ENTRE O COMER E REDUZIR DANOS
mapeando práticas alimentares de estudantes
DOI:
https://doi.org/10.21920/2447-0783.2025.6393Palavras-chave:
Educação Alimentar e Nutricional, Indústria Cultural, Propagandas Audiovisuais, Redução de DanosResumo
Para a espécie humana o comer vai além da simples ingestão de alimentos, envolve identidades culturais, fatores sociais e aspectos emocionais. Com o desenvolvimento da Indústria Cultural novos hábitos do consumo alimentar têm se expandido a partir das técnicas de persuasão presentes nas propagandas. Nesse sentido, o presente artigo apresenta os resultados de um estudo de caso sobre as práticas alimentares de alunos do ensino noturno da rede pública. Através do questionário sociocultural e dos registros de leituras de propagandas audiovisuais de alimentos, analisou-se, via análise de conteúdo a partir da perspectiva da Lawrence Bardin, se as relações com o ato de comer implicavam em caminhos excessivos ou inclinados à minimização de danos à saúde. Dentre os achados, averiguou-se a importância da Educação Alimentar não se limitar às abordagens de interdição, mas considerar os aspectos biopsicossocioculturais do ato de comer.
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