GESTÃO ESCOLAR E ENGAJAMENTO DOCENTE
impactos nos resultados de aprendizagem e permanência dos estudantes no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.6630Palavras-chave:
Ensino Médio, Evasão, Gestão escolar, Engajamento docente, AprendizagemResumo
O desafio do aprendizado e do abandono escolar no ensino médio é uma preocupação constante afetando a qualidade da educação. Para o conhecimento dessa situação, são utilizadas avaliações internas e externas. Diante desse desafio, surgiu a necessidade de criarmos uma rotina pedagógica colaborativa, baseada no acompanhamento, atendimento individualizado e na valorização dos alunos. Partindo dessas prerrogativas temos como objetivo, neste artigo, relatar uma experiência exitosa realizada na Escola de Ensino Médio Ana Facó, localizada em Beberibe-Ceará, no período de 2016 a 2019, em relação à questão da aprendizagem e da permanência do aluno. Após um esforço conjunto de toda a comunidade escolar, houve um notável resultado. Por fim, destacamos que o trabalho da gestão escolar juntamente com o engajamento docente foram fatores de impactos nos resultados de aprendizagem e de permanência dos alunos na Escola Ana Facó.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação/SEMT. Orientações curriculares nacionais do ensino médio. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, 2006.
CARVALHO, A. M. P. GIL-PEREZ, D; Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 8ª edição. São Paulo. Cortez, 2006.
CEARÁ. Secretaria da Educação. SPAECE – Resultados de desempenho e participação –Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/ensino-medio/. Acesso em: 06 mai. 2024.
COSTA, ANDERSON GONÇALVES COSTA, VIDAL, ELOISA MAIA. Spaece: pioneirismo, inovações e aprendizagens (1992-2022) in Spaece pesquisas e propostas de ação vol. 2 / Eloisa Maia Vidal; Anderson Gonçalves Costa; Erineuda do Amaral Soares (organizadores). - Fortaleza: SEDUC; EdUECE, 2022. 200p.: il.
LOPES, Fátima Maria Nobre; SILVA FILHO, Adauto Lopes. Elementos de uma Ética Fundamental: a obtenção do bem humano, In: Revista Educação em Debate. Fortaleza, ano 46, n.º 92 – jan./dez. 2024, p. 01 a 16. Disponível em:
http://periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/article/view/92687
MATOS, Ana Paula Pequeno. Utilização e apropriação dos resultados do Spaece: caminhos, perspectivas e realidade in Spaece pesquisas e propostas de ação vol. 2 / Eloisa Maia Vidal; Anderson Gonçalves Costa; Erineuda do Amaral Soares (organizadores). - Fortaleza: SEDUC; EdUECE, 2022. 200p.: il.
MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora UNB, 2006.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
Vieira, Sofia Lerche, 1953- Gestão escolar no Brasil / Sofia Lerche Vieira, Eloisa Maia Vidal, Joana Flávia Fernandes Nogueira. – Rio de Janeiro: FGV Editora, 2020. 1 recurso online (178p.): ePub
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jailson Tavares Cruz, Fátima Maria Nobre Lopes (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.