AS INFLUÊNCIAS DE FREIRE E PIAGET NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E A BNCC

desenvolvendo habilidades em ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.6138

Palavras-chave:

Autonomia, Desenvolvimento, Divulgação Científica, Habilidades da BNCC em Ciências

Resumo

O trabalho buscou verificar como a autonomia de Paulo Freire e a psicologia da criança de Jean Piaget podem influenciar a abordagem da Divulgação Científica no desenvolvimento das Habilidades de Ciências para Ensino Médio previstas na BNCC. As análises das quatro categorias a priori (Ciência, Cientista, Disseminação e Divulgação) indicam que as ideias de Freire e Piaget influenciam significativamente para a utilização da Divulgação Científica na abordagem de temas que envolvem Ciência e Tecnologia (C&T), como as problemáticas sociais e ambientais, ao inserir os discentes em processos de discussão sobre essas questões através da mediação do docente de Ciências. Isso viabiliza que os discentes possam desenvolver as suas habilidades em ciências, refletir, discutir e questionar acerca dos reais interesses no desenvolvimento da C&T quando trabalhadas. Por fim, foi possível observar a importância de ampliar debates entre a comunidade escolar e científica acerca das intencionalidades da BNCC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Alcântara Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutor em Química pela UFC. Mestre em Química pela UFC. Graduado em Licenciatura em Química pela UFERSA. Docente efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico em IFRN. Docente do POSENSINO em UERN-UFERSA-IFRN e RENOEN em IFRN

Antônio Costa Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutorando em Ensino pela RENOEN – Polo IFRN. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UFGD. Especialista em Ensino de Química pela UECE. Graduado em Licenciatura em Química pela UFC.

Marcos Antônio de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutor em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais pela UFCG. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UERN. Graduado em Licenciatura em Ciências pela UERN. Docente efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico em IFRN. Docente do PROFEPT em IFRN e RENOEN em IFRN

Referências

BONDIOLI, Ana Cristina Vigliar; VIANNA, Simone Cristina Gonçalves; SALGADO, Maria Helena Veloso.

METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: práticas pedagógicas e autonomia discente. Caleidoscópio, Guarulhos, v. 10, n. 1, p. 23-26, fev. 2019. Disponível em: https://ojs.eniac.com.br/index.php/Anais/article/view/569. Acesso em: 10 mai. 2022.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Portugal: Edições 70, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (SETEC). Base Nacional Comum Curricular. Casa Civil, Df, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.

CARIBÉ, Rita de Cássia do Vale. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA: reflexões sobre o conceito. Informação e Sociedade, João Pessoa, v. 25, n. 3, p. 89-104, set. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/23109/14530. Acesso em: 18 mar. 2023.

CÁSSIO, Cássio. Educação é a base? 23 educadores discutem a BNCC. Fernando Cássio e Roberto Catelli Júnior (orgs.). 1º edição. São Paulo: Ação Educativa, 2019. p. 1-318.

CURY, Carlos Roberto Jamil; REIS, Magali; ZANARDI, Teodoro Adriano Costa. Base nacional comum curricular: dilemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2018. p. 1-142.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. p. 1-144.

Gil, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. p. 1-176.

LIMA, Guilherme da Silva; GIORDAN, Marcelo. Propósitos da divulgação científica no planejamento de ensino. Ensaio, Belo Horizonte, v. 19, e. 2932, p. 1-23, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172017190122. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/gN7tSz7fzR8nKvby65zQQ6v/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 mar. 2023.

NUNES, Albino Oliveira; DANTAS, Josivânia Marisa. Ensinando química: propostas a partir do enfoque CTSA. Albino Oliveira Nunes e Josivânia Marisa Dantas (orgs.). São Paulo: Livraria da Física, 2016. p. 1-118.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 1-232.

PIAGET, Jean. A psicologia da criança. Jean Piaget e Barbei Inhelder (orgs.). Trad. Octavio Mendes Cajado. Rio de Janeiro: Difel, 2006. p. 1-144.

RAMÍREZ, Jacqueline; CAMBRAIA, Adão Caron; ZANON, Lenir Basso. Relações de implicação da pedagogia da autonomia e da formação integrada na educação em ciências. XXI Encontro Nacional de Educação (ENACED) – UNIJUI, Rio Grande do Sul, n. 1, p. 1-8, nov. 2020. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/enacedesiepec/article/view/18700. Acesso em: 5 jun. 2023.

SÁ, Marilde Beatriz Zorzi; SANTIN FILHO, Ourides. Alguns aspectos da obra de Piaget e sua contribuição para o ensino de química. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 1, p. 190-204, jan. 2017. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n1.8180. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8180. Acesso em: 17 mai. 2023.

SIMÃO, Jhonatas. Por que os brasileiros pouco se envolvem nas políticas públicas de ciência? Eletrônica de Jornalismo Científico. ConCiência: abr. 2018. Disponível em: https://www.comciencia.br/por-que-os-brasileiros-pouco-se-envolvem-nas-politicas-publicas-de-ciencia/. Acesso em: 13 abr. 2022.

Downloads

Publicado

2024-11-15

Como Citar

Alves, L. A., Neto, A. C., & Oliveira, M. A. de. (2024). AS INFLUÊNCIAS DE FREIRE E PIAGET NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E A BNCC: desenvolvendo habilidades em ciências. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(34). https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.6138

Edição

Seção

Artigos