A MATEMÁTICA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DOS PAÍSES FUNDADORES DO MERCOSUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.6240

Palavras-chave:

Educação Matemática, Currículo, Infância, Criança, Noções matemáticas

Resumo

Este artigo tem como objetivo verificar como e quais noções matemáticas são abordadas nos documentos oficiais da Educação Infantil dos países fundadores do Mercado Comum do Sul (Mercosul): Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Nessa etapa, as crianças se relacionam com a Matemática por meio da abordagem de noções matemáticas, respeitando o seu estágio de desenvolvimento. Assim, esta pesquisa documental analisou oito documentos oficiais e verificou que as noções apresentadas são relacionadas ao conceito de número, às medidas, ao espaço e forma e ao tratamento da informação, devendo ser abordadas de maneira integrada. As propostas pedagógicas defendidas devem envolver atividades lúdicas, jogos pedagógicos, experiências infantis, resolução de problemas e exploração de tentativas e erros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clara Warken, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda em Educação em Ciências e Educação Matemática pela UNIOESTE. Mestra em Educação em Ciências e Educação Matemática pela UNIOESTE. Licenciada em Matemática pela UNIOESTE.

Renata Camacho Bezerra, UNIOESTE

Doutora em Educação pela UNESP. Mestra em Educação Matemática pela UNESP. Licenciada em Matemática pela UNESP. Professora adjunta do Centro de Engenharias e Ciências Exatas da UNIOESTE.

Richael Silva Caetano, UNIOESTE

Doutor em Educação para a Ciência pela UNESP. Mestre em Educação para a Ciência pela UNESP. Licenciado em Matemática pela UNESP. Professor adjunto do Centro de Engenharias e Ciências Exatas da UNIOESTE.

Referências

ARGENTINA. Ley Federal de Educación nº 24.195, abril 19 de 1993. Senado y Cámara de Diputados de la Nación Argentina: Buenos Aires, 1993. Disponível em: https://siteal.iiep.unesco.org/sites/default/files/sit_accion_files/6134.pdf. Acesso em: 21 mar. 2023.

ARGENTINA. Ley no 27.045. Educación Inicial. Ley no 26.206. Modificación. Senado y Cámara de Diputados de la Nación Argentina: Buenos Aires, 2014. Disponível em: https://www.argentina.gob.ar/normativa/nacional/ley-27045-240450/texto. Acesso em: 20 mar. 2023.

ARGENTINA. Ministerio de Educación. Ley de Educación Nacional no 26.206, del diciembre 14 de 2006. Senado y Cámara de Diputados de la Nación Argentina: Buenos Aires, 2006a. Disponível em: http://www.bnm.me.gov.ar/giga1/documentos/EL002610.pdf. Acesso em: 10 mar. 2023.

BATISTA, Luender Augusto de Jesus. Dificuldades enfrentadas pelo Mercosul para atingir o patamar de Mercado Comum, sob a ótica jurídica. Dissertação de Mestrado em Direitos e Negócios Internacionais - Universidad Europea del Atlántico, Unaí/MG, 2021. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/1112/864. Acesso em: 28 fev. 2023.

BRASIL. A educação infantil nos países do Mercosul: análise comparativa da legislação. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília/DF: MEC/SEB, 2013a. 132 p. Disponível em: http://primeirainfancia.org.br/wp-content/uploads/2016/01/mercosul1.pdf. Acesso em: 30 out. 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília/DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 01 nov. 2022.

BRASIL. Emenda constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc59.htm. Acesso em: 21 mar. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica – Brasília/DF: MEC, SEB, DICEI, 2013b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 mar. 2023.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília/DF: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 dez. 2022.

BUENOS AIRES. Dirección General de Cultura y Educación. Gobierno de la Provincia de Buenos Aires. Diseño Curricular para la Educación Inicial. Subsecretaría de Educación: La plata, Buenos Aires, 2022. Disponível em: http://encr.pw/FMAvk. Acesso em: 07 abr. 2023.

CÓRDOBA. Ministerio de Educación de la Provincia de Córdoba. Secretaría de Educación. Diseño Curricular de la Educación Inicial 2011-2020. Subsecretaría de Promoción de Igualdad y Calidad Educativa: Córdoba, 2011. Disponível em: https://www.igualdadycalidadcba.gov.ar/SIPEC-CBA/publicaciones/EducacionInicial/DCJ_Inicial-23-02-2018.pdf. Acesso em: 07 abr. 2023.

DALLABONA, Sandra Regina; MENDES, Sueli Maria Schmitt. O lúdico na Educação Infantil: jogar, brincar, uma forma de educar. Revista de divulgação técnico-científica do ICPG, Blumenau/SC, v. 1, n. 4, p. 107-112, 2004. Disponível em: https://www.inesul.edu.br/professor/arquivos_alunos/doc_1311627172.pdf. Acesso em: 23 jan. 2023.

DIAS, Cristiane de Fátima Budek. et al. É possível ensinar estocástica para crianças da Educação Infantil? Uma análise à luz da Teoria de Bruner. Revista Bolema, Rio Claro/SP, v. 34, n. 66, p. 157-177, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n66a08. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/9jPtgFTbgRRJxMfpcjXq6fw/?lang=pt. Acesso em: 09 mai. 2023.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo/SP: Atlas, 2002. Disponível em: http://www.uece.br/nucleodelinguasitaperi/dmdocuments/gil_como_elaborar_projeto_de_pesquisa.pdf. Acesso em: 11 fev. 2023.

