Computer Assisted Learning. v.7, n.2, p. 75-83, 1991.

LEITE, L. E.; LIMA, J. O. G. O aprendizado da Química na concepção de professores e alunos do ensino médio: um estudo de caso. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. v.96 n.243, p. 380-398. 2015.

LEITE, L. R.; RODRIGUES, A. P.; ARAGÃO, F. M.; LIMA, M. S. L.; MOURA, F. N. S.; FIRMINO, N. C. S.; NASCIMENTO, F. J.; CASTRO, E. R. O uso de sequências didáticas no ensino de Química: proposta para o estudo de modelos atômicos. Revista Brasileira de Extensão Universitária. v. 11, n.2, p.177-188, 2020.

MASKILL, R.; JESUS, H. P. Asking Model Questions. Education in Chemistry, v. 32, n. 5, p. 132-134. 1997.

MIRANDA, S. No Fascínio do jogo, a alegria de aprender. Linhas Críticas. v.8 n.14 p. 21-34. 2002.

PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense, 1972.

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

RAMOS, E. S.; LIMA, T. P.; LABURÚ, C. E. Caminho das Ligações: um jogo didático para revisão de conceitos químicos. Revista Insignare Scientia. v. 3, n. 5. p.350-361, 2020.

RÊGO, J. R.; CRUZ-JUNIOR, F. M.; ARAÚJO, M. G. S. Uso de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Química. Revista Estação Científica. v. 7, n.2, p. 149-157. 2017.

RESENDE, F. A. M; SOARES, M. H. F. B. Jogos no ensino de Química: um estudo sobre a presença/ausência de teorias de ensino e aprendizagem na perspectiva do V epistemológico de Gowin. Investigações em Ensino de Ciências. v.24, n.1, p.103-121, 2019.

ROQUE, N. F.; SILVA, J. L. P. B. A linguagem Química e o Ensino da Química Orgânica. Química Nova na Escola. v.31, n.4, p. 921-923, 2008.

SANTOS, A. O.; SILVA, R. P.; ANDRADE, D.; LIMA, J. P. Dificuldade e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Scientia plena. v.9 n.7, p. 1-6, 2013.

SILVA, A. M. Proposta para tornar o ensino de Química mais atraente. Revista de Química Industrial. n. 731, p. 7-12, 2011.

SILVA, I. F.; FELÍCIO, C. M.; TEODORO, P. V. Sala de aula invertida e tecnologias digitais: possibilidade didática para o ensino de Ciências em uma proposta de metodologia ativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.17, n.2, p.1387-1401, 2022.

SOARES, M. H. F. B. Jogos e atividades lúdicas no ensino de Química: Uma discussão teórica necessária para novos avanços. Revista Debates em Ensino de Química. v. 2, n. 2, p. 5-13, 2016.

UYEDA, F. A. S.; PINTO, J. A.; TOTI, F. A. Construção e aplicação de jogos didáticos para ensino de Física: uma metodologia ativa em harmonia com o cotidiano dos alunos do ensino médio. Revista Valore. v. 6, n. 1, p. 601-613, 2021.

WARTHA, E. J.; REZENDE, D. B. Os níveis de representação no ensino de Química e as categorias da semiótica de Peirce. Investigações em Ensino De Ciências, v.2, n.16, p. 275-290, 2016.

YAMAGUCHI, K. K. L; SILVA, G. M. Perspectivas sobre o Ensino e Aprendizagem em Química no Interior do Amazonas. Revista Debates em Ensino de Química. v. 8 n.3, p. 231-248. 2022.

Downloads

Publicado

2024-11-15

Como Citar

Nanque, I. O. ., Júnior, J. M. F., & Colares, R. P. . (2024). D-ELETRÔNICO: uma proposta didática aplicada ao ensino de Química. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(34). https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.6111

Edição

Seção

Artigos