A DEFESA DO SABER SISTEMATIZADO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
reflexões a partir da Pedagogia Histórico-Crítica
DOI:
https://doi.org/10.21920/2447-0783.2025.6669Palavras-chave:
Educação escolar, Saber sistematizado, Pedagogia Histórico-CríticaResumo
O artigo analisou a importância do saber sistematizado por meio da pedagogia Histórico-Crítica (PHC) como uma teoria pedagógica contra-hegemônica para a educação escolar. Os objetivos discutem os princípios fundamentais da PHC e verificar sua posição frente às pedagogias hegemônicas. A metodologia baseia-se em estudos bibliográficos a partir de Saviani (2013) e de Duarte (2001; 2016; 2022), oriundos da disciplina Pedagogia Histórico-Crítica e Ensino Fundamental - Anos Iniciais, desenvolvida interinstitucionalmente entre sete programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil. O estudo trata a educação como objeto de luta de classe, em que a classe dominante expropria da classe trabalhadora o acesso ao conhecimento. Conclui-se que isso ocorre por meio do esvaziamento dos conteúdos escolares, resultando na secundarização da escola e da integração de currículos que priorizam as pedagogias do aprender a aprender, em detrimento do ensino de conteúdos clássicos na escola.
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