IFRN GEEKS

uma abordagem integrada entre tecnologia e ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.6162

Palavras-chave:

Aprendizagem com recursos tecnológicos, Currículo escolar, Integração curricular, Nativos digitais

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa em nível de pós-doutorado em andamento no âmbito da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), Polo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Tem como objetivo analisar a motivação e os resultados do desenvolvimento do projeto de extensão IFRN Geeks que integra conteúdos técnicos com propedêuticos e de formação geral, ou da matriz do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), estimulando o ensino e a aprendizagem com o uso da Linguagem e suas Tecnologias, como plataformas online, dispositivos móveis e tecnologias de programação e robótica. A metodologia incluiu a integração teórico-conceitual de Ciências Sociais e Humanas, Códigos e Linguagens com recursos tecnológicos. Resultados parciais mostram aumento significativo no engajamento dos estudantes e na compreensão dos conteúdos, evidenciando o potencial do projeto para melhorar a qualidade do processo educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Siqueira Martins, IFRN

Possui graduação em Engenharia da Computação pela Universidade Potiguar (2001), mestrado em Engenharia Elétrica e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006), doutorado em Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014) e Pós-Doutorado pela Universidade de Lancaster - Inglaterra pela Escola de Computação e Comunicação. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e aluno do programa de Doutorado em Ensino - RENOEN. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teleinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de computadores, segurança da informação, gerenciamento de redes, sistemas operacionais, internet das coisas, bem como em detecção de falhas, redes neurais, e aprendizagem de máquina.

Marcio Adriano de Azevedo, IFRN

Graduado em Pedagogia pela UFRN (2000). Especialista em Processos Educacionais pela UFRN (2003). Mestre (2006) e Doutor (2010) em Educação (Política e Gestão), pela UFRN. Cursou estágio Pós-Doutoral em Sociologia da Educação, pela Universidade do Minho/Portugal (2013-2014); e Pós-Doutorado em Educação e Estudos Sociorreligiosos pela Universidad Nacional Costa Rica (UNA). É Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Professor do Quadro Docente Permanente do Doutorado em Ensino da Rede Nordeste de Ensino/RENOEN - Polo Mossoró do IFRN e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT - IFRN/Campus Mossoró. Temas de interesse: Avaliação de políticas públicas, Educação profissional, Formação e trabalho docente, Políticas e Diretrizes Curriculares, Cultura Escolar, Educação do Campo e Povos Tradicionais. Membro de Associações acadêmico-científicas brasileiras, como a ANPED, a SBPC e a Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação, e de associações internacionais, como a Rede Latino-Americana de Diálogos Decoloniais e Interculturais - REDYALA. Líder do Observatório de Políticas Públicas em Educação Profissional - OppEP-IFRN-CNPq: https://oppep.ifrn.edu.br/.

Referências

ARROYO, M. Outros sujeitos, outras pedagogias. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

BACHA, Maria de Lourdes; UTSUNOMIYA, Fred Izumi; SANTOS, Jorgina; SCHAUN, Ângela; REIS, Mariza. Mídia Celular: uso pela população de renda baixa. Revista Extraprensa, São Paulo, v. 3, n. 3, p. 499–510, 2010. DOI: 10.11606/extraprensa2010.77187. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/extraprensa/article/view/77187. Acesso em: 20 jun. 2024.

BANCO MUNDIAL. Aprendizagem para todos: investir nos conhecimentos e competências das pessoas para promover o desenvolvimento. Washington, 2011. Disponível em: https://documents1.worldbank.org/curated/en/461751468336853263/pdf/644870WP00PORT00Box0361538B0PUBLIC0.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (Terceira Versão). Brasília, DF: MEC. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024.

FERNANDES, F. das C. de M., TABOSA, W. A. F. Instituto Federal: uma organização composta de organizações. Natal: Editora IFRN, 2018.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2009.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. Ensino médio: ciência, cultura e trabalho. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2004.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo, SP: Cortez, 2005.

GANBOA, Silvio Sanchez. A globalização e os desafios da educação no limiar do novo século. In: LOMBARDI, José Claudinei (org.). Globalização, pós-modernidade e educação: história, filosofia e temas transversais. Campinas: Associados, 2001.

GOMES, R. W. G. de M. Conhecendo a matriz de referência do ENEM: os eixos cognitivos - Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Revista Docentes, v. 3, n. 6, p. 11-18, 2018. Disponível em: https://periodicos.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/2. Acesso em: 16 jun. 2024.

HARVEY, D. A condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1993.

MACHADO, E. A. Avaliar é ser sujeito ou sujeitar-se?: elementos para uma genealogia da avaliação. Mangualde, PT: Pedago, 2013.

