GESTÃO ESCOLAR E ENGAJAMENTO DOCENTE

impactos nos resultados de aprendizagem e permanência dos estudantes no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.6630

Palavras-chave:

Ensino Médio, Evasão, Gestão escolar, Engajamento docente, Aprendizagem

Resumo

O desafio do aprendizado e do abandono escolar no ensino médio é uma preocupação constante afetando a qualidade da educação. Para o conhecimento dessa situação, são utilizadas avaliações internas e externas. Diante desse desafio, surgiu a necessidade de criarmos uma rotina pedagógica colaborativa, baseada no acompanhamento, atendimento individualizado e na valorização dos alunos. Partindo dessas prerrogativas temos como objetivo, neste artigo, relatar uma experiência exitosa realizada na Escola de Ensino Médio Ana Facó, localizada em Beberibe-Ceará, no período de 2016 a 2019, em relação à questão da aprendizagem e da permanência do aluno. Após um esforço conjunto de toda a comunidade escolar, houve um notável resultado. Por fim, destacamos que o trabalho da gestão escolar juntamente com o engajamento docente foram fatores de impactos nos resultados de aprendizagem e de permanência dos alunos na Escola Ana Facó.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jailson Tavares Cruz, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Educação pela UFC. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UFC. Especialista em Gestão Escolar pela UDESC. Especialista em Educação Permanente em Saúde pela ENSP e em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela UFJF. Graduado em Pedagogia com habilitação para Química e Biologia pela UVA. Membro pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS). E-mail: jailsontavarescruz@gmail.com. 

Fátima Maria Nobre Lopes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Licenciada em Filosofia e Graduada em Serviço Social, ambas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora Associada da Universidade Federal do Ceará em cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado), em Educação e em Filosofia. Editora-Chefe da Revista Educação em Debate do Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/UFC. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Filosofia. E-mail: fatimanobreufc@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4602-2443.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação/SEMT. Orientações curriculares nacionais do ensino médio. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, 2006.

CARVALHO, A. M. P. GIL-PEREZ, D; Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 8ª edição. São Paulo. Cortez, 2006.

CEARÁ. Secretaria da Educação. SPAECE – Resultados de desempenho e participação –Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/ensino-medio/. Acesso em: 06 mai. 2024.

COSTA, ANDERSON GONÇALVES COSTA, VIDAL, ELOISA MAIA. Spaece: pioneirismo, inovações e aprendizagens (1992-2022) in Spaece pesquisas e propostas de ação vol. 2 / Eloisa Maia Vidal; Anderson Gonçalves Costa; Erineuda do Amaral Soares (organizadores). - Fortaleza: SEDUC; EdUECE, 2022. 200p.: il.

LOPES, Fátima Maria Nobre; SILVA FILHO, Adauto Lopes. Elementos de uma Ética Fundamental: a obtenção do bem humano, In: Revista Educação em Debate. Fortaleza, ano 46, n.º 92 – jan./dez. 2024, p. 01 a 16. Disponível em:

http://periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/article/view/92687

MATOS, Ana Paula Pequeno. Utilização e apropriação dos resultados do Spaece: caminhos, perspectivas e realidade in Spaece pesquisas e propostas de ação vol. 2 / Eloisa Maia Vidal; Anderson Gonçalves Costa; Erineuda do Amaral Soares (organizadores). - Fortaleza: SEDUC; EdUECE, 2022. 200p.: il.

MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora UNB, 2006.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

Vieira, Sofia Lerche, 1953- Gestão escolar no Brasil / Sofia Lerche Vieira, Eloisa Maia Vidal, Joana Flávia Fernandes Nogueira. – Rio de Janeiro: FGV Editora, 2020. 1 recurso online (178p.): ePub

Downloads

Publicado

2024-11-15

Como Citar

Cruz, J. T., & Lopes, F. M. N. (2024). GESTÃO ESCOLAR E ENGAJAMENTO DOCENTE: impactos nos resultados de aprendizagem e permanência dos estudantes no ensino médio. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(34). https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.6630

Edição

Seção

Artigos