ATELIÊ FILOSÓFICO
dispositivo de pesquisa-formação no ensino de filosofia com estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.21920/2447-0783.2025.6436Palavras-chave:
Aprendizagem filosófica, Ensino de filosofia, Ateliê filosóficoResumo
Com o presente artigo pretende-se refletir sobre a percepção de estudantes de licenciatura em relação à participação em um projeto de extensão universitária buscando entender quais as implicações para o ensino e aprendizagem de filosofia na formação de professores. Optou-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando a técnica de análise de conteúdo e a entrevista semiestruturada como instrumento de produção de informações. Os resultados alcançados foram analisados à luz da técnica de análise temática (Bardin, 1977) enquanto o processo interpretativo foi guiado por uma hermenêutica intercrítica (Gadamer, 2005). De modo geral, as análises revelaram que o Ateliê Filosófico firmou-se como um dispositivo de formação apresentando uma dinâmica sensível e criativa, a partir de processos auto-eco-organizadores, onde a filosofia atua como base para reflexões transversais, promovendo processos de subjetivação, autoconhecimento e conhecimentos específicos para a formação inicial de professores.
Downloads
Referências
BRASIL. LEI Nº 13.415, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em 25 de jan. de 2024.
BRASIL. LEI Nº 11.684/08 DE 2 DE JUNHO DE 2008: altera o art. 36 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. Brasília: DF, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11684.htm. Acesso em 15 de mar. de 2024.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOIS, Danis; AUSTRY, Didier. A emergência do paradigma do sensível. Revista @mbienteeducação, vol. 1, nº. 1, Jan/Julho 2008.
CERLETTI, Alejandro. Ensayos para una didáctica filosófica. 1 ed. Rio de Janeiro: NEFI edições, 2020.
CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
DELEUZE, Gilles. Proust e os Signos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Natal: EDUFRN, 2014.
FAVARETTO, Celso. Sobre o ensino de filosofia. Revista da Faculdade de Educação, v. 19, n. 1, p. 97-102, jan.jun./1993.
FRÓES BURNHAM, Teresinha. Análise Cognitiva, um campo multirreferencial do conhecimento? Aproximações iniciais para sua construção. In: FRÓES BURNHAM e coletivo de autores. Análise Cognitiva e espaços multirreferenciais de aprendizagem: currículo, educação a distância e gestão/difusão de conhecimento. Salvador: EDUFBA, 2012. p. 27-59.
GADAMER, Hans Georg. Verdade e método I. Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. São Paulo, SP: Editora Universitária São Francisco, 2005.
GATTI, Bernadete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Liber Livro Editora, 2012.
GALEFFI, Dante Augusto. Filosofar & educar: quando filosofar é educar. Curitiba: CRV, 2019.
GALEFFI, Dante Augusto. Didática filosófica mínima: ética do fazer-aprender a pensar de modo próprio e apropriado como educar transdisciplinar. Salvador: Editora Quarteto, 2017a.
GALEFFI, Dante Augusto. Recriação do Educar: Epistemologia do Educar Transdisciplinar. Alemanha, Novas Edições Acadêmicas, 2017b.
GALEFFI, Dante Augusto. O Ser-Sendo da filosofia: Uma compreensão poemático-pedagógica para o fazer-aprender filosofia. Salvador: EDUFBA, 2001.
GALLO, Sílvio; KOHAN, Walter. Filosofia no ensino médio. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.
JOSSO, Marie-Christine. Experiência de vida e formação. São Paulo: Editora Cortez, 2004.
KRISHNAMURTI, Jiddu. Nossa luz interior. São Paulo: Editora Agora, 2000.
LAPOUJADE, David. O inaudível: uma política do silêncio. São Paulo: Editora n-1 edições, 2014.
LINDBERG, Christian. Ensino de Filosofia em risco: considerações conjunturais. In: VELASCO, Patrícia Del Nero. A ANPOF - Ensino de Filosofia: por uma cidadania filosófica do campo. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 8, e7, 2022, p. 8-9.
MACEDO, Roberto Sidinei. As duas faces de Janus: sobre uma pedagogia (im)provável para espíritos improgramáveis. In: MACEDO, Roberto Sidinei; GALEFFI, Dante Augusto; BARBOSA, Joaquim. (org). Criação e devir em formação: mais-vida na educação. Salvador: EDUFBA, 2014. p. 63-79.
MARQUES, Alexsandro da Silva. A produção do conhecimento sobre aprendizagem filosófica no Brasil (1999 – 2022): o que revelam os estudos? Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024, p. 1-18.
MORAES, Maria Candido. Referências teóricas e epistemológicas da complexidade e da transdisciplinaridade. In: MORAES, Maria Candido. NAVAS, Juan Miguel Batalloso. (org). Transdisciplinaridade, criatividade e educação: fundamentos ontológicos e epistemológicos. Campinas, São Paulo: Editora Papirus, 2015. p. 35-88.
MORAES, Maria Candido. Pensamento eco-sistêmico: Educação, aprendizagem e cidadania no século XXI. 2. ed. [s.l.]: Vozes, 2004.
MORIN, Edgar. Reinventar a educação: abrir caminhos para a metamorfose da humanidade. São Paulo: Palas Atenas, 2016.
NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da transdisciplinaridade. Trad.: Lúcia Pereira de Souza São Paulo, Triom: 1999.
PALÁCIOS, Gonzalo Armijos. Ensino da filosofia no Brasil. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação. Brasília, n. 1, nov./2003-abr./2004, p. 4-16.
RAMOSE, Mogobe. A legitimidade da filosofia africana. Ensaios Filosóficos, Rio de janeiro, UERJ, v. 4, p. 09-25, 2011.
ROCHA, Rónai Pires. Ensino de Filosofia e Currí¬culo. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
SOARES, Noemi Soares. Educação transdisciplinar e a arte de aprender: a pedagogia do autoconhecimento para o desenvolvimento humano. 2 ed. Salvador: EDUFBA, 2007.
VELASCO, Patrícia. Del Nero. O estatuto epistemológico do Ensino de Filosofia: uma discussão da área a partir de seus autores e autoras. Proposições, v. 33, p. 1-26, 2022.
VELASCO, Patrícia Del Nero. Ensino de – qual? – filosofia: ensaios a contrapelo. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Alexsandro da Silva Marques (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.