NIVELAMENTO TEMÁTICO

aprimorando o aprendizado discente na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande – MS, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/2447-0783.2025.6873

Palavras-chave:

Ensino superior; Nivelamento; Oficinas temáticas; Evasão escolar.

Resumo

O projeto de ensino "Nivelamento Temático" nasceu como proposta pedagógica do curso de Turismo da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Campo Grande, em 2019. A ideia surgiu da análise dos significativos números de evasão, sobretudo no primeiro ano da graduação, e também como uma maneira de nivelar conhecimentos dos acadêmicos, devido ao déficit apresentado em vários aspectos básicos, como escrita, interpretação de texto, comunicação oral, noções estatísticas, informática e até mesmo nas mais específicas, como leitura de mapas, gestão de pessoas e primeiros socorros, entre outras. Os resultados demonstraram, com base na pesquisa feita durante o ano letivo de 2022, a significativa adesão por parte dos alunos nas oficinas. É indispensável uma participação maior, pois não foram preenchidas 100% das vagas disponíveis. Logo,  contribuição do corpo docente na sensibilização dos acadêmicos em participar é fundamental.

 

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Biografia do Autor

Daniela Sottili Garcia, UEMS

Doutora em Geografia pela UFPR. Mestra em Geografia pela UFMS. Graduada em Turismo e em Administração pela UCDB. Docente efetiva dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu em Turismo da UEMS.

Marta Melo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora e Mestra em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela UNIDERP. Bacharel em Turismo, Empreendedorismo e Políticas Públicas pela UEMS e Licenciatura em Pedagogia pela UNIGRAN. Professora do curso de Turismo da UEMS. 

Elizandra Costa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Bacharel em Turismo

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Publicado

2025-04-13

Como Citar

Garcia, D. S., Melo, M. R., & Costa, E. M. F. da. (2025). NIVELAMENTO TEMÁTICO: aprimorando o aprendizado discente na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande – MS, Brasil. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(35). https://doi.org/10.21920/2447-0783.2025.6873

Edição

Seção

Artigos