PROJETO DANDARA E A IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMPROMETIDAS COM A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
DOI:
https://doi.org/10.21920/2447-0783.2025.6676Palavras-chave:
Educação antirracista, Narrativas para crianças, Educação BásicaResumo
O artigo reflete sobre a importância de se criar e apresentar outras narrativas para as crianças através da descrição das ações do projeto Dandara: narrativas teatrais antirracistas para a infância. O racismo faz-se presente na vida das crianças negras, atuando negativamente na construção da sua identidade. Ao contar histórias que enaltecem a beleza e a cultura dos povos negros, o projeto contribui para a construção dessa imagem positiva, que a criança negra precisa. Para entender a necessidade de práticas pedagógicas antirracistas, foi necessário identificar como o racismo foi-se estabelecendo na sociedade brasileira e na educação pública. A metodologia utilizou-se de levantamento bibliográfico e documental, focando na Legislação educacional brasileira e em uma observação participante. Concluímos que a difusão e valorização da história e cultura africanas são fundamentais para apontar caminhos para se trabalhar as relações étnico-raciais na escola.
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