DIFICULDADES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS AUTISTAS

uma breve análise da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/2447-0783.2025.6673

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista (TEA), Educação Inclusiva, Ensino Superior

Resumo

O número de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados nas universidades está crescendo. Por essa razão, faz-se crucial abordar as dificuldades enfrentadas por esse público. Autistas fazem parte do público-alvo da Educação Especial e, consequentemente, suas particularidades não podem ser ignoradas pelas instituições de ensino. Este artigo teve como objetivo geral conhecer as principais dificuldades que alunos com TEA enfrentam durante a sua permanência no Ensino Superior. Os objetivos específicos consistem em: apresentar conceitos e características associados ao transtorno e enumerar dificuldades enfrentadas por autistas no Ensino Superior. A pesquisa bibliográfica indicou dificuldades de organização, sociais, de comunicação e sensoriais, que constituem obstáculos significativos para a permanência desse alunado no Ensino Superior. Portanto, as universidades precisam desenvolver estratégias de inclusão e acessibilidade, desenvolvendo mais estudos que considerem as sugestões e experiências dessa população.

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Biografia do Autor

Caroline Mustafa Bessa Chaves, Universidade Federal do Ceará

Graduanda do curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará.

Tania Vicente Viana, Universidade Federal do Ceará

Doutora e mestra em Educação (UFC). Graduada em Psicologia (UFC). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2025-04-13

Como Citar

Chaves, C. M. B., & Viana, T. V. (2025). DIFICULDADES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS AUTISTAS: uma breve análise da literatura. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(35). https://doi.org/10.21920/2447-0783.2025.6673

Edição

Seção

Artigos