PANORAMA DA EVASÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA DO IFRN (2006-2021) E OS IMPACTOS DO CONTEXTO PANDÊMICO DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.6712

Palavras-chave:

Evasão escolar, Educação Superior, Indicadores educacionais, Licenciatura

Resumo

O artigo apresenta um panorama do fenômeno da Evasão nos Cursos Superiores de Licenciatura do IFRN, entre 2006 e 2021. O objetivo foi investigar a evolução temporal dos indicadores de matrícula, evasão, retenção, reprovação e conclusão a fim de compreender os Índices de Permanência e Êxito, Efetividade Acadêmica e Taxa de Saída com Êxito. A pesquisa é de cunho exploratório, qualitativa e quantitativa aos dados públicos obtidos no Sistema Unificado de Administração Pública e na Plataforma Nilo Peçanha. As análises ocorreram à luz do Plano Estratégico para Permanência e Êxito dos estudantes do IFRN. Definiu-se evasão enquanto interrupção da matrícula do estudante no ciclo do curso. Constatou-se que o Índice de Permanência e Êxito aumentou, inclusive no ano de 2021 registrou-se um percentual de 77,85%, apesar da pandemia. Este indicador repercutiu positivamente na Taxa de Evasão, que teve uma queda significativa de 81,9% entre os anos de 2012 e 2021.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francinaide de Lima Silva Nascimento, IFRN

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (PPGEP-IFRN). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). E-mail: francinaide.silva@ifrn.edu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4779942540702598.

Neilson Ferreira de Lima , IFRN

 

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Doutor Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). E-mail: neilson.silva@ifmg.edu.br. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-8749-2241

Wilton da Silva Batista , IFRN

Curso de Licenciatura em Física do IFRN - Campus João Câmara. E-mail: wilton.s@escolar.ifrn.edu.br.

Referências

BITTAR, Marilena et al. A evasão em um curso de Matemática em 30 anos. Em Teia| Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 3, n. 1, pág. 1-17, 2012.

BRASIL. Comissão Especial de Estudos sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras – ANDIFES/ABRUEM/SESu/MEC. Diplomação, Retenção e Evasão nos Cursos de Graduação em Instituições de Ensino Superior Públicas. out. 1996. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/739. Acesso em: 16 fev. 2022.

BRASIL. Lei n. 11.892/2008, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: 29 de dezembro de 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria MEC n. 1.291/2013, de 30 de dezembro de 2013. Estabelece diretrizes para a organização dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e define parâmetros e normas para a sua expansão. Brasília, DF: 30 de dezembro de 2013.

BRASIL. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Documento orientador para a superação da evasão e retenção na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Brasília, DF: 2014. Disponível em: https://avr.ifsp.edu.br/images/pdf/Comissoes_Outros/PermanenciaExito/Documento-Orientador-SETEC.pdf. Acesso em: 16 fev. 2022.

CNE. Resolução n.6, de 20 de setembro de 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25 ago. 2021.

CRUZ, K. de S. L.; CARNEIRO, I. M. S. P.; ARRAIS NETO, E. de A. Meritocracia escolar e Educação Profissional: um estudo sobre o PRONATEC. Revista Labor, v. 1, n. 11, p. 73-90, 16 mar. 2017.

DORE, Rosemary; LÜSCHER, Ana Zuleima. Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 144, p. 772-789, set./dez. 2011.

FRITSCH, Rosangela; DA ROCHA, Cleonice Silveira; VITELLI, Ricardo Ferreira. A evasão nos cursos de graduação em uma instituição de ensino superior privada. Revista Educação em Questão, v. 52, n. 38, p. 81-108, 2015.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

IBGE. Censo 2010. Brasil, 2010. Disponível em: https://www.ibge.gov.brl. Acesso em: 25 ago. 2021.

IFRN. Plano Estratégico para Permanência e Êxito dos Estudantes do IFRN 2016-2018. Natal, 2016. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/institucional/planejamento/plano-estrategico-para-permanencia-e-exito-dos-estudantes-do-ifrn-2016-2018/. Acesso em: 24 ago. 2021.

MIRANDA, M. H. V.; NASCIMENTO, F. de L. S.; MACIEL, S. C.; SOARES, E. S. Higher Education Evasion: an analysis of the Physics Degree Course- João Câmara Campus (2009-2019) at the Rio Grande do Norte Federal Institute of Education, Science and Technology in Brazil. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e118911757, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i1.1757. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1757. Acesso em: 28 aug. 2021.

PLATAFORMA NILO PEÇANHA. PNP 2020 (ano base 2019). Brasil, 2020. Disponível em: http://plataformanilopecanha.mec.gov.br/2020.html. Acesso em: 19 ago. 2021.

POLYDORO, S. A. J. et al. Desenvolvimento de uma escala de integração ao ensino superior. Psico USF, Bragança Paulista, v. 6, n. 1, p. 11-17, 2001.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. [recurso eletrônico]. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

Downloads

Publicado

2024-11-15

Como Citar

Nascimento, F. de L. S., Lima , N. F. de, & Batista , W. da S. . (2024). PANORAMA DA EVASÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA DO IFRN (2006-2021) E OS IMPACTOS DO CONTEXTO PANDÊMICO DE COVID-19. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(34). https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.6712

Edição

Seção

Artigos