RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
possibilidades e desafios
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.6627Palavras-chave:
Educação científica, Materiais didáticos, Ensino-aprendizagemResumo
Este artigo analisa alguns recursos didáticos que podem diversificar e enriquecer a prática docente dos professores de ciências na educação básica por meio de uma revisão bibliográfica do tipo estado da arte. Nesse contexto, destacamos que os documentários dinamizam as aulas ao proporcionar uma experiência cinematográfica. O uso planejado de Redes Sociais conecta os alunos a assuntos relevantes e atuais, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade de análise crítica das informações. Já as Artes Cênicas podem abordar conteúdos clássicos das ciências, e os Livros Paradidáticos têm potencial para complementar o ensino. O debate a partir da escuta ou a produção de Podcasts sobre tópicos científicos são atividades diferenciadas que podem mobilizar outras habilidades. Desse modo, a discussão proposta ao longo deste trabalho não aborda somente as potencialidades dos recursos mencionados, mas também, suas especificidades no processo de ensino e aprendizagem.
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