KAMII, Constance. A criança e o número: Implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação com escolares de 4 a 6 anos. 21. ed. Campinas/SP: Papirus, 1996. Tradução: Regina A. de Assis.

MERCOSUL. Tratado de Assunção. Estabelece a Constituição do Mercosul. Assunção, 26 de março de 1991. Disponível em: https://www.mercosur.int/tratado-de-assuncao/. Aceso em: 28 fev. 2023.

MERCOSUR. En pocas palabras. Disponível em: https://www.mercosur.int/quienes-somos/en-pocas-palabras/. Acesso em: 28 fev. 2023.

PARAGUAY. Ministerio de Educación y Cultura. Decreto nº 6.162, de 15 de febrero de 2011. Reglamenta la Ley nº 4.088, que estabelece la obligatoriedad y gratuidade de la Educación Inicial y de la Educación Media. Asunción, 2011. Disponível em: https://siteal.iiep.unesco.org/sites/default/files/sit_accion_files/py_3184.pdf. Acesso em: 21 mar. 2023.

PARAGUAY. Ministerio de Educación y Cultura. Ley General de Educación no 1.264, de 26 de mayo de 1998. Poder Legislativo, Asunción, 1998. Disponível em: https://www.pol.una.py/wp-content/uploads/2021/02/Ley1264GeneralDeEducacion.pdf. Acesso em: 20 mar. 2023.

PARAGUAY. Ministerio de Educación y Cultura. Marco Curricular de la Educación Inicial. Programa de Mejoramiento de la Educación Inicial y Preescolar. Asunción: MEC/BID, 2005. Disponível em: https://www.mec.gov.py/cms_v2/adjuntos/9517. Acesso em: 11 abr. 2023.

PARAGUAY. Ministerio de Educación y Cultura. Programa Educativo Maternal: Desde el nacimiento hasta los 3 años. Programa Escuela Viva desde la Educación Inicial. Asunción: MEC/BID, 2007. Disponível em: https://www.mec.gov.py/cms/?ref=294976-publicaciones-de-educacion-inicial. Acesso em: 11 abr. 2023.

PARAGUAY. Ministerio de Educación y Cultura. Programa para Jardín de Infantes y Preescolares. Asunción: AGR Servicios Gráficos S. A. 2004. Disponível em: https://www.mec.gov.py/cms_v2/adjuntos/19572?1678454777. Acesso em: 11 abr. 2023.

URUGUAY. Administración Nacional de Educación Pública. Programa de Educación Inicial y Primaria. Consejo de Educación Primaria. 3 ed. Montevideo, 2013. Disponível em: https://www.dgeip.edu.uy/documentos/normativa/programaescolar/ProgramaEscolar_14-6.pdf. Acesso em: 11 abr. 2023.

URUGUAY. Ley nº 17.015, de 13 de octubre de 1998. Dictanse normal referentes a la Educación Inicial que se dispensa a niños menores de seis años. Senado y la Cámara de Representantes de la República Oriental del Uruguay. Montevideo, 1998. Disponível em: https://siteal.iiep.unesco.org/sites/default/files/sit_accion_files/siteal_uruguay_0472.pdf. Acesso em: 21 mar. 2023.

URUGUAY. Ministerio de Educación y Cultura. Diseño Básico Curricular para niños y niñas de 0 a 36 meses. Montevideo: MEC, 2006. Disponível em: https://www.gub.uy/ministerio-educacion-cultura/comunicacion/publicaciones/diseno-basico-curricular. Acesso em: 11 abr. 2023.

URUGUAY. Ministerio de Educaión y Cultura. Ley General de Educación no 18.437, de 12 de diciembre del 2008. Montevideu, 2008. Disponível em: http://archivo.presidencia.gub.uy/sci/noticias/2010/03/ley_educacion.pdf. Acesso em: 14 out. 2022.

VASCONCELOS, Raphael Carvalho. Los 30 años del MERCOSUR: retos, logros y el futuro de la integración regional. Revista de la Secretaría del Tribunal Permanente de Revisión, Assunción, v. 9, n. 17, p. 162-171, 2021. DOI: https://doi.org/10.16890/rstpr.a9.n17.p162. Disponível em: https://revistastpr.com/index.php/rstpr/article/view/447. Acesso em: 28 fev. 2023.

WARKEN, Clara Inês. O processo de ensino e aprendizagem de noções matemáticas na Educação Infantil dos países fundadores do Mercosul: uma Revisão Sistemática da Literatura. 2024. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Cascavel/PR, 2024. Disponível em: https://encurtador.com.br/lF37v. Acesso em: 27 mai. 2024.

Downloads

Publicado

2024-11-15

Como Citar

Warken, C., Bezerra, R. C. ., & Caetano, R. S. . (2024). A MATEMÁTICA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DOS PAÍSES FUNDADORES DO MERCOSUL. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(34). https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.6240

Edição

Seção

Artigos