SPAECE-ALFA EM FORTALEZA

participação e desempenho escolar antes e depois da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/2447-0783.2025.6678

Palavras-chave:

Spaece-Alfa, Avaliação, Participação, Desempenho

Resumo

O artigo objetiva analisar a participação escolar e os resultados da avaliação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica - Alfabetização (SPAECE - Alfa), de duas escolas públicas municipais de Fortaleza/CE, coletados do período anterior (2013 a 2019) e posterior (2023) da Covid-19. Trata-se de um estudo misto, exploratório e documental. Os critérios de seleção das escolas foram: ofertar apenas o 2º ano do ensino fundamental, como foco da avaliação e quantitativo aproximado de matrículas nesse nível de ensino. Os resultados obtidos em 18 relatórios, disponíveis no site do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED), demonstram que a participação dos estudantes ficou praticamente inalterada, mas com variação na proficiência de língua portuguesa, principalmente na edição diagnóstica de 2022, indicando que a interrupção do ensino presencial, total ou parcialmente, produziu efeitos no desempenho da rede de ensino.

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Biografia do Autor

Afonso Filho Nunes Lopes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestre em Planejamento e Políticas Públicas. Doutorando em Educação; Professor Formador da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Professor de Ciências do ensino fundamental.

Elilian Basilio e Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda em Educação (UNISINOS). Professora da UEPI, membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação, Coordenadora Geral do Parfor (2018/2020).

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Publicado

2025-04-13

Como Citar

Lopes, A. F. N. ., & Silva, E. B. e . (2025). SPAECE-ALFA EM FORTALEZA: participação e desempenho escolar antes e depois da Covid-19. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(35). https://doi.org/10.21920/2447-0783.2025.6678

Edição

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Artigos