ESTUDANDO FRAÇÕES
parangolés de ações em uma aula de matemática
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.6213Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Ciclo de Ações Coletivo, Parangolés, Interações, Ensino FundamentalResumo
Neste artigo apresentamos um estudo sobre aprendizagem com tecnologias digitais, em especial o computador conectado a um projetor multimídia, em uma aula de Matemática. O objetivo foi o de analisar como ocorrem ciclos de ações coletivos em uma aula de matemática com uso de projetor multimídia para o ensino de adição de frações. Os dados foram produzidos em uma turma do 6º ano de uma escola da rede pública de Manaus-AM e fazem parte de uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento. A análise dos dados foi realizada a partir de estudos sobre Ciclo de Ações Coletivo e Parangolé de Ações. Como resultado deste estudo, pode-se destacar que o uso do projetor multimídia favoreceu a construção coletiva do conhecimento de estudantes da turma investigada, que externalizaram suas reflexões, decorrentes de internalizações individuais, ao vivenciarem parangolés e Ciclos de Ações Coletivos.
Downloads
Referências
CARVALHO, Sérgio Freitas de. Parangolés de ações e Lousa Digital: movimentos de aprendizagem em aulas de matemática. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2019.
CARVALHO, Sérgio Freitas; SCHERER, Suely. Parangolés de ações e Ciclo de Ações coletivo: uma proposta teórica para discutir interações e aprendizagem com o uso de Lousa Digital. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 36, n. 113, p. 85–104, 2021. DOI: 10.21527/2179-1309.2021.113.85-104. Disponível em: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/10030. Acesso em: 20 nov. 2022.
CURY, Helena Noronha. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
FLECK, Ludwik. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte:
Fabrefactum, 2010.
KENSKI, Vani Moreira. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista diálogo educacional, Curitiba, v. 4, n. 10, p. 47-56, 2003.
OLIVEIRA, Ádamo Duarte de. Linguagem Digital, Celulares e Geometria Analítica: Encontros com Alunos do Ensino Médio. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2019.
VALENTE, José Armando. A espiral da espiral de aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. Tese (Livre Docência) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Caroline Lima de Souza, Claudia Steffany da Silva Miranda, Suely Scherer (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.