MENDES, M. S. Da inclusão à evasão escolar: o papel da motivação no ensino médio. Estudos de Psicologia, v. 30, n. 2, p. 261-265, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/Pg4SnYsQ5gzWFd688gD4c8b/?lang=pt#ModalDownloads. Acesso em: 10 jun. 2024.

MOREIRA, J. A.; HORTA, M. J. Educação e ambientes híbridos de aprendizagem: um processo de inovação sustentada. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66027. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/66027. Acesso em: 21 jun. 2024.

MOZZATO, A. Para além do ensino técnico: educação dialógico-emancipatória. Curitiba: UPF, 2003.

NERI, M. (coord.). Motivos da evasão escolar. Rio de Janeiro: FGV, 2015 Disponível em: http://191.241.229.250/bitstream/11465/1166/1/1789.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024.

NEGREIROS, Taise Cristina Gomes Clementino. O uso das TICs e aprendizagem flexível: contribuições ao debate crítico. Temporalis, v. 21, n. 41, p. 102-118, 2021. DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n41p102-118. Acesso em: 20 jun. 2024.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Repensar a educação: rumo a um bem comum mundial? Brasília: UNESCO, 2016. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000244670. Acesso em: 21 jun. 2024.

PASQUALLI, R.; SILVA, F. M. da; SILVA, V. G. da; OBERDERFER, L. P. Z. B. Trabalho como princípio educativo e pesquisa como princípio pedagógico nas oficinas de integração do ensino médio integrado. Teoria e Prática da Educação, v. 24, n. 3, p. 26-41, set./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.4025/tpe.v24i358923. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/58923. Acesso em: 20 jun. 2024.

PÉREZ GÓMEZ, A. I. As funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiência. In: SACRISTÁN, J. G.; PÉREZ GÓMEZ, Á. (eds.). Compreender e transformar e ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. p. 13-26.

PIKE, D. L.; CIABATTARI, T.; MESSINEO, M.; MONSON, R. A., SALAM, R. A. The sociology major in the changing landscape of higher education: curriculum, careers, and online learning. Washington, DC: American Sociological Association, 2017. Disponível em: https://elib.hcmussh.edu.vn/handle/HCMUSSH/138570. Acesso em: 18 jun. 2024.

PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants Part 2: Do they really think differently?. On the Horizon, v. 9, n. 6, p. 1-6, 2001.DOI: https://doi.org/10.1108/10748120110424843. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/10748120110424843/full/html. Acesso em: 19 jun. 2024.

QUEIROZ, L. D. Um estudo sobre a evasão escolar: para se pensar na inclusão escolar. Rev Bras Estudos Pedag, v. 64, n. 147, p. 38-69, 2006. Disponível em: http://www.educacao.go.gov.br/imprensa/documentos/arquivos/15%20-%20Manual%20de%20Gestão%20Pedagógico%20e%20Administrativo/2.10%20Combate%20à%20evasão/UM%20ESTUDO%20SOBRE%20A%20EVASÃO%20ESCOLAR%20-%20PARA%20PENSAR%20NA%20EVASÃO%20ESCOLAR.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024.

RAMOS, M. N. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SAVIANI, D. O choque teórico da politecnia. Trabalho, Educação e Saúde, v. 1, n. 1, p.131-152, mar. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462003000100010. Acesso em: 20 jun. 2024.

SCHALLENBERGER, E. A Ciência e a tecnologia na organização do espaço como instrumento de poder. In: ORSO, P. J.; GONCALVES, S. R.; LUZ, P. P.; ANJOS, A. L. S. (org.). Sociedade capitalista, educação e lutas de classes. São Paulo: Outras Expressões, 2014. v.1.

SELWYN, N. Education and technology third edition. 3. ed. New York, NY: Bloomsburry Academic, 2022.

SILVA, A. C. da. Resenha do livro: aprendizagem multimídia. Ensaio: Pesquisa Em Educação Em Ciências, Belo Horizonte, v. 19, 2017 DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172017190135. Acesso em: 20 jun. 2024.

SILVA, C. Institutos Federais, Lei 11.892, de 29/12/2008: comentários e reflexões. Natal, RN: Editora IFRN, 2009.

SODRÉ, Taisa dos Santos. Expansão urbana e migração em Parnamirim-RN. 2017. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia), Departamento de Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34626. Acesso em: 24 jun. 2024.

TRILLING, Bernie; FADEL, Charles. 21st century skills learning for life in our times. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2009.

VEIGA, I. P. A. A prática pedagógica do professor de didática. 10. ed. São Paulo: Papirus, 2008.

WARSCHAUER, M. Technology and social inclusion: rethinking the digital divide. Cambridge, MA: MIT Press, 2003.

Downloads

Publicado

2024-11-15

Como Citar

Martins, R. S. ., & Azevedo, M. A. de . (2024). IFRN GEEKS: uma abordagem integrada entre tecnologia e ensino. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(34). https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.6162

Edição

Seção

Artigos