FRAÇÃO COMO MEDIDA E NÚMERO
DISCUSSÕES A PARTIR DA ANÁLISE DE ERROS
DOI:
https://doi.org/10.21920/2447-0783.2025.6373Palavras-chave:
Fração, Análise de erros, Anos Iniciais, AlunosResumo
Este artigo tem como objetivo analisar o processo de debate sobre os sentidos de medida e número do conceito de fração, a partir da perspectiva da análise de erros, com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada com vinte e nove alunos de uma turma de uma escola do Rio Grande do Sul/RS. A pesquisa foi desenvolvida através de uma intervenção pautada nas ideias de medida e número de fração. A análise dos dados foi realizada numa perspectiva descritiva-narrativa. Como resultado, a pesquisa evidenciou que a análise de erro permitiu um processo reflexivo de construção do conceito de frações, gerando uma cultura em sala que traz o questionamento como parte da atividade do aluno. Conclui-se, assim, que a pesquisa potencializou a construção do conceito de fração e criação de novas compreensões mais elaboradas sobre o mesmo.
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