RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

possibilidades e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.6627

Palavras-chave:

Educação científica, Materiais didáticos, Ensino-aprendizagem

Resumo

Este artigo analisa alguns recursos didáticos que podem diversificar e enriquecer a prática docente dos professores de ciências na educação básica por meio de uma revisão bibliográfica do tipo estado da arte. Nesse contexto, destacamos que os documentários dinamizam as aulas ao proporcionar uma experiência cinematográfica. O uso planejado de Redes Sociais conecta os alunos a assuntos relevantes e atuais, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade de análise crítica das informações. Já as Artes Cênicas podem abordar conteúdos clássicos das ciências, e os Livros Paradidáticos têm potencial para complementar o ensino. O debate a partir da escuta ou a produção de Podcasts sobre tópicos científicos são atividades diferenciadas que podem mobilizar outras habilidades. Desse modo, a discussão proposta ao longo deste trabalho não aborda somente as potencialidades dos recursos mencionados, mas também, suas especificidades no processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Valkíria Gomes de Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Apodi.

Professora de Biologia da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE). Graduada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Mestre em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino pela Rede Norte-Nordeste de Ensino (RENOEN), vinculada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Luciana Medeiros Bertini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Apodi

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Apodi. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO - UERN/UFERSA/IFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (RENOEN), Polo IFRN, atuando nos níveis de mestrado e doutorado. Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Química Orgânica e Doutora em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

ABUD, Katia Maria. A construção de uma Didática da História: algumas ideias sobre a utilização de filmes no ensino. História (São Paulo), São Paulo, v. 22, n. 1, p. 183–193, 2003.

ALARCÓN, Susana Patricia. Los recursos didácticos. Revista Temas para la Educación, n. 9, p. 1-6, 2010.

ARAÚJO, Marco André Franco de; SARAIVA, Éderson; SOUSA FILHO, Sinval Martins de. Análise de um livro didático de Língua Portuguesa: ensino tradicional de gramática versus gêneros discursivos e análise linguística. Trabalhos Em Linguística Aplicada, Campinas, v. 60, n. 1, p. 268–281, 2021.

ARMILIATO, Vinícius; ARAUJO, Sueli Cristina dos Santos. O Lugar do Político no Teatro. O Mosaico, [S. l.], v. 3, n. 1, 2011.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3ª ed. Lisboa, Portugal: Edições 70/Edições Almeida, 2013.

BARRETO, João Pedro De Sousa; MELO, Raimunda Alves. Usos dos livros paradidáticos no ensino de ciências no ensino fundamental: da teoria à prática. Caderno Seminal, [S. l.], n. 44, 2023.

BENKLER, Yochai. The wealth of networks: how social production transforms markets and freedom. New Haven: Yale University, 2006.

BRAGA, Marco Antonio Barbosa; MEDINA, Márcio N. O teatro como ferramenta de aprendizagem da física e de problematização da natureza da ciência. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 313–333, 2010.

CASTRO, Laura Helena Pinto de; CONDE, Ivo Batista; PAIXÃO, Germana Costa. Podcasts exploratórios e colaborativos: oralizando conhecimentos em um curso de graduação à distância. Revista Tecnologias na Educação, n. 11, p. 1-11, 2014.

CATARINO, Giselle Faur de Castro; REIS, José Cláudio de Oliveira. A pesquisa em ensino de ciências e a educação científica em tempos de pandemia: reflexões sobre natureza da ciência e interdisciplinaridade. Ciência & Educação (Bauru), v. 27, p. e21033, 2021.

CEARÁ, Secretaria da Educação. Documento Curricular Referencial do Ceará – Etapa Ensino Médio, 2021.

CERQUEIRA, Jonir Bechara; FERREIRA, Elise de Melo Borba. Os recursos didáticos na Educação Especial. Revista Benjamin Constant, v. 2, n. 15, p. 15-20, 2000.

CHAMORRO, Maria del Carmen. Didáctica de las Matemáticas para Primaria. Madrid: Pearson Educación, 2003.

CORDEIRO, Robson Vinicius; ALTOÉ, Renan Oliveira. Fatores comunicacionais para elaboração de produtos/processos educativos em Programas Profissionais de Pós-graduação na área de Ensino/Educação em Ciências e Matemática: reflexões emergentes e em movimento. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 17, n. 39, p. 253-270, dez. 2021.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2011.

DUTRA, Alessandra; SANTOS, Givan José Ferreira dos; BELL' AVER, Jéssica Eluan Martinelli. Podcast e Videocast: Uma Possibilidade de Trabalho nas Aulas de Língua Inglesa. Revista Tecnologias na Educação, n. 11, p. 1-11, 2014.

FONSECA, Eril Medeiros da; DUSO, Leandro. Reflexões no ensino de ciências: elaboração e análise de materiais didáticos. Revista do Programa de Pós-Graduação em Ensino, v. 2, n. 1, p. 23-44, 2018.

