SEQUÊNCIA DIDÁTICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/2447-0783.2025.6677

Palavras-chave:

Experimentação, Sistema Digestório, Alimentação saudável, Inclusão

Resumo

A pesquisa objetivou analisar os processos de assimilação entre ensino e aprendizado da função da bile a partir do desenvolvimento de uma sequência didática fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa e baseada na estratégia didático-metodológica dos Três Momentos Pedagógicos com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública em Boa Vista/RR. A abordagem metodológica caracterizou-se como qualitativa e descritiva. Utilizou-se como instrumentos questionários, gravação de voz e relatório, analisados por duas categorias (Bardin, 1977). Os conhecimentos existentes dos alunos favoreceram a interação com os conceitos bolo alimentar, quimo, quilo, fezes, vesícula biliar e bile. O experimento proporcionou reflexões sobre consumir alimentos saudáveis. Faz-se necessário capacitação de professores nesta etapa de ensino nas áreas Ensino de Ciências e Educação Especial Inclusiva para ressignificar possibilidades de estratégias e ferramentas atreladas à inclusão em objetos de conhecimento de Ciências.

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Biografia do Autor

Elissandra Rodrigues Simão, Universidade Estadual de Roraima

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Professora da rede básica do Estado de Roraima.

Francisca Maria Silva, Universidade Estadual de Roraima

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Professora da rede básica municipal e estadual do município de Alto Alegre-Roraima.

Sandra Kariny Saldanha de Oliveira, Universidade Estadual de Roraima

Doutora em Biodiversidade e Conservação. Professora da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Docente permanente do Mestrado em Ensino de Ciências. Tem experiência na área de Ensino de Ciências e biologia na perspectiva dos espaços não formais e da divulgação científica.

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Publicado

2025-04-13

Como Citar

Simão, E. R. ., Silva, F. M. ., & Oliveira, S. K. S. de . (2025). SEQUÊNCIA DIDÁTICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(35). https://doi.org/10.21920/2447-0783.2025.6677

Edição

Seção

Artigos