IFRN GEEKS
uma abordagem integrada entre tecnologia e ensino
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.6162Palavras-chave:
Aprendizagem com recursos tecnológicos, Currículo escolar, Integração curricular, Nativos digitaisResumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa em nível de pós-doutorado em andamento no âmbito da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), Polo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Tem como objetivo analisar a motivação e os resultados do desenvolvimento do projeto de extensão IFRN Geeks que integra conteúdos técnicos com propedêuticos e de formação geral, ou da matriz do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), estimulando o ensino e a aprendizagem com o uso da Linguagem e suas Tecnologias, como plataformas online, dispositivos móveis e tecnologias de programação e robótica. A metodologia incluiu a integração teórico-conceitual de Ciências Sociais e Humanas, Códigos e Linguagens com recursos tecnológicos. Resultados parciais mostram aumento significativo no engajamento dos estudantes e na compreensão dos conteúdos, evidenciando o potencial do projeto para melhorar a qualidade do processo educativo.
Downloads
Referências
ARROYO, M. Outros sujeitos, outras pedagogias. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
BACHA, Maria de Lourdes; UTSUNOMIYA, Fred Izumi; SANTOS, Jorgina; SCHAUN, Ângela; REIS, Mariza. Mídia Celular: uso pela população de renda baixa. Revista Extraprensa, São Paulo, v. 3, n. 3, p. 499–510, 2010. DOI: 10.11606/extraprensa2010.77187. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/extraprensa/article/view/77187. Acesso em: 20 jun. 2024.
BANCO MUNDIAL. Aprendizagem para todos: investir nos conhecimentos e competências das pessoas para promover o desenvolvimento. Washington, 2011. Disponível em: https://documents1.worldbank.org/curated/en/461751468336853263/pdf/644870WP00PORT00Box0361538B0PUBLIC0.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (Terceira Versão). Brasília, DF: MEC. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024.
FERNANDES, F. das C. de M., TABOSA, W. A. F. Instituto Federal: uma organização composta de organizações. Natal: Editora IFRN, 2018.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2009.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. Ensino médio: ciência, cultura e trabalho. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2004.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo, SP: Cortez, 2005.
GANBOA, Silvio Sanchez. A globalização e os desafios da educação no limiar do novo século. In: LOMBARDI, José Claudinei (org.). Globalização, pós-modernidade e educação: história, filosofia e temas transversais. Campinas: Associados, 2001.
GOMES, R. W. G. de M. Conhecendo a matriz de referência do ENEM: os eixos cognitivos - Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Revista Docentes, v. 3, n. 6, p. 11-18, 2018. Disponível em: https://periodicos.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/2. Acesso em: 16 jun. 2024.
HARVEY, D. A condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1993.
MACHADO, E. A. Avaliar é ser sujeito ou sujeitar-se?: elementos para uma genealogia da avaliação. Mangualde, PT: Pedago, 2013.
MENDES, M. S. Da inclusão à evasão escolar: o papel da motivação no ensino médio. Estudos de Psicologia, v. 30, n. 2, p. 261-265, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/Pg4SnYsQ5gzWFd688gD4c8b/?lang=pt#ModalDownloads. Acesso em: 10 jun. 2024.
MOREIRA, J. A.; HORTA, M. J. Educação e ambientes híbridos de aprendizagem: um processo de inovação sustentada. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66027. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/66027. Acesso em: 21 jun. 2024.
MOZZATO, A. Para além do ensino técnico: educação dialógico-emancipatória. Curitiba: UPF, 2003.
NERI, M. (coord.). Motivos da evasão escolar. Rio de Janeiro: FGV, 2015 Disponível em: http://191.241.229.250/bitstream/11465/1166/1/1789.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024.
NEGREIROS, Taise Cristina Gomes Clementino. O uso das TICs e aprendizagem flexível: contribuições ao debate crítico. Temporalis, v. 21, n. 41, p. 102-118, 2021. DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n41p102-118. Acesso em: 20 jun. 2024.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Repensar a educação: rumo a um bem comum mundial? Brasília: UNESCO, 2016. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000244670. Acesso em: 21 jun. 2024.
PASQUALLI, R.; SILVA, F. M. da; SILVA, V. G. da; OBERDERFER, L. P. Z. B. Trabalho como princípio educativo e pesquisa como princípio pedagógico nas oficinas de integração do ensino médio integrado. Teoria e Prática da Educação, v. 24, n. 3, p. 26-41, set./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.4025/tpe.v24i358923. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/58923. Acesso em: 20 jun. 2024.
PÉREZ GÓMEZ, A. I. As funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiência. In: SACRISTÁN, J. G.; PÉREZ GÓMEZ, Á. (eds.). Compreender e transformar e ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. p. 13-26.
PIKE, D. L.; CIABATTARI, T.; MESSINEO, M.; MONSON, R. A., SALAM, R. A. The sociology major in the changing landscape of higher education: curriculum, careers, and online learning. Washington, DC: American Sociological Association, 2017. Disponível em: https://elib.hcmussh.edu.vn/handle/HCMUSSH/138570. Acesso em: 18 jun. 2024.
PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants Part 2: Do they really think differently?. On the Horizon, v. 9, n. 6, p. 1-6, 2001.DOI: https://doi.org/10.1108/10748120110424843. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/10748120110424843/full/html. Acesso em: 19 jun. 2024.
QUEIROZ, L. D. Um estudo sobre a evasão escolar: para se pensar na inclusão escolar. Rev Bras Estudos Pedag, v. 64, n. 147, p. 38-69, 2006. Disponível em: http://www.educacao.go.gov.br/imprensa/documentos/arquivos/15%20-%20Manual%20de%20Gestão%20Pedagógico%20e%20Administrativo/2.10%20Combate%20à%20evasão/UM%20ESTUDO%20SOBRE%20A%20EVASÃO%20ESCOLAR%20-%20PARA%20PENSAR%20NA%20EVASÃO%20ESCOLAR.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024.
RAMOS, M. N. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SAVIANI, D. O choque teórico da politecnia. Trabalho, Educação e Saúde, v. 1, n. 1, p.131-152, mar. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462003000100010. Acesso em: 20 jun. 2024.
SCHALLENBERGER, E. A Ciência e a tecnologia na organização do espaço como instrumento de poder. In: ORSO, P. J.; GONCALVES, S. R.; LUZ, P. P.; ANJOS, A. L. S. (org.). Sociedade capitalista, educação e lutas de classes. São Paulo: Outras Expressões, 2014. v.1.
SELWYN, N. Education and technology third edition. 3. ed. New York, NY: Bloomsburry Academic, 2022.
SILVA, A. C. da. Resenha do livro: aprendizagem multimídia. Ensaio: Pesquisa Em Educação Em Ciências, Belo Horizonte, v. 19, 2017 DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172017190135. Acesso em: 20 jun. 2024.
SILVA, C. Institutos Federais, Lei 11.892, de 29/12/2008: comentários e reflexões. Natal, RN: Editora IFRN, 2009.
SODRÉ, Taisa dos Santos. Expansão urbana e migração em Parnamirim-RN. 2017. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia), Departamento de Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34626. Acesso em: 24 jun. 2024.
TRILLING, Bernie; FADEL, Charles. 21st century skills learning for life in our times. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2009.
VEIGA, I. P. A. A prática pedagógica do professor de didática. 10. ed. São Paulo: Papirus, 2008.
WARSCHAUER, M. Technology and social inclusion: rethinking the digital divide. Cambridge, MA: MIT Press, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rodrigo Siqueira Martins, Marcio Adriano de Azevedo (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.