DESAFIOS NO ENSINO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL EM CAUCAIA-CE
DOI:
https://doi.org/10.21920/2447-0783.2025.6672Palavras-chave:
Ensino Médio em Tempo Integral, Ensino e aprendizagem de Química, Lei 13.415/2017Resumo
As Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) são o novo sistema educacional implementado após a aprovação da Lei 13.415/2017. A partir disso, este artigo objetivou compreender os fatores que dificultam a aprendizagem na disciplina de Química nas EEMTI. Para tanto, foi utilizado como referencial teórico autores como: Vale (2022), Pereira e Silva (2019) dentre outros. Por meio da abordagem qualitativa, tendo o Estudo de Caso como procedimento de pesquisa, sua realização ocorreu no município de Caucaia-Ceará, em 2023 com seis professores das EEMTI, aplicando um questionário on-line com nove perguntas abertas que foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo, de Bardin (2011). Por fim, constatou-se que os resultados mostraram a percepção de duas vertentes, uma voltada às consequências em geral da aplicação do EEMTI e outra voltada às consequências do ensino de Química nessas escolas.
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