A REVOLTA DAS SAIAS

o ativismo das normalistas fortalezenses em maio de 1968

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.6210

Palavras-chave:

Escola Estadual Justiniano de Serpa, Revolta das Saias, Movimento Estudantil, Ditadura militar, Acordos MEC-Usaid

Resumo

O artigo revisitou o ativismo de estudantes fortalezenses contra a cobrança de taxas escolares e tentativa de privatização do ensino público secundarista em 1968. A metodologia passa pela revisão bibliográfica, o escrutínio de matérias de jornais, análise de narrativas de coetâneos do movimento estudantil e a pesquisa no Relatório depositado no Arquivo Público do Estado do Ceará, no qual a diretora da Escola Normal narrou ao Secretário de Polícia sua versão para a expulsão da presidente do Grêmio estudantil, entregando panfletos subscritos por Centro dos Estudantes Secundários do Ceará, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e União Nacional dos Estudantes com conteúdo de subversão à ordem política e social. A aluna banida foi impedida de estudar em Fortaleza e a colega foi presa por agentes do Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna. O contraditório emerge das memórias que ressignificaram a narrativa oficial cristalizada no tempo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Gorayeb Sucupira, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Educação (2021), pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do
Ceará, (Faced-UFC), com estágio doutoral na Universidad de Huelva (UHU), Espanha, como
pesquisadora CAPES, com bolsa PDSE, de agosto de 2019 a janeiro de 2020. Pós-doutorado em
Educação pela Faced-UFC (em curso). Pedagoga na Secretaria Municipal de Educação SME-
Fortaleza, Ceará (desde 2010). Professora Pesquisadora em: NHiME - Núcleo História e
Memória da Educação (Faced-UFC) (2014); GEPHEC - Grupo de Pesquisa em História da
Educação do Ceará (CNPq) (2021); Grupo de pesquisa LAPETHI - Laboratório de Pesquisas em
Teoria da História e Interdisciplinaridades, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
(UFRRJ) (2022).

José Gerardo Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professor Titular de Filosofia da Educação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC. Possui Licenciatura em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (1988), Bacharelado em Filosofia Política pela Universidade Estadual do Ceará (1989), Especialização em Filosofia Política pela Universidade Estadual do Ceará (1990), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1993), Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1997), Pós-Doutorado em Artes Cênicas, pela Escola de Teatro, da Universidade Federal da Bahia (2002), Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011 - 2012), Pós-Doutorado em História da Educação pelo Centro de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte ( 2015 - 2016 ). Pós-Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2021 - ) Editor da Revista Educação em Debate PPGE/UFC ( 1995 - 2010). Vice-Coordenador do PPGE/UFC (2009 -2011). Tutor do PET Pedagogia da UFC (2010-2015) (2020 - ). É líder do Grupo de Pesquisa de História e Memória da Educação do CNPq - NHIME. Tem experiência na área de Educação e Política, com ênfase em Filosofia da Educação, Filosofia Política, História da Educação e Antropologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia Política, Filosofia da Educação Contemporânea (Nietzsche e Foucault) e História e Memória da Educação (Biografias de Educadores do século XX e XXI/ Narrativas de mulheres educadoras militantes no contexto do pós-1964) e Antropologia da Educação (disciplinamento do corpo, sexualidade, práticas de escrita na cadeia, cultura negra/capoeira e educação quilombola). - ORCID - http://orcid.org/0000-0003-0559-2642 .

Referências

ACEVEDO-TARAZONA, Álvaro. Educación, reformas y movimientos universitarios en Colombia: apuestas y frustraciones por un proyecto modernizador en el siglo XX. Revista de Estudios Sociales, Bogotá, n. 53, p. 102-111, 2015.

ACEVEDO-TARAZONA, Álvaro. El movimento estudiantil entre dos épocas: cultura política, roles e consumos. Años Sesenta, Nariño, n. 6-7, p. 161-176, 2004.

ACEVEDO-TARAZONA, Álvaro. Modernización universitaria y protesta estudiantil en Colombia: el caso de la Universidad Industrial de Santander (1953-1977). Anuario de Historia Regional y de las Fronteras, Bogotá, v. 17-2, p. 371-399, 2012.

