GESTÃO DE PROJETOS NA ORIENTAÇÃO CIENTÍFICA

um estudo com estudantes de pós-graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v11i36.6735

Palavras-chave:

PMBOK. Gestão de Projetos. Pesquisa Científica. Ambiente Acadêmico. Orientação.

Resumo

As atividades de pesquisa enfrentam desafios como burocracia, falta de financiamento e gestão ineficaz. Este estudo analisou o conhecimento em Gestão de Projetos, segundo o guia PMBOK, no meio acadêmico. Foram realizadas entrevistas com seis pós-graduandos e uma análise curricular de 30 docentes de uma instituição de excelência. Apesar de reconhecerem a importância das técnicas, a aplicação é limitada por falta de conhecimento e treinamento. Dificuldades em gestão de custos e recursos humanos foram destacadas, problemas que podem ser mitigados com metodologias específicas. A maioria dos docentes não possui formação em gestão. Conclui-se que a integração de práticas do PMBOK ao ambiente acadêmico pode otimizar processos, reduzir burocracia e aumentar a eficiência das pesquisas, representando uma alternativa promissora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Errol Fernando Zepka Pereira Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Rolante

Bacharel em Administração; Licenciado em História; Aperfeiçoado em Tecnologias da Educação; Aperfeiçoado em Como Ensinar a Distância; Especialista em Ciência Política; MBA em Gestão Estratégica de Negócios e Mestre em Administração. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). 

Douglas Lyra de Holanda Fonseca, Universidade de São Paulo - USP

Bacharel em Ciências Biológicas; Especialista em Análises Microbiológicas e Parasitológicas e MBA em Gestão Escolar e Gestão de Projetos. Atualmente é Estudante do Doutorado em Microbiologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Gabriel Guerra Braga Pereira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Bacharel em Administração; MBA em Gestão de Projetos pela Uniasselvi; Mestrando em Administração pela FURG.

Referências

ARAUJO, Stella Maria Correia de; MAIA, Maria Vitoria Campos Mamede. Diante do intangível: entrelaçamentos entre a BNCC e a Licenciatura em Pedagogia. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 9, n. 31, p. 780-791, 2023. DOI: https://doi.org/10.21920/recei72023931780791

BAYONA, Sussy; BUSTAMANTE, Jose; SABOYA, Nemias. PMBOK as a reference model for academic research management. In: Trends and Advances in Information Systems and Technologies: Volume 1. Springer International Publishing, 2018. p. 863-876. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-77703-0_84

BONATO, Samuel Vinicius; GANDIN, Fernanda Fagundes RIBEIRO, Luciano Maciel; PEREIRA JUNIOR, Errol Fernando Zepka. Escritório de gerenciamento de projetos: proposta para uma empresa do ramo industrial de rodovias e extração de minério. Brazilian Journal of Production Engineering, v. 7, n. 2, p. 111-127, 2021. DOI: https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i2.32956

BONATO, Samuel Vinicius; SILVA, Caio César de Castro da; PEREIRA JUNIOR, Errol Fernando Zepka; CZARNESKI, Flavia Regina; RIBEIRO, Luciano Maciel. Public project management office characterization for a brazilian university. Revista Reuna, v. 25, n. 4, p. 85-104, 2020.

CARVALHO, Marly; RABECHINI JR, Roque. Can project sustainability management impact project success? An empirical study applying a contingent approach. International Journal of Project Management, v. 35, n. 6, p. 1120-1132, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijproman.2017.02.018

CARVALHO, Marly; RABECHINI JR, Roque. Fundamentos em Gestão de Projetos: Construindo Competências para Gerenciar Projetos. 5. ed. Atlas, 2018.

COSTA, Marco Antonio F. da; COSTA, Maria de Fátima Barrozo da. Metodologia da pesquisa: abordagens qualitativas. DosAutores, 2019.

CRESWELL, John Ward. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução de Luciana de Oliveira da Rocha. Artmed, 2007.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. Atlas, 2002.

GODOY, Arilda Schmidt. Estudo de caso qualitativo. In: Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. Saraiva, 2006.

