OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS

Conceituação e utilização na pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/2447-0783.2025.6351

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Processo Educativo, Tecnologias Digitais

Resumo

Os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) têm transformado o cenário educacional contemporâneo. Este estudo investigou a compreensão e o uso de ODA por professores de Ciências Naturais em escolas estaduais de Lucas do Rio Verde-MT durante o ensino remoto emergencial na pandemia de COVID-19. Com abordagem qualitativa, a pesquisa foi descritiva e exploratória, utilizando revisão de literatura nos repositórios periódicos CAPES, SciELO e PubMed, focando nos últimos cinco anos (2017-2022). Constatou-se que os professores e estudantes foram os públicos mais investigados, e os ODA mais utilizados foram vídeos, jogos digitais, plataformas de ensino, softwares, ferramentas do Google e simuladores. Tecnologias como smartphones, tablets e computadores foram frequentemente mencionadas. Este estudo espera identificar tendências e lacunas na literatura, servindo como referência para futuras pesquisas e reflexões sobre recursos pedagógicos para o ensino de ciências.

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Biografia do Autor

Jefferson Batistella, SEDUC-MT

Mestre em Ensino (IFMT); Graduação em Ciências Biológicas (UFMT); Especialização em Metodologia do Ensino de Biologia e Química (Faculdade Internacional de Curitiba); Especialização em Redes e Computação (IFMT); Especialização em Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia (Faculdade Futura).

Marcelo Franco Leão, IFMT

Doutor em Educação em Ciências (UFRGS); Graduação em Química Licenciatura Plena (UNISC) e em Licenciatura em Física (UNEMAT); Especialização em Orientação Educacional (DOM ALBERTO) e em Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira (UFMT); Mestrado em Ensino (UNIVATES).

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Publicado

2025-04-13

Como Citar

Batistella, J., & Leão, M. F. (2025). OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS : Conceituação e utilização na pandemia. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(35). https://doi.org/10.21920/2447-0783.2025.6351

Edição

Seção

Artigos