O USO CRÍTICO-REFLEXIVO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

limites e possibilidades pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.6268

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais na Educação, Práticas Híbridas, Pós-pandemia de Covid-19, Educação Básica, Formação Continuada

Resumo

Partimos do pressuposto de que a cultura digital está cada vez mais presente nos ambientes escolares, exigindo dos professores o desenvolvimento de competências digitais. Utilizando da pesquisa qualitativa e análise de conteúdo, este trabalho buscou analisar os limites e possibilidades para o uso crítico-reflexivo das tecnologias digitais em contexto educativo. Investigamos quais limitações e possibilidade para uso didático pedagógico das tecnologias em uma escola pública de nível médio da Bahia.  Os resultados apontam que a falta de estrutura sociotécnica e de formação continuada são fatores limitantes para uso didático-pedagógico das tecnologias digitais. Apesar das dificuldades, neste artigo foram explicitadas estratégias de uso pedagógico das tecnologias digitais. Conclui-se que é imperativo transcender o emprego meramente instrumental das tecnologias digitais na prática educativa, promovendo sua reflexão crítica, potencializando o ensino.

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Biografia do Autor

Juvenicio Jesus dos Santos, Universidade Federal do Reconcavo da Bahia - UFRB

Licenciado em Pedagogia pela UNEB; Mestre em Educação Científica, Inclusão e Diversidade UFRB; Coordenador Pedagógico da Rede Estadual de Educação da Bahia. Pesquisador no Grupo de Pesquisa Formação e Investigação em Práticas de Ensino (FIPE) Linha - Tecnologias Digitais na Educação.

Eniel do Espírito Santo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Educação pela  UDE, Uruguai. Professor permanente no curso de mestrado do PPGECID da UFRB e no curso de mestrado/doutorado do PPGEISU da UFBA. Pesquisador no Grupo de Pesquisa Formação e Investigação em Práticas de Ensino (FIPE) Linha - Tecnologias Digitais na Educação.

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Publicado

2024-11-15

Como Citar

Santos, J. J. dos, & Santo, E. do E. (2024). O USO CRÍTICO-REFLEXIVO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: limites e possibilidades pedagógicas. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(34). https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.6268

Edição

Seção

Artigos