ATELIÊ FILOSÓFICO

dispositivo de pesquisa-formação no ensino de filosofia com estudantes universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/2447-0783.2025.6436

Palavras-chave:

Aprendizagem filosófica, Ensino de filosofia, Ateliê filosófico

Resumo

Com o presente artigo pretende-se refletir sobre a percepção de estudantes de licenciatura em relação à participação em um projeto de extensão universitária buscando entender quais as implicações para o ensino e aprendizagem de filosofia na formação de professores. Optou-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando a técnica de análise de conteúdo e a entrevista semiestruturada como instrumento de produção de informações. Os resultados alcançados foram analisados à luz da técnica de análise temática (Bardin, 1977) enquanto o processo interpretativo foi guiado por uma hermenêutica intercrítica (Gadamer, 2005). De modo geral, as análises revelaram que o Ateliê Filosófico firmou-se como um dispositivo de formação apresentando uma dinâmica sensível e criativa, a partir de processos auto-eco-organizadores, onde a filosofia atua como base para reflexões transversais, promovendo processos de subjetivação, autoconhecimento e conhecimentos específicos para a formação inicial de professores.

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Biografia do Autor

Alexsandro da Silva Marques, UFBA

Doutor em Difusão do Conhecimento (2023) pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Educação (2015) pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Filosofia (2019) pela Universidade Candido Mendes. Especialização em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Piauí. Licenciado em Filosofia (2013) pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e licenciado em Pedagogia (2023) pela Faculdade de Educação Paulistana. Pesquisador no Núcleo Carolina Maria de Jesus: Pesquisa e Extensão em Educação Popular (CFP/UFRB). Membro da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (SOFIE) e Membro da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (Andipe).

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Publicado

2025-04-13

Como Citar

Marques, A. da S. (2025). ATELIÊ FILOSÓFICO: dispositivo de pesquisa-formação no ensino de filosofia com estudantes universitários . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(35). https://doi.org/10.21920/2447-0783.2025.6436

Edição

Seção

Artigos