SEQUÊNCIA DIDÁTICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.21920/2447-0783.2025.6677Palavras-chave:
Experimentação, Sistema Digestório, Alimentação saudável, InclusãoResumo
A pesquisa objetivou analisar os processos de assimilação entre ensino e aprendizado da função da bile a partir do desenvolvimento de uma sequência didática fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa e baseada na estratégia didático-metodológica dos Três Momentos Pedagógicos com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública em Boa Vista/RR. A abordagem metodológica caracterizou-se como qualitativa e descritiva. Utilizou-se como instrumentos questionários, gravação de voz e relatório, analisados por duas categorias (Bardin, 1977). Os conhecimentos existentes dos alunos favoreceram a interação com os conceitos bolo alimentar, quimo, quilo, fezes, vesícula biliar e bile. O experimento proporcionou reflexões sobre consumir alimentos saudáveis. Faz-se necessário capacitação de professores nesta etapa de ensino nas áreas Ensino de Ciências e Educação Especial Inclusiva para ressignificar possibilidades de estratégias e ferramentas atreladas à inclusão em objetos de conhecimento de Ciências.
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