GESTÃO ESCOLAR E ENGAJAMENTO DOCENTE

impactos nos resultados de aprendizagem e permanência dos estudantes no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.6630

Palavras-chave:

Ensino Médio, Evasão, Gestão escolar, Engajamento docente, Aprendizagem

Resumo

O desafio do aprendizado e do abandono escolar no ensino médio é uma preocupação constante afetando a qualidade da educação. Para o conhecimento dessa situação, são utilizadas avaliações internas e externas. Diante desse desafio, surgiu a necessidade de criarmos uma rotina pedagógica colaborativa, baseada no acompanhamento, atendimento individualizado e na valorização dos alunos. Partindo dessas prerrogativas temos como objetivo, neste artigo, relatar uma experiência exitosa realizada na Escola de Ensino Médio Ana Facó, localizada em Beberibe-Ceará, no período de 2016 a 2019, em relação à questão da aprendizagem e da permanência do aluno. Após um esforço conjunto de toda a comunidade escolar, houve um notável resultado. Por fim, destacamos que o trabalho da gestão escolar juntamente com o engajamento docente foram fatores de impactos nos resultados de aprendizagem e de permanência dos alunos na Escola Ana Facó.

 

Downloads

Biografia do Autor

Jailson Tavares Cruz, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Educação pela UFC. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UFC. Especialista em Gestão Escolar pela UDESC. Especialista em Educação Permanente em Saúde pela ENSP e em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela UFJF. Graduado em Pedagogia com habilitação para Química e Biologia pela UVA. Membro pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS). E-mail: jailsontavarescruz@gmail.com. 

Fátima Maria Nobre Lopes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Licenciada em Filosofia e Graduada em Serviço Social, ambas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora Associada da Universidade Federal do Ceará em cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado), em Educação e em Filosofia. Editora-Chefe da Revista Educação em Debate do Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/UFC. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Filosofia. E-mail: fatimanobreufc@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4602-2443.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação/SEMT. Orientações curriculares nacionais do ensino médio. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, 2006.

CARVALHO, A. M. P. GIL-PEREZ, D; Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 8ª edição. São Paulo. Cortez, 2006.

CEARÁ. Secretaria da Educação. SPAECE – Resultados de desempenho e participação –Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/ensino-medio/. Acesso em: 06 mai. 2024.

COSTA, ANDERSON GONÇALVES COSTA, VIDAL, ELOISA MAIA. Spaece: pioneirismo, inovações e aprendizagens (1992-2022) in Spaece pesquisas e propostas de ação vol. 2 / Eloisa Maia Vidal; Anderson Gonçalves Costa; Erineuda do Amaral Soares (organizadores). - Fortaleza: SEDUC; EdUECE, 2022. 200p.: il.

LOPES, Fátima Maria Nobre; SILVA FILHO, Adauto Lopes. Elementos de uma Ética Fundamental: a obtenção do bem humano, In: Revista Educação em Debate. Fortaleza, ano 46, n.º 92 – jan./dez. 2024, p. 01 a 16. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.92687

http://periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/article/view/92687

MATOS, Ana Paula Pequeno. Utilização e apropriação dos resultados do Spaece: caminhos, perspectivas e realidade in Spaece pesquisas e propostas de ação vol. 2 / Eloisa Maia Vidal; Anderson Gonçalves Costa; Erineuda do Amaral Soares (organizadores). - Fortaleza: SEDUC; EdUECE, 2022. 200p.: il.

MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora UNB, 2006.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

Vieira, Sofia Lerche, 1953- Gestão escolar no Brasil / Sofia Lerche Vieira, Eloisa Maia Vidal, Joana Flávia Fernandes Nogueira. – Rio de Janeiro: FGV Editora, 2020. 1 recurso online (178p.): ePub

Downloads

Publicado

2024-11-15

Como Citar

Cruz, J. T., & Lopes, F. M. N. (2024). GESTÃO ESCOLAR E ENGAJAMENTO DOCENTE: impactos nos resultados de aprendizagem e permanência dos estudantes no ensino médio. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(34). https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.6630

Edição

Seção

Artigos