ENTRE O COMER E REDUZIR DANOS

mapeando práticas alimentares de estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/2447-0783.2025.6393

Palavras-chave:

Educação Alimentar e Nutricional, Indústria Cultural, Propagandas Audiovisuais, Redução de Danos

Resumo

Para a espécie humana o comer vai além da simples ingestão de alimentos, envolve identidades culturais, fatores sociais e aspectos emocionais. Com o desenvolvimento da Indústria Cultural novos hábitos do consumo alimentar têm se expandido a partir das técnicas de persuasão presentes nas propagandas. Nesse sentido, o presente artigo apresenta os resultados de um estudo de caso sobre as práticas alimentares de alunos do ensino noturno da rede pública. Através do questionário sociocultural e dos registros de leituras de propagandas audiovisuais de alimentos, analisou-se, via análise de conteúdo a partir da perspectiva da Lawrence Bardin, se as relações com o ato de comer implicavam em caminhos excessivos ou inclinados à minimização de danos à saúde. Dentre os achados, averiguou-se a importância da Educação Alimentar não se limitar às abordagens de interdição, mas considerar os aspectos biopsicossocioculturais do ato de comer.

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Biografia do Autor

João Paulo Cunha Parada, Instituto Oswaldo Cruz

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PPGEBS/IOC/Fiocruz). Mestre em Ciências pelo PPGEBS (IOC/Fiocruz). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação e Drogas (GPED/UERJ).

Francisco José Figueiredo Coelho, Instituto Oswaldo Cruz

Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PPGEBS/IOC/Fiocruz). Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química (PEQui/UFRJ). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação e Drogas (GPED/UERJ) e do PPGEBS/IOC/Fiocruz.

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Publicado

2025-04-13

Como Citar

Parada, J. P. C., & Coelho, F. J. F. (2025). ENTRE O COMER E REDUZIR DANOS: mapeando práticas alimentares de estudantes. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(35). https://doi.org/10.21920/2447-0783.2025.6393

Edição

Seção

Artigos