A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.6236

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Formação docente, Ensino de ciências

Resumo

A interdisciplinaridade é um termo comum no cenário das pesquisas, documentos e diretrizes para a educação brasileira. Pesquisas recentes alertam que, dentre outros aspectos, não cabe mais uma formação docente de forma linear e fragmentada. A partir da aplicação de 31 questionários, esta pesquisa objetivou analisar de que maneira a interdisciplinaridade está presente na formação inicial dos professores das áreas das Ciências Naturais. Participaram deste estudo sujeitos que concluíram ou nos anos finais da graduação em licenciaturas áreas das Ciências Naturais e do curso de licenciatura em Ciências Naturais. Os resultados apontaram conhecimentos adequados sobre a interdisciplinaridade de parte dos sujeitos participantes. No entanto, as instituições não são responsáveis de forma sistêmica pela construção desses conhecimentos. Os participantes desta pesquisa também apontaram os desafios para a promoção de práticas interdisciplinares, bem como as possíveis articulações interdisciplinares de suas disciplinas.

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Biografia do Autor

Daniel Figueira de Aquino, CEFET/RJ

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFRRJ. Professor de Ciências da rede privada, Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação pelo CEFET/RJ e Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do CEFET/RJ.

Taís Conceição dos Santos

Possui graduação em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2007) e Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde também pela Fundação Oswaldo Cruz (2015). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Além disso, atua como docente de Química no Ensino Médio, também no CEFET/RJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Interdisciplinaridade, CTS, CTSA e Práticas Pedagógicas.

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Publicado

2024-11-15

Como Citar

Aquino, D. F. de ., & Santos, T. C. dos . (2024). A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(34). https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.6236

Edição

Seção

Artigos