PIONEIRISMO DE MARIA NADIR VIEIRA LEMOS NA EDUCAÇÃO DE VARJOTA, IGUATU-CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/2447-0783.2025.6675

Palavras-chave:

Biografia, História de Mulheres, História educativa iguatuense, História de Iguatu

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo biografar Maria Nadir Vieira Lemos destacando o seu protagonismo e pioneirismo no desenvolvimento educativo no distrito de Varjota entre 1970 e 1990. Fundamentou-se teoricamente na Nova História Cultural e na História Oral como metodologia, a partir da qual foram realizadas entrevistas livres com Dona Nadir Lemos, que foi a fonte primária da pesquisa. Os resultados apontaram para a importância da professora para o contexto educacional de Varjota e sua biografia como fonte de estudo de suma importância para compreender a conjuntura estudada. Verificou-se que a biografada foi protagonista da história da educação de Varjota, uma vez que teve papel fundamental na criação da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Luís Vieira da Mota, abrangendo as décadas de 1970 e 1990, sendo a professora pioneira daquela região interiorana que sofria com o abandono público.

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Biografia do Autor

Ruan Pablo Bezerra de Souza, Universidade Estadual do Ceará

Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Bolsista de Iniciação Científica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Francisca Genifer Andrade de Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Doutora e mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Professora do curso de Pedagogia (UECE), lotada na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (UECE/FECLI).

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Publicado

2025-04-13

Como Citar

Souza, R. P. B. de ., & Sousa, F. G. A. de . (2025). PIONEIRISMO DE MARIA NADIR VIEIRA LEMOS NA EDUCAÇÃO DE VARJOTA, IGUATU-CE. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(35). https://doi.org/10.21920/2447-0783.2025.6675

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