NIVELAMENTO TEMÁTICO
aprimorando o aprendizado discente na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande – MS, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21920/2447-0783.2025.6873Palavras-chave:
Ensino superior; Nivelamento; Oficinas temáticas; Evasão escolar.Resumo
O projeto de ensino "Nivelamento Temático" nasceu como proposta pedagógica do curso de Turismo da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Campo Grande, em 2019. A ideia surgiu da análise dos significativos números de evasão, sobretudo no primeiro ano da graduação, e também como uma maneira de nivelar conhecimentos dos acadêmicos, devido ao déficit apresentado em vários aspectos básicos, como escrita, interpretação de texto, comunicação oral, noções estatísticas, informática e até mesmo nas mais específicas, como leitura de mapas, gestão de pessoas e primeiros socorros, entre outras. Os resultados demonstraram, com base na pesquisa feita durante o ano letivo de 2022, a significativa adesão por parte dos alunos nas oficinas. É indispensável uma participação maior, pois não foram preenchidas 100% das vagas disponíveis. Logo, contribuição do corpo docente na sensibilização dos acadêmicos em participar é fundamental.
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