GESTÃO DE PROJETOS NA ORIENTAÇÃO CIENTÍFICA
um estudo com estudantes de pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v11i36.6735Palavras-chave:
PMBOK. Gestão de Projetos. Pesquisa Científica. Ambiente Acadêmico. Orientação.Resumo
As atividades de pesquisa enfrentam desafios como burocracia, falta de financiamento e gestão ineficaz. Este estudo analisou o conhecimento em Gestão de Projetos, segundo o guia PMBOK, no meio acadêmico. Foram realizadas entrevistas com seis pós-graduandos e uma análise curricular de 30 docentes de uma instituição de excelência. Apesar de reconhecerem a importância das técnicas, a aplicação é limitada por falta de conhecimento e treinamento. Dificuldades em gestão de custos e recursos humanos foram destacadas, problemas que podem ser mitigados com metodologias específicas. A maioria dos docentes não possui formação em gestão. Conclui-se que a integração de práticas do PMBOK ao ambiente acadêmico pode otimizar processos, reduzir burocracia e aumentar a eficiência das pesquisas, representando uma alternativa promissora.
Downloads
Referências
ARAUJO, Stella Maria Correia de; MAIA, Maria Vitoria Campos Mamede. Diante do intangível: entrelaçamentos entre a BNCC e a Licenciatura em Pedagogia. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 9, n. 31, p. 780-791, 2023. DOI: https://doi.org/10.21920/recei72023931780791
BAYONA, Sussy; BUSTAMANTE, Jose; SABOYA, Nemias. PMBOK as a reference model for academic research management. In: Trends and Advances in Information Systems and Technologies: Volume 1. Springer International Publishing, 2018. p. 863-876. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-77703-0_84
BONATO, Samuel Vinicius; GANDIN, Fernanda Fagundes RIBEIRO, Luciano Maciel; PEREIRA JUNIOR, Errol Fernando Zepka. Escritório de gerenciamento de projetos: proposta para uma empresa do ramo industrial de rodovias e extração de minério. Brazilian Journal of Production Engineering, v. 7, n. 2, p. 111-127, 2021. DOI: https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i2.32956
BONATO, Samuel Vinicius; SILVA, Caio César de Castro da; PEREIRA JUNIOR, Errol Fernando Zepka; CZARNESKI, Flavia Regina; RIBEIRO, Luciano Maciel. Public project management office characterization for a brazilian university. Revista Reuna, v. 25, n. 4, p. 85-104, 2020.
CARVALHO, Marly; RABECHINI JR, Roque. Can project sustainability management impact project success? An empirical study applying a contingent approach. International Journal of Project Management, v. 35, n. 6, p. 1120-1132, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijproman.2017.02.018
CARVALHO, Marly; RABECHINI JR, Roque. Fundamentos em Gestão de Projetos: Construindo Competências para Gerenciar Projetos. 5. ed. Atlas, 2018.
COSTA, Marco Antonio F. da; COSTA, Maria de Fátima Barrozo da. Metodologia da pesquisa: abordagens qualitativas. DosAutores, 2019.
CRESWELL, John Ward. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução de Luciana de Oliveira da Rocha. Artmed, 2007.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. Atlas, 2002.
GODOY, Arilda Schmidt. Estudo de caso qualitativo. In: Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. Saraiva, 2006.
GREENE, Joseph. Project management and institutional repositories: a case study at University College Dublin Library. New Review of Academic Librarianship, v. 16, n. S1, p. 98-115, 2010. DOI: https://doi.org/10.1080/13614533.2010.509994
JUNQUEIRA, Michele Aparecida Dela Ricci; PASSADOR, Cláudia Souza. O impacto do escritório de gestão de projetos na pesquisa científica. Revista de Administração Pública, v. 53, n. 6, p. 1179–1188, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-761220180125
LARUCCIA, Mauro Maia; IGNEZ, Plínio Célio; DEGHI, Gilmar Jonas; GARCIA, Mamerto Granja. Gerenciamento de Projetos em Pesquisa e Desenvolvimento. Revista de Gestão e Projetos, v. 3, n. 3, p. 109–135, 2012. DOI: https://doi.org/10.5585/gep.v3i3.82
LOPES, Eli Fernanda Brandão; SOUZA, Geslaine Benevenuto de; SILVA, Leticia Szulczewski Antunes da; GALETE, Juliana; CABANHA, Michael Wilian da Costa; OLIVEIRA, Joelson Henrique Martins de; VIEIRA, Alex Sander Cardoso de Souza; HAIRRMAN, Raquel Santiago; MENEZES, Izabela Rodrigues de; NAKAMURA, Letícia; AOYAGI, Giovana Ayumi; RUBIRA DE ASSIS, Maria de Fátima Bregolato; SIMÕES, Edivania Anacleto Pinheiro. A relação entre orientador e orientando no processo de produção científica. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 1, p. 3854–3868, 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-273
MARTINS, Danilo Silveira; ALVES, Ursulina Ataíde. Implementando a sala de aula invertida na disciplina Gerência de Projetos. Caderno Pedagógico, v. 21, n. 7, p. 1-18, 2024. DOI: https://doi.org/10.54033/cadpedv21n7-099
MOREIRA, Rafael Mizerani Couto; BARBOSA, Francisco Vidal; BAGNO, Raoni Barros. A demanda por gestão de projetos nas pesquisas da UFMG. In: Inovação, Ciência, Tecnologia e Gestão: A UFMG em Perspectiva. FACE – UFMG, 2021.
PINZON, Juanita Hincapié; SANCHEZ, Guilherme Monteiro; MACHADO, Wagner de Lara e OLIVEIRA, Manoela Ziebell de. Career-related barriers and mental health of graduate students. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 21, n. 2, p. 189–201, 2020.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE [PMI]. Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos: Guia PMBOK®. 7. ed. Project Management Institute, 2021.
RIMKUS, Carla Maria Furuno; CUPERSCHMID, Ana Regina Mizrahy. Gestão do escopo em projetos de intervenção do patrimônio arquitetônico: integração das boas práticas do PMBOK com o manual de elaboração de projetos de preservação do patrimônio cultural e o contexto HBIM. Caderno Pedagógico, v. 20, n. 8, p. 3309–3338, 2023. DOI: https://doi.org/10.54033/cadpedv20n8-015
SCHWARTZMAN, Simon. Pesquisa e Pós-Graduação no Brasil: duas faces da mesma moeda? Estudos Avançados, v. 36, n. 104, p. 227–254, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2022.36104.011
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez Editora, 2013.
VAN ROOIJ, Shahron William. Scaffolding project-based learning with the project management body of knowledge (PMBOK®). Computers & Education, v. 52, n. 1, p. 210-219, 2009. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2008.07.012
VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de Coleta de Dados no Campo. Editora Atlas S.A., 2009.
WINGATE, Lory Mitchell. In: Project Management for Research and Development. 1. ed. Auerbach Publications, 2014. DOI: https://doi.org/10.1201/b17241
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 ERROL FERNANDO ZEPKA PEREIRA JUNIOR, DOUGLAS LYRA DE HOLANDA FONSECA, GABRIEL GUERRA BRAGA PEREIRA (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