GREENE, Joseph. Project management and institutional repositories: a case study at University College Dublin Library. New Review of Academic Librarianship, v. 16, n. S1, p. 98-115, 2010. DOI: https://doi.org/10.1080/13614533.2010.509994

JUNQUEIRA, Michele Aparecida Dela Ricci; PASSADOR, Cláudia Souza. O impacto do escritório de gestão de projetos na pesquisa científica. Revista de Administração Pública, v. 53, n. 6, p. 1179–1188, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-761220180125

LARUCCIA, Mauro Maia; IGNEZ, Plínio Célio; DEGHI, Gilmar Jonas; GARCIA, Mamerto Granja. Gerenciamento de Projetos em Pesquisa e Desenvolvimento. Revista de Gestão e Projetos, v. 3, n. 3, p. 109–135, 2012. DOI: https://doi.org/10.5585/gep.v3i3.82

LOPES, Eli Fernanda Brandão; SOUZA, Geslaine Benevenuto de; SILVA, Leticia Szulczewski Antunes da; GALETE, Juliana; CABANHA, Michael Wilian da Costa; OLIVEIRA, Joelson Henrique Martins de; VIEIRA, Alex Sander Cardoso de Souza; HAIRRMAN, Raquel Santiago; MENEZES, Izabela Rodrigues de; NAKAMURA, Letícia; AOYAGI, Giovana Ayumi; RUBIRA DE ASSIS, Maria de Fátima Bregolato; SIMÕES, Edivania Anacleto Pinheiro. A relação entre orientador e orientando no processo de produção científica. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 1, p. 3854–3868, 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-273

MARTINS, Danilo Silveira; ALVES, Ursulina Ataíde. Implementando a sala de aula invertida na disciplina Gerência de Projetos. Caderno Pedagógico, v. 21, n. 7, p. 1-18, 2024. DOI: https://doi.org/10.54033/cadpedv21n7-099

MOREIRA, Rafael Mizerani Couto; BARBOSA, Francisco Vidal; BAGNO, Raoni Barros. A demanda por gestão de projetos nas pesquisas da UFMG. In: Inovação, Ciência, Tecnologia e Gestão: A UFMG em Perspectiva. FACE – UFMG, 2021.

PINZON, Juanita Hincapié; SANCHEZ, Guilherme Monteiro; MACHADO, Wagner de Lara e OLIVEIRA, Manoela Ziebell de. Career-related barriers and mental health of graduate students. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 21, n. 2, p. 189–201, 2020.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE [PMI]. Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos: Guia PMBOK®. 7. ed. Project Management Institute, 2021.

RIMKUS, Carla Maria Furuno; CUPERSCHMID, Ana Regina Mizrahy. Gestão do escopo em projetos de intervenção do patrimônio arquitetônico: integração das boas práticas do PMBOK com o manual de elaboração de projetos de preservação do patrimônio cultural e o contexto HBIM. Caderno Pedagógico, v. 20, n. 8, p. 3309–3338, 2023. DOI: https://doi.org/10.54033/cadpedv20n8-015

SCHWARTZMAN, Simon. Pesquisa e Pós-Graduação no Brasil: duas faces da mesma moeda? Estudos Avançados, v. 36, n. 104, p. 227–254, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2022.36104.011

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez Editora, 2013.

VAN ROOIJ, Shahron William. Scaffolding project-based learning with the project management body of knowledge (PMBOK®). Computers & Education, v. 52, n. 1, p. 210-219, 2009. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2008.07.012

VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de Coleta de Dados no Campo. Editora Atlas S.A., 2009.

WINGATE, Lory Mitchell. In: Project Management for Research and Development. 1. ed. Auerbach Publications, 2014. DOI: https://doi.org/10.1201/b17241

Downloads

Publicado

2025-10-23

Como Citar

Pereira Junior, E. F. Z., Fonseca, D. L. de H., & Pereira, G. G. B. (2025). GESTÃO DE PROJETOS NA ORIENTAÇÃO CIENTÍFICA: um estudo com estudantes de pós-graduação . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(36). https://doi.org/10.21920/recei.v11i36.6735