ENSINANDO SOBRE A RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA
um experimento tecnológico usando o Arduino
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v11i36.6628Palavras-chave:
Raios ultravioleta, Arduino, Ensino de ciências, Experimento, Análise de dadosResumo
Com o objetivo de promover uma atividade experimental interdisciplinar e de cunho tecnológico envolvendo os ensinos de Biologia, Física e Matemática, apresentamos os resultados do desenvolvimento, testes e aplicação de uma proposta experimental tecnológica para o estudo da dinâmica da luminosidade e do índice ultravioleta em função do tempo. Tal abordagem pode levar a uma situação contextualizada para o aprendizado sobre as implicações dessa faixa de radiação eletromagnética, principalmente em seres vivos. São utilizados um resistor dependente da luminosidade e um sensor ultravioleta, ambos conectados ao Arduino para o registro dos dados experimentais. Os resultados obtidos são bons, sendo o experimento adequado para aplicação junto a turmas do ensino médio, contribuindo para uma abordagem contextualizada e interdisciplinar para o estudo dos efeitos biológicos dos raios ultravioleta.
Downloads
Referências
AMBACH, Walter e REHWALD, Wolfgang. Measurements of the annual variation of the erythema dose of global radiation. Radiation and environmental biophysics, v. 21, p. 295-303, 1983. DOI: https://doi.org/10.1007/BF01341466
ARAÚJO, Maurício dos Santos e FREITAS, Wanderson Lopes dos Santos. A experimentação no ensino de biologia: uma correlação entre teoria e prática para alunos do ensino médio em Floriano/PI. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 12, p. 22-35, 2019. DOI: https://doi.org/10.46667/renbio.v12i1.86
ARI, Aslı Görgülü e MEÇO, Gülsüm. A New Application in Biology Education: Development and Implementation of Arduino-Supported STEM Activities. Biology, v. 10, p. 506, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/biology10060506
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CASTRO, Luis Henrique Monteiro e SANTOS, Rosemary. O uso do Arduino e a criação de objetos educacionais em tempos e espaços desarticulados. Revista de Ciência da Computação, v. 2, p. 5-12, 2020. DOI: https://doi.org/10.22481/recic.v2i1.6550
CORRÊA, Marcelo de Paula. Solar ultraviolet radiation: properties, characteristics and amounts observed in Brazil and South America. Anais Brasileiros de Dermatologia, v. 90, p. 297-313, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/abd1806-4841.20154089
GALLAGHER, Richard P.; LEE, Tim K.; BADJIK, Chris D. e BORUGIAN Marilyn. Ultraviolet radiation. Chronic Diseases in Canada, v. 29, p. 51-68, 2010. DOI: https://doi.org/10.24095/hpcdp.29.S1.04
KIMLIN Michael G.; OLDS William J. e MOORE Michael R. Location and Vitamin D synthesis: Is the hypothesis validated by geophysical data? Journal of Photochemistry and Photobiology B: Biology, v. 86, p. 234-239, 2007. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jphotobiol.2006.10.004
LOCKRIDGE Grant e DORGAN Kelly M. Developing Engineering Skills Through Project-Based Learning: An Arduino-Based Submersible Temperature and Depth Sensor. Oceanography, 2024.
MCKENZIE Richard L.; LILEY J. Ben e BJÖRN Lars Olof. UV Radiation: Balancing Risks and Benefits. Photochemistry and Photobiology, v. 85, p. 88-98, 2009. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1751-1097.2008.00400.x
MCKINLAY A. F. e DIFFEY B. L. A. Reference Action Spectrum for Ultraviolet Induced Erythema in Human Skin. CIE Journal, v. 6, p. 17-22, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Antonio Augusto Soares, Igor Alberto Duarte (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
