OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS
Conceituação e utilização na pandemia
DOI:
https://doi.org/10.21920/2447-0783.2025.6351Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Processo Educativo, Tecnologias DigitaisResumo
Os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) têm transformado o cenário educacional contemporâneo. Este estudo investigou a compreensão e o uso de ODA por professores de Ciências Naturais em escolas estaduais de Lucas do Rio Verde-MT durante o ensino remoto emergencial na pandemia de COVID-19. Com abordagem qualitativa, a pesquisa foi descritiva e exploratória, utilizando revisão de literatura nos repositórios periódicos CAPES, SciELO e PubMed, focando nos últimos cinco anos (2017-2022). Constatou-se que os professores e estudantes foram os públicos mais investigados, e os ODA mais utilizados foram vídeos, jogos digitais, plataformas de ensino, softwares, ferramentas do Google e simuladores. Tecnologias como smartphones, tablets e computadores foram frequentemente mencionadas. Este estudo espera identificar tendências e lacunas na literatura, servindo como referência para futuras pesquisas e reflexões sobre recursos pedagógicos para o ensino de ciências.
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