PROJETO DANDARA E A IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMPROMETIDAS COM A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/2447-0783.2025.6676

Palavras-chave:

Educação antirracista, Narrativas para crianças, Educação Básica

Resumo

O artigo reflete sobre a importância de se criar e apresentar outras narrativas para as crianças através da descrição das ações do projeto Dandara: narrativas teatrais antirracistas para a infância. O racismo faz-se presente na vida das crianças negras, atuando negativamente na construção da sua identidade. Ao contar histórias que enaltecem a beleza e a cultura dos povos negros, o projeto contribui para a construção dessa imagem positiva, que a criança negra precisa. Para entender a necessidade de práticas pedagógicas antirracistas, foi necessário identificar como o racismo foi-se estabelecendo na sociedade brasileira e na educação pública. A metodologia utilizou-se de levantamento bibliográfico e documental, focando na Legislação educacional brasileira e em uma  observação participante. Concluímos que a difusão e valorização da história e cultura africanas são fundamentais para apontar caminhos para se trabalhar as relações étnico-raciais na escola.

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Biografia do Autor

Paula Caroline Meneses Rodrigues, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2023). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2022). Professora da rede municipal de Fortaleza, na Escola Municipal Professor Denizard Macedo de Alcântara.

Jakeline Alencar Andrade, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutora pela FPCE da Universidade do Porto. Doutora em Educação pela UFRGS (2008). Atua na Área de Psicologia da Educação, com estudos sobre epistemologia genética, desenvolvimento moral, autonomia, desenvolvimento e aprendizagem na infância e na adolescência e formação de professores.

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Publicado

2025-04-13

Como Citar

Rodrigues, P. C. M. ., & Andrade, J. A. . (2025). PROJETO DANDARA E A IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMPROMETIDAS COM A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(35). https://doi.org/10.21920/2447-0783.2025.6676

Edição

Seção

Artigos