ALBERTI, Verena. Manual de História Oral. Rio de Janeiro: FGV, 2005.

AMORIM, Luiza. Adísia Sá: uma biografia. Fortaleza: Omni, 2005.

AZUL, Maria do Carmo Moreira Serra. Em entrevista concedida por Maria do Carmo Moreira Serra Azul (Cacau) aos pesquisadores em 5 de janeiro de 2017, em Fortaleza. Fortaleza, 2017.

BAHAMONDE-RODRÍGUEZ, María; PÉREZ-MORA, Cristina; GARCÍA-DELGADO, Francisco Javier. Reflexiones acerca de los trabajos fin de grado y fin de máster. In: XAVIER, Antônio Roberto; FERREIRA, Tereza Maria da Silva; MATOS, Camila Saraiva (org.). Pesquisas educacionais: abordagens teórico-metodológicas. Fortaleza: UECE, 2018. p. 38-76.

BARROS, José D'Assunção. O jornal como fonte histórica. Petrópolis: Vozes, 2023.

BORGES, Suzana Maria Capelo. Em entrevista concedida por Suzana Maria Capelo Borges aos pesquisadores em 1º de junho de 2023, em Fortaleza. Fortaleza, 2023.

BRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 28 nov. 1968.

BRASIL. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas em seres humanos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 13 dez. 2012.

CARRILO-LINARES, Alberto. Subversivos y malditos en la Universidad de Sevilla (1965-1977). Sevilla: Fundación Centro de Estudios Andaluces, 2008.

CARVALHO, Alba Maria Pinho de. O exercício do ofício da pesquisa e o desafio da construção metodológica. In: BAPTISTA, Maria Manuel (org.). Cultura: metodologias e investigação. Coimbra: Grácio, 2012. p. 127-148.

DELGADO, Kevyn Simon. El Partido Comunista Mexicano y el movimiento estudiantil de 1968: enfrentamiento, aportación e impacto. 2013. 243 f. Tesis (Doctorado en Historia) – Programa de Postgrado en Historia, Universidad Autónoma de Querétaro, Querétaro, 2013.

ESTEVES, Carla Hiolanda. Entrevistar crianças/jovens: relato de uma experiência em contexto hospitalar. Saber & Educar, Porto, n. 19, p. 96-105, 2014.

FERRAROTTI, Franco. História e histórias de vida: o método biográfico nas Ciências Sociais. Natal: UFRN, 2014.

FILHO, José Maria Mapurunga. Em entrevista concedida por José Maria Mapurunga Filho aos pesquisadores em 6 de abril de 2023, em Fortaleza. Fortaleza, 2023.

FUENTES, Carlos. Em 68: Paris, Praga e México. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

GERMANO, José Willington. Estado militar e educação no Brasil. São Paulo: Cortez, 2011.

GROPPO, Luís Antônio; SILVEIRA, Isabella Batista. Juventude, classe social e política: reflexões teóricas inspiradas pelo movimento das ocupações estudantis no Brasil. Revista Argumentum, Vitória, v. 12, p. 7-21, 2020.

GUZMÁN, Héctor Jiménez. El 68 y sus rutas de interpretación: una crítica historiográfica. 2011. 240 f. Tesis (Maestría en Historiografía de México) – Programa de Postgrado en Historiografía de México, Universidad Autónoma Metropolitana Azcapotzalco, Ciudad de México, DF, 2011.

HERNÁNDEZ-HUERTA, José Luis. Representações dos movimentos estudantis brasileiros na imprensa diária durante o ano de 1968. De Calabouço à missa do sétimo dia. História da Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 54, p. 47-70, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/76888. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/76888/pdf. Acesso em: 5 fev. 2024.

HIPPOLITO, Lúcia. De raposas e reformistas: o PSD e a experiência democrática de 1945 a 1964. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

KRISCHKE, Paulo José. A igreja e as crises políticas no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1979.

LIMAVERDE, Lucíola; CARVALHO, Gilmar de. Jornal O Ceará: exemplo de mídia combativa na década de 1920. In: INTERCOM, 31., 2008, Natal. Anais do XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Natal: Intercom, 2008. Disponível em: https://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-1785-1.pdf . Acesso em: 14 out. 2021.