FREITAS, Nívia Magalhães da Silva.; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Práticas teatrais e o ensino de Ciências: o teatro jornal na abordagem da temática do lixo. Educar em Revista, v. 34, n. 68, p. 199–216, mar. 2018.

FREITAS, Rony. Produtos educacionais na área de ensino da capes: o que há além da forma?. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 5–20, 2021.

GANDIN, Hellen Boton; PORTO, Ana Paula Teixeira. Produção interativa de podcast como ferramenta de leitura crítica de língua inglesa para educação básica. Revista Tecnologias Educacionais em Rede (ReTER), [S. l.], v. 2, n. 3, p. e6/01–13, 2021.

GRAÇA, Palmira; TOMÉ, Irene. Ensinar o "Sistema Nervoso" utilizando o podcast. Academia.edu, 2020.

KAPLÚN, Gabriel. Material educativo: a experiência de aprendizado. Comunicação & Educação, São Paulo, Brasil, n. 27, p. 46–60, 2003.

KRASILCHIK, Krasilchik. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 1, p. 85–93, jan. 2000.

LAGUNA, Alzira Guiomar Jerez. A contribuição do livro paradidático na formação do aluno-leitor. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, n. 2, p. 43-52, 2012.

Lakatos, E. M., & Marconi, M. de A. (2008). Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.

LIMA, Nathan Willig, et al. Educação em Ciências nos Tempos de Pós-Verdade: Reflexões Metafísicas a partir dos Estudos das Ciências de Bruno Latour. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 19, p. 155–189, 2019.

LOPES, L. C. O uso de recursos didáticos na motivação da aprendizagem em ciências. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.

MALHEIROS, Bruno Taranto. Metodologia da pesquisa em educação. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2011.

MARCUSCHI, Beth.; MELO, Cristina Teixeira Vieira de. O documentário e suas interfaces no espaço escolar: material didático e objeto de ensino-aprendizagem de língua portuguesa. Calidoscópio, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 48–59, 2015.

NETO GOMES, J. A. A utilização da rede social Facebook como metodologia complementar no Ensino de Ciências. 2014, 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

PASSOS, Éderson Oliveira; KOJY TAKAHASHI, Eduardo Kojy. Recursos didáticos nas aulas de matemática nos anos iniciais: critérios que orientam a escolha e o uso por parte de professores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 99, n. 251, 9 maio 2018.

PEREIRA, Rômulo Jorge Batista, et al. Método tradicional e estratégias lúdicas no ensino de biologia para alunos de escola rural do município de Santarém-PA. Revista Experiências em Ensino de Ciências, v. 15, n. 2, p. 106-123, 2020.

RODRIGUES, Micaías Andrade. A leitura e a escrita de textos paradidáticos na formação do futuro professor de Física. Ciência & Educação (Bauru), v. 21, n. 3, p. 765–781, jul. 2015.

SANTANA, et al. Redes sociais online: desafios e possibilidades para o contexto brasileiro. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 29., Bento Gonçalves. Anais, p. 339-353, 2009.

SCHINATO, Liliani Correia Siqueira; STRIEDER, Dulce Maria. Ensino de ciências na perspectiva da educação inclusiva: a importância dos recursos didáticos adaptados na prática pedagógica. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 29, n. 2, 2020.

SIEMENS, George. Connectivism: Learning and knowledge today. The International Review of Research in Open and Distance Learning, [S.l.], v. 9, p. 1-13, 2006.

SILVA, Anne Patrícia Pimentel Nascimento da.; SOUZA, Roberta Teixeira de; VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de. O Estado da Arte ou o Estado do Conhecimento. Educação, [S. l.], v. 43, n. 3, p. e37452, 2020.

SILVA, Francineide Sales da; SERAFIM, Maria Lúcia. Redes sociais no processo de ensino e aprendizagem: com a palavra o adolescente. In: SOUSA, Robson Pequeno de et al., orgs. Teorias e práticas em tecnologias educacionais, p. 67-98. Campina Grande: EDUEPB, 2016.

SILVA, Maíra Batistoni e; SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica e domínios do conhecimento científico: proposições para uma perspectiva formativa comprometida com a transformação social. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 23, p. e34674, 2021.

SOUSA, Jennifer Caroline de. Documentários Científicos sobre o Mundo Natural no Ensino de Biologia. Ciência & Educação (Bauru), v. 26, p. e20002, 2020.

TEIXEIRA, Odete Pacubi Baierl. A Ciência, a Natureza da Ciência e o Ensino de Ciências. Ciência & Educação (Bauru), v. 25, n. 4, p. 851–854, out. 2019.

VILAÇA, Ana Paula Vieira; BERTINI, Luciana. Medeiros. O ensino investigativo para a promoção da alfabetização científica: um estudo do estado da arte. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 1–18, 2022.

Downloads

Publicado

2024-11-15

Como Citar

Medeiros, F. V. G. de, & Bertini, L. M. (2024). RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: possibilidades e desafios. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(34). https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.6627

Edição

Seção

Artigos