PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

insurgências, resistências e afetos como políticas de vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.6171

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas, Ensino na Graduação e Pós-graduação, Decolonialidade, Corazonar

Resumo

Este artigo surge de insurgências pedagógicas vivenciadas em uma disciplina do Doutorado em Educação na Universidade Federal de Sergipe. Reflete sobre novas possibilidades no ensino da pós-graduação, desafiando o modelo ocidental que separa corpo e mente, razão e emoção. Com uma abordagem decolonial, explora-se novas maneiras de perceber e habitar o mundo. A partir das experiências de discentes e docentes, destaca-se o movimento "corazonar" como prática disruptiva, rompendo com os sentidos hegemônicos do conhecimento e dialogando sobre sabedorias diversas nas salas de aula e na vida. As aspirações centram-se na construção de comunidades de aprendizagem, onde cada voz é valorizada, promovendo a autonomia do educando e pautando-se pela equidade (hooks, 2017). Conclui-se que é tempo de insurgência em Abya Yala, valorizando as margens nos debates educacionais, desaprendendo conceitos arraigados e reconhecendo a centralidade das sabedorias diversas.

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Biografia do Autor

Guilherme Henrique da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Licenciado em História – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri; Mestre em Educação – Universidade Federal de Sergipe; Doutorando em Educação – Universidade Federal de Sergipe; Grupo de Pesquisa Educação História e Interculturalidade Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Diversidade. E-mail: guilherme.henrique@msn.com.

Marizete Lucini, Universidade Federal de Sergipe

Licenciada em História – Universidade de Sanra Cruz do Sul; Mestra em Educação – Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Doutora em Educação – Universidade Estadual de Campinas; Universidade Federal de Sergipe; Grupo de Pesquisa Educação História e Interculturalidade Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Diversidade. E-mail: marizetelucini@gmail.com.

 

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Publicado

2024-11-15

Como Citar

Silva, G. H. da ., & Lucini, M. (2024). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: insurgências, resistências e afetos como políticas de vida. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(34). https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.6171

Edição

Seção

Artigos