MAIA JÚNIOR, Edmilson Alves. Memórias de luta: ritos políticos do movimento estudantil universitário (Fortaleza, 1962-1969). Fortaleza: UFC, 2008.

MAIA, Roberta Kelly Santos. “O Dono do Terreiro”: o jornalista, político e professor Luiz Campos. 2010. 120 p. Monografia (Graduação em Comunicação Social) – Programa de Graduação em Comunicação Social, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.

MEIHY José Carlos Sebe; HOLANDA, Fabíola. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2015.

MINAYO, C. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

MOTTA, Rodrigo Patto Sá. As universidades e o regime militar: cultura política brasileira e modernização autoritária. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

NAPOLITANO, Marcos. 1964: história do regime militar brasileiro. São Paulo: Contexto, 2014.

NOGUEIRA, Mirtes Semeraro de Alcântara. Em entrevista concedida por Mirtes Semeraro de Alcântara Nogueira aos pesquisadores em 11 de março de 2023, em Fortaleza. Fortaleza, 2023.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2000.

PINA, F. Acordo MEC-USAID: ações e reações (1966-1968). In: ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA: PODER, VIOLÊNCIA E EXCLUSÃO, 19., 2008, São Paulo. Anais do XIX Encontro Regional da ANPUH “Poder, Violência E Exclusão”. São Paulo: USP, 2008. p. 1-10.

PONTES, João Batista Arruda. Em entrevista concedida por João Arruda aos pesquisadores em 5 de abril de 2023, em Fortaleza. Fortaleza, 2023.

RAMALHO, Braulio Eduardo Pessoa. Foi assim!: o movimento estudantil no Ceará (1928-1968). Fortaleza: ABC, 2002.

RIOS, Renato. A cultura política de João Brígido dos Santos: política, maçonaria e imprensa (1859 – 1919). Bilros, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 101-124, 2014. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7579/6351. Acesso em: 6 fev. 2024.

ROMO, Andrés Donoso. El movimento estudiantil mexicano de 1968 en clave latinoamericana: aproximación a las nociones de educación y transformación social. História Crítica, Bogotá, n. 63, p. 137-157, 2017.

SALAZAR, Patricia Badenes. Fronteras de papel: el mayo francés en la España del 68. Madrid: Cátedra, 2018.

SERRA AZUL, Maria do Carmo Moreira Serra Azul (Cacau). Em entrevista concedida por Mirtes Semeraro de Alcântara Nogueira aos pesquisadores em 5 de janeiro de 2023, em Fortaleza. Fortaleza, 2023.

SILVA, Antonio Marcos de Sousa; SOUSA, Lucas Marcelo Tomaz de. Passeata dos cem mil em perspectiva: movimentos sociais, educação e política. Educação como Forma de Socialização, Fortaleza, p. 63-93, 2018.

SILVA, Rafael Viana da. O Movimento Estudantil Libertário (MEL) e o Maio de 1968 brasileiro. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, n. 18, p. 76-88, 2018.

SUCUPIRA, Tânia Gorayeb. Movimentos estudantis na UFC e ecos de resistência de 1968 e 2016. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.

VASCONCELOS, José Gerardo. Memórias do silêncio: militantes de esquerda no Brasil autoritário. Fortaleza: EUFC, 1998.

VASCONCELOS, José Gerardo; ARAÚJO, Marta Maria de. Narrativas de mulheres educadoras militantes no contexto autoritário brasileiro (1964-1979). Fortaleza: UECE: Imprece, 2016.

VENTURA, Zuenir. 1968: O ano que não terminou. 2. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2018.

XAVIER, Antônio Roberto; FERREIRA, Tereza Maria da Silva; MATOS, Camila Saraiva (org.). Pesquisas educacionais: abordagens teórico-metodológicas. Fortaleza: UECE, 2018.

Downloads

Publicado

2024-11-15

Como Citar

Sucupira, T. G., & Vasconcelos, J. G. . (2024). A REVOLTA DAS SAIAS: o ativismo das normalistas fortalezenses em maio de 1968. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(34). https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.6210

Edição

Seção

Artigos