A MATEMÁTICA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DOS PAÍSES FUNDADORES DO MERCOSUL
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.6240Palavras-chave:
Educação Matemática, Currículo, Infância, Criança, Noções matemáticasResumo
Este artigo tem como objetivo verificar como e quais noções matemáticas são abordadas nos documentos oficiais da Educação Infantil dos países fundadores do Mercado Comum do Sul (Mercosul): Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Nessa etapa, as crianças se relacionam com a Matemática por meio da abordagem de noções matemáticas, respeitando o seu estágio de desenvolvimento. Assim, esta pesquisa documental analisou oito documentos oficiais e verificou que as noções apresentadas são relacionadas ao conceito de número, às medidas, ao espaço e forma e ao tratamento da informação, devendo ser abordadas de maneira integrada. As propostas pedagógicas defendidas devem envolver atividades lúdicas, jogos pedagógicos, experiências infantis, resolução de problemas e exploração de tentativas e erros.
Downloads
Referências
ARGENTINA. Ley Federal de Educación nº 24.195, abril 19 de 1993. Senado y Cámara de Diputados de la Nación Argentina: Buenos Aires, 1993. Disponível em: https://siteal.iiep.unesco.org/sites/default/files/sit_accion_files/6134.pdf. Acesso em: 21 mar. 2023.
ARGENTINA. Ley no 27.045. Educación Inicial. Ley no 26.206. Modificación. Senado y Cámara de Diputados de la Nación Argentina: Buenos Aires, 2014. Disponível em: https://www.argentina.gob.ar/normativa/nacional/ley-27045-240450/texto. Acesso em: 20 mar. 2023.
ARGENTINA. Ministerio de Educación. Ley de Educación Nacional no 26.206, del diciembre 14 de 2006. Senado y Cámara de Diputados de la Nación Argentina: Buenos Aires, 2006a. Disponível em: http://www.bnm.me.gov.ar/giga1/documentos/EL002610.pdf. Acesso em: 10 mar. 2023.
BATISTA, Luender Augusto de Jesus. Dificuldades enfrentadas pelo Mercosul para atingir o patamar de Mercado Comum, sob a ótica jurídica. Dissertação de Mestrado em Direitos e Negócios Internacionais - Universidad Europea del Atlántico, Unaí/MG, 2021. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/1112/864. Acesso em: 28 fev. 2023.
BRASIL. A educação infantil nos países do Mercosul: análise comparativa da legislação. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília/DF: MEC/SEB, 2013a. 132 p. Disponível em: http://primeirainfancia.org.br/wp-content/uploads/2016/01/mercosul1.pdf. Acesso em: 30 out. 2022.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília/DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 01 nov. 2022.
BRASIL. Emenda constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc59.htm. Acesso em: 21 mar. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica – Brasília/DF: MEC, SEB, DICEI, 2013b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 mar. 2023.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília/DF: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 dez. 2022.
BUENOS AIRES. Dirección General de Cultura y Educación. Gobierno de la Provincia de Buenos Aires. Diseño Curricular para la Educación Inicial. Subsecretaría de Educación: La plata, Buenos Aires, 2022. Disponível em: http://encr.pw/FMAvk. Acesso em: 07 abr. 2023.
CÓRDOBA. Ministerio de Educación de la Provincia de Córdoba. Secretaría de Educación. Diseño Curricular de la Educación Inicial 2011-2020. Subsecretaría de Promoción de Igualdad y Calidad Educativa: Córdoba, 2011. Disponível em: https://www.igualdadycalidadcba.gov.ar/SIPEC-CBA/publicaciones/EducacionInicial/DCJ_Inicial-23-02-2018.pdf. Acesso em: 07 abr. 2023.
DALLABONA, Sandra Regina; MENDES, Sueli Maria Schmitt. O lúdico na Educação Infantil: jogar, brincar, uma forma de educar. Revista de divulgação técnico-científica do ICPG, Blumenau/SC, v. 1, n. 4, p. 107-112, 2004. Disponível em: https://www.inesul.edu.br/professor/arquivos_alunos/doc_1311627172.pdf. Acesso em: 23 jan. 2023.
DIAS, Cristiane de Fátima Budek. et al. É possível ensinar estocástica para crianças da Educação Infantil? Uma análise à luz da Teoria de Bruner. Revista Bolema, Rio Claro/SP, v. 34, n. 66, p. 157-177, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n66a08. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/9jPtgFTbgRRJxMfpcjXq6fw/?lang=pt. Acesso em: 09 mai. 2023.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo/SP: Atlas, 2002. Disponível em: http://www.uece.br/nucleodelinguasitaperi/dmdocuments/gil_como_elaborar_projeto_de_pesquisa.pdf. Acesso em: 11 fev. 2023.
KAMII, Constance. A criança e o número: Implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação com escolares de 4 a 6 anos. 21. ed. Campinas/SP: Papirus, 1996. Tradução: Regina A. de Assis.
MERCOSUL. Tratado de Assunção. Estabelece a Constituição do Mercosul. Assunção, 26 de março de 1991. Disponível em: https://www.mercosur.int/tratado-de-assuncao/. Aceso em: 28 fev. 2023.
MERCOSUR. En pocas palabras. Disponível em: https://www.mercosur.int/quienes-somos/en-pocas-palabras/. Acesso em: 28 fev. 2023.
PARAGUAY. Ministerio de Educación y Cultura. Decreto nº 6.162, de 15 de febrero de 2011. Reglamenta la Ley nº 4.088, que estabelece la obligatoriedad y gratuidade de la Educación Inicial y de la Educación Media. Asunción, 2011. Disponível em: https://siteal.iiep.unesco.org/sites/default/files/sit_accion_files/py_3184.pdf. Acesso em: 21 mar. 2023.
PARAGUAY. Ministerio de Educación y Cultura. Ley General de Educación no 1.264, de 26 de mayo de 1998. Poder Legislativo, Asunción, 1998. Disponível em: https://www.pol.una.py/wp-content/uploads/2021/02/Ley1264GeneralDeEducacion.pdf. Acesso em: 20 mar. 2023.
PARAGUAY. Ministerio de Educación y Cultura. Marco Curricular de la Educación Inicial. Programa de Mejoramiento de la Educación Inicial y Preescolar. Asunción: MEC/BID, 2005. Disponível em: https://www.mec.gov.py/cms_v2/adjuntos/9517. Acesso em: 11 abr. 2023.
PARAGUAY. Ministerio de Educación y Cultura. Programa Educativo Maternal: Desde el nacimiento hasta los 3 años. Programa Escuela Viva desde la Educación Inicial. Asunción: MEC/BID, 2007. Disponível em: https://www.mec.gov.py/cms/?ref=294976-publicaciones-de-educacion-inicial. Acesso em: 11 abr. 2023.
PARAGUAY. Ministerio de Educación y Cultura. Programa para Jardín de Infantes y Preescolares. Asunción: AGR Servicios Gráficos S. A. 2004. Disponível em: https://www.mec.gov.py/cms_v2/adjuntos/19572?1678454777. Acesso em: 11 abr. 2023.
URUGUAY. Administración Nacional de Educación Pública. Programa de Educación Inicial y Primaria. Consejo de Educación Primaria. 3 ed. Montevideo, 2013. Disponível em: https://www.dgeip.edu.uy/documentos/normativa/programaescolar/ProgramaEscolar_14-6.pdf. Acesso em: 11 abr. 2023.
URUGUAY. Ley nº 17.015, de 13 de octubre de 1998. Dictanse normal referentes a la Educación Inicial que se dispensa a niños menores de seis años. Senado y la Cámara de Representantes de la República Oriental del Uruguay. Montevideo, 1998. Disponível em: https://siteal.iiep.unesco.org/sites/default/files/sit_accion_files/siteal_uruguay_0472.pdf. Acesso em: 21 mar. 2023.
URUGUAY. Ministerio de Educación y Cultura. Diseño Básico Curricular para niños y niñas de 0 a 36 meses. Montevideo: MEC, 2006. Disponível em: https://www.gub.uy/ministerio-educacion-cultura/comunicacion/publicaciones/diseno-basico-curricular. Acesso em: 11 abr. 2023.
URUGUAY. Ministerio de Educaión y Cultura. Ley General de Educación no 18.437, de 12 de diciembre del 2008. Montevideu, 2008. Disponível em: http://archivo.presidencia.gub.uy/sci/noticias/2010/03/ley_educacion.pdf. Acesso em: 14 out. 2022.
VASCONCELOS, Raphael Carvalho. Los 30 años del MERCOSUR: retos, logros y el futuro de la integración regional. Revista de la Secretaría del Tribunal Permanente de Revisión, Assunción, v. 9, n. 17, p. 162-171, 2021. DOI: https://doi.org/10.16890/rstpr.a9.n17.p162. Disponível em: https://revistastpr.com/index.php/rstpr/article/view/447. Acesso em: 28 fev. 2023.
WARKEN, Clara Inês. O processo de ensino e aprendizagem de noções matemáticas na Educação Infantil dos países fundadores do Mercosul: uma Revisão Sistemática da Literatura. 2024. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Cascavel/PR, 2024. Disponível em: https://encurtador.com.br/lF37v. Acesso em: 27 mai. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Clara Warken, Renata Camacho Bezerra, Richael Silva Caetano (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.