APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Construção de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para Circuitos de Resistência
DOI:
https://doi.org/10.21920/2447-0783.2025.6635Palavras-chave:
Ensino de Física; Subsunções; AprendizagemResumo
Ao longo da história do Ensino de Física tem-se percebido as dificuldades relacionadas com a aprendizagem de Física, no que concerne a assimilação e obtenção do conhecimento. O objetivo desta pesquisa é desenvolver uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o Ensino de Física, especificamente para o ensino de eletricidade, com ênfase em circuitos de resistência. O método utilizado para este trabalho, fundamenta-se na pesquisa-ação, realizada numa escola pública no Estado do Ceará, onde foi aplicada uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), numa turma de 3º ano do Ensino Médio com 38 alunos. Conclui-se, que um dos meios que pode facilitar os processos de ensino e de aprendizagem consiste na utilização de aulas mais interativas, que promovem a participação dos alunos, consideram-se os conhecimentos prévios, a vontade do estudante em aprender e a estruturação de materiais potencialmente significativos.
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