A DEFESA DO SABER SISTEMATIZADO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

reflexões a partir da Pedagogia Histórico-Crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/2447-0783.2025.6669

Palavras-chave:

Educação escolar, Saber sistematizado, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

O artigo analisou a importância do saber sistematizado por meio da pedagogia Histórico-Crítica (PHC) como uma teoria pedagógica contra-hegemônica para a educação escolar. Os objetivos discutem os princípios fundamentais da PHC e verificar sua posição frente às pedagogias hegemônicas. A metodologia baseia-se em estudos bibliográficos a partir de Saviani (2013) e de Duarte (2001; 2016; 2022), oriundos da disciplina Pedagogia Histórico-Crítica e Ensino Fundamental - Anos Iniciais, desenvolvida interinstitucionalmente entre sete programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil. O estudo trata a educação como objeto de luta de classe, em que a classe dominante expropria da classe trabalhadora o acesso ao conhecimento. Conclui-se que isso ocorre por meio do esvaziamento dos conteúdos escolares, resultando na secundarização da escola e da integração de currículos que priorizam as pedagogias do aprender a aprender, em detrimento do ensino de conteúdos clássicos na escola.

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Biografia do Autor

Juliana Figueira Nogueira, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação PPGE/UFOPA. Mestra em Educação. Bolsista CNPq/Brasil. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFOPA.

José de Alencar Godinho Guimarães, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestrando em Educação na Amazônia pelo PPGE/UFOPA. Especialista em Ciências sociais para o Ensino Médio, Pedagogo pela Universidade Federal do Pará. Professor das séries iniciais do ensino fundamental e pedagogo na Secretaria Executiva de Estado de Educação - SEDUC/PA. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas História Sociedade e Educação no Brasil- HISTEDBR/UFOPA.

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Publicado

2025-04-13

Como Citar

Nogueira, J. F., & Guimarães, J. de A. G. (2025). A DEFESA DO SABER SISTEMATIZADO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: reflexões a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(35). https://doi.org/10.21920/2447-0783.2025.6669

Edição

Seção

Artigos