ESTUDANDO FRAÇÕES

parangolés de ações em uma aula de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.6213

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Ciclo de Ações Coletivo, Parangolés, Interações, Ensino Fundamental

Resumo

Neste artigo apresentamos um estudo sobre aprendizagem com tecnologias digitais, em especial o computador conectado a um projetor multimídia, em uma aula de Matemática. O objetivo foi o de analisar como ocorrem ciclos de ações coletivos em uma aula de matemática com uso de projetor multimídia para o ensino de adição de frações. Os dados foram produzidos em uma turma do 6º ano de uma escola da rede pública de Manaus-AM e fazem parte de uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento. A análise dos dados foi realizada a partir de estudos sobre Ciclo de Ações Coletivo e Parangolé de Ações. Como resultado deste estudo, pode-se destacar que o uso do projetor multimídia favoreceu a construção coletiva do conhecimento de estudantes da turma investigada, que externalizaram suas reflexões, decorrentes de internalizações individuais, ao vivenciarem parangolés e Ciclos de Ações Coletivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Caroline Lima de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutoranda do PPG em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), vinculada à linha de pesquisa em Tecnologias e Educação Matemática. Possui mestrado em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), especialização em Ensino de Matemática pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e licenciatura em Matemática pela UEA.  Atualmente, é professora de matemática concursada pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC). 

Claudia Steffany da Silva Miranda, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Possui graduação em matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010). Possui Mestrado em Educação Matemática pela UFMS (2012).Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos virtuais e aprendizagem com uso de computador. Possui experiência em tutoria à distância e como professora da rede pública de ensino. Atualmente professora do quadro efetivo da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande MS. Integrante do grupo de Pesquisa GETECMAT (Grupo de Estudos de Tecnologias e Educação Matemática). Doutoranda em Educação Matemática no PPGEduMat (UFMS/Campo Grande).

Suely Scherer, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

rofessora associada na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, atuando nos Programas de Pós-graduação em Educação e Educação Matemática. É doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui pós-doutorado em Educação pela UFPR com estágio científico na Universidade de Lisboa. Desenvolve e orienta pesquisas na área de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, investigando questões relacionadas ao currículo escolar e cultura digital, aprendizagem e formação de professores. É líder do Getecmat - Grupo de Estudo em Tecnologia e Educação Matemática.

Referências

CARVALHO, Sérgio Freitas de. Parangolés de ações e Lousa Digital: movimentos de aprendizagem em aulas de matemática. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2019.

CARVALHO, Sérgio Freitas; SCHERER, Suely. Parangolés de ações e Ciclo de Ações coletivo: uma proposta teórica para discutir interações e aprendizagem com o uso de Lousa Digital. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 36, n. 113, p. 85–104, 2021. DOI: 10.21527/2179-1309.2021.113.85-104. Disponível em: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/10030. Acesso em: 20 nov. 2022.

CURY, Helena Noronha. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

FLECK, Ludwik. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte:

Fabrefactum, 2010.

KENSKI, Vani Moreira. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista diálogo educacional, Curitiba, v. 4, n. 10, p. 47-56, 2003.

OLIVEIRA, Ádamo Duarte de. Linguagem Digital, Celulares e Geometria Analítica: Encontros com Alunos do Ensino Médio. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2019.

VALENTE, José Armando. A espiral da espiral de aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. Tese (Livre Docência) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

Downloads

Publicado

2024-11-15

Como Citar

Souza, A. C. L. de, Miranda, C. S. da S. ., & Scherer, S. (2024). ESTUDANDO FRAÇÕES : parangolés de ações em uma aula de matemática. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(34). https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.6213

Edição

Seção

